15 de abril de 2015

Pastel de carne ... de cachorro

A notícia não trás em si nenhuma novidade. O acontecimento é banal, corriqueiro. Mesmo o viés relacionado ao trabalho escravo não chega a ser novidade.

Poucas coisas nos chocam nos dias que vivemos. No mundo em que vivemos.

O link, que colocarei ao final, chegou num e-mail.  A matéria, que como mencionei não  enfoca novidade, trata de um chinês que no bairro de Parada de Lucas, na zona norte do Rio, vende pastel de carne de cachorro, os quais ele abate à pauladas, nos fundos da pastelaria.

O que na verdade chamou minha atenção, e motivou este post, foram os 321 comentários, alguns dos quais estão publicados ao final da matéria.

Aqui no blog, vira e mexe, leitores mais assíduos,  mais fieis, casos do Freddy e do Riva, lamentam a pouca  participação de internautas nos debates através de comentários. Entendem que muitos dos temas de alguns posts mereceriam contraditórios  de ideias e opiniões.

De minha parte, ressalvando que efetivamente algumas participações, em comentários, são enriquecedoras , acho que no mais da vezes é difícil aceitar opiniões que divergem muito das nossas. É preciso ter o espírito desarmado e muito desprendimento.

Não somente porque as opiniões expendidas conflitem com as nossas. Mas pelo quanto  valores morais, éticos, usos e costumes, praxes, são realmente questão de latitude e longitude.

Admiro a coragem dos que se expõem com opiniões polêmicas.

Chamo a atenção para os comentários e me pergunto se, depois de ler e refletir sobre os argumentos utilizados, acabei por formar um juízo sobre comer carne de cachorro. A resposta é não.

Alguém questiona: e se houvesse criação de cachorro para abate, como existe em relação a coelho, por exemplo? Seria aceitável?





Tailandia

Nem mesmo as normas legais que disciplinam a matéria, citadas por um debatedor, são claras o bastante.

Leiam e decidam:

9 comentários:

Anônimo disse...

Quem não comeu ainda um churrasco de gato. |mesmo sem saber?

Ana Maria disse...

Em nossa cultura (ocidental) o cachorro é considerado, assim como o gato, animais de estimação. O cão é chamado o melhor amigo do homem, competindo apenas com o whisky nos países do hemisfério norte.
Sendo assim, para mim, é inadmissível comer um amigo em qualquer conotação que se possa abordar o tema.
Gatos são animais mágicos, possuidores de poderes de cura do corpo e da alma. Logo, pelos mesmos motivos, não devemos comer nosso médico.

Freddy disse...

É tudo questão cultural. Comemos bois, frangos e porco sem culpa alguma. Mais coelho, codorna, faisão, cabrito, etc.
Obviamente o cão tem uma interação muito grande com o ser humano, o que torna mais difícil deixar de lado o emocional e concentrar só na carne.
Contudo, olhando sem preconceito, a atitude carnívora é igual em todos os casos.
Sejamos vegetarianos, ora pois!
E um peixinho até que vai bem...
<:o)

Jorge Carrano disse...

No passado eu respeitava duas premissas. Além de carne de cachorro não comia mulher de amigo.
Agora, septuagenário, atendo apenas uma destas premissas (rs)

Freddy disse...

Já estou sentindo o cheiro de carne de petistas assando, e já está passando até do ponto!
=8-)

O problema me parece que já evolui para "quem vai herdar a massa falida". Não temos nomes... A política brasileira atual está podre...

Joaquim Barbosa seria uma aposta simbólica?
<:o)

Jorge Carrano disse...

O ex-ministro Barbosa está fora da linha sucessória. Como estamos numa democracia, com instituições funcionando (mesmo que aparelhadas) e constituição em vigor,para apear a presidente é preciso um processo de impeachment.
Ainda não existem fatos (provas) concretas do envolvimento dela nas investigações sobre corrupção.
Esperar quatro anos para mudar os rumos do pais, via eleições, é muito tempo de espera.
Precisamos de um fato novo, bombástico.
Tirar Dilma e botar Temer em seu lugar seria uma TEMERidade, com trocadilho e tudo.

Riva disse...

Quanto ao teor gastronômico do post, é 100% cultural mesmo. O chato nessa história é que os bichos nem sempre têm essa escolha também .... às vezes conseguem.

Sobre vegetais .... quem pode ter certeza se têm alma e vida mesmo ... se sentem dor a uma mordida, ao serem cozidos, etc ?

Afinal o homem é ou não é carnívoro ?

Jorge Carrano disse...

Riva,
Se você quer polêmica, dá uma passada no link a seguir.
E veja os acalorados debates nos comentários:

https://vegetarianismoveganismo.wordpress.com/e-as-plantas/plantas-tambem-sentem-dor/

Jorge Carrano disse...

Pastelarias são fechadas no Rio:

http://oglobo.globo.com/rio/chineses-suspeitos-de-trabalharem-em-situacao-de-escravidao-sao-levados-de-pastelarias-do-rio-15903908