8 de abril de 2015

Neil Sedaka congestiona a Rua da Conceição


Por
Alodio Moledo dos Santos






Lembranças da Juventude. No dia 17 de setembro de 1960, às 20.30 hs, entrava no ar definitivamente a RÁDIO FEDERAL LTDA, com seus estúdios localizados na rua da Conceição nº 99, 10º andar, Edifício Brasília, no Centro de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Seu prefixo era ZYP-40, funcionando na frequência AM de 1.090 Kcls (Khertz). A solenidade foi realizada no Edifício D. João da Mata, situado na Praça da República, onde também mais tarde funcionaram os Teatros Alvorada e Leopoldo Fróes.

Pouco tempo antes, eu tinha prestado meu serviço militar na 2ª Circunscrição de Recrutamento, situada na rua Dr. Celestino nº 79, também no Centro de Niterói e mexendo no dial de um rádio portátil, marca Spica, localizei a supra mencionada emissora, ainda funcionando em caráter experimental e resolvi conhecer os seus estúdios.

Lá chegando fui recebido pelo seu diretor, Pe. Laurindo Rauber que me disse que tinha grande interesse em que jovens estudantes apresentassem um programa estudantil na emissora, convidando-me para fazê-lo.

O Pe. Laurindo Rauber tinha como sócios a apresentadora e produtora radiofônica Léa Silva e seu marido o acordeonista Antenógenes Silva, proprietários do Creme Marsílea, famoso produto de beleza na época.

Comentei, com alguns amigos que trabalhavam comigo na 2ª CR, sobre o convite para produzir e apresentar um programa de rádio, encontrei receptividade no colega também Soldado, como eu, Jorge Carrano e no Cabo Oswaldo Czertok, vindo a completar a equipe, a meu convite, minha ex-colega do Colégio Bittencourt Silva, Esther Maria Lúcio Bittencourt, e a convite do Jorge Carrano, o estudante do Liceu Nilo Peçanha, Eugênio Lamy, ficando assim completa a equipe que produziria um programa estudantil que denominamos " O Estudante em Foco".

A 1ª reunião para esquematizar o referido programa foi realizada na residência dos sogros do meu irmão, na Av. Sete de Setembro, onde hoje se situa o Hospital de Olhos de Niterói, tendo a equipe escolhido para a abertura e encerramento do programa uma música do maestro Ray Conniff, tendo no ensaio tudo que havíamos planejado saído tudo errado; mas resolvemos apresentar o programa mesmo assim, e no momento em que o programa foi ao ar no domingo seguinte, às 14 h., para surpresa de todos foi um sucesso, tendo a equipe recebido muitos elogios por parte de amigos e ouvintes em razão dos assuntos variados e entrevistas apresentados.

Durante a existência do programa foram entrevistadas diversas personalidades, dentre as quais podemos destacar o 1º Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom Antonio de Almeida Moraes Júnior, a Miss Brasil 1960, Jean (Gina) MacPherson e Neil Sedaka.

No que diz respeito a Neil Sedaka para trazê-lo entramos em contato com uma vizinha de minha irmã Daisy, chamada Gilda e que era amiga de uma namorada carioca do famoso cantor e compositor, chamada Helena Denik, de nacionalidade russa, tendo esta marcado um encontro no Copacabana Palace Hotel, tendo o artista se disposto a vir a Niterói, após eu e Esther termos gasto muita saliva.

Aqui chegando fomos almoçar em São Francisco, onde Neil quis tomar banho de mar e, depois de tomar banho na casa de uma prima de minha mãe, fomos para a Rádio Federal, onde uma multidão o aguardava. Após a entrevista, que durou cerca de uma hora, saímos para levá-la a barca que o levaria de volta ao Rio, mas formou-se uma grande confusão e nos perdemos e nunca mais vimos o Neil Sedaka.

Notas do editor: 
1) quero agradecer bastante ao Alodio sua disposição de escrever para o blog uma síntese sobre a origem do programa estudantil "O Estudante em Foco", levado ao ar no início da década de 1960.
Ninguém melhor do que ele para retratar as circunstâncias, meios e modos adotados, porque era o portador do convite da direção da emissora.
Do grupo citado, responsável pela produção, direção e apresentação, apenas Esther Bittencourt acabou por fazer jornalismo e seguido carreira, tendo sido contratada, mais tarde, pela própria Rádio Federal. Hoje aposentada, trabalhou em vários importantes veículos de comunicação e tem livros publicados.
Oswando Czertok formou-se em odontologia; Eugenio Lamy, formou-se em medicia,  especializando-se em psiquiatria.
Alodio cursou Direito, prestou concurso e depois de vários anos de atividade e aposentou-se como Defensor Público.

2) O almoço em São Francisco foi no antigo restaurante Lido, onde Sedaka comeu, e aprovou, camarão.

3) Passados mais de 50 anos, dos quais mais de quarenta sem contato entre nós, graças aos milagres da rede mundial de computadores voltamos a manter contatos, embora que virtuais.

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Também sobre o programa, leiam:

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/02/gina-macpherson.html

Ricardo dos Anjos disse...

Se me não engano, amigo, Vc postou em Generalidades um recorte de jornal com matéria sobre a vinda do cantor à Rádio Federal... Estherzinha estava no contexto.

Abraço, Carrano!
Valeu a lembrança.

Jorge Carrano disse...

Esta vinda do Neil Sedaka a Niterói já foi contada em prosa e verso no Generalidades, pelo feito inédito conseguido por um grupo de estudantes.
Com efeito, no auge de sua fama, o famoso compositor e cantor vir até os estúdios de uma modéstia emissora de rádio, sem cachê, apenas convencido pelas lábias do Alodio e da Esther, precisava mesmo ser enaltecido.
O fato novo, no post de hoje, é que pela primeira vez temos a versão do pai da matéria.
Como narrado, o Alodio era o portador do convite do padre Laurindo, para que fosse apresentado em seu prefixo um programa estudantil.

Jorge Carrano disse...

Por e-mail o Paulo Bouhid lembra que Neil Sedaka e Paul Anka fizeram sucesso mais ou menos na mesma época, um cantando para Carol e o outro para Diana.
E enviou os links a seguir para quem quiser matar as saudades:

https://www.youtube.com/watch?v=e72tG80LmsU

https://www.youtube.com/watch?v=jG1xCe5olW0

(copy and paste)

Riva disse...

Ainda ativo nos palcos, aos 76 anos.

Riva disse...

Gostaria de acrescentar que no circuito americano, principalmente, é impressionante a quantidade de eventos com nossos ídolos dos anos 60 (ainda vivos rsrsrs).

Eu assisti, emocionado, em 2013 em Las Vegas, ao show do Willie Nelson, aos 80 anos !!

O evento anual Flower & Garden Festival no EPCOT CENTER de Orlando é um dos pontos de encontro dos fãs com seus ídolos das antigas.

Esse ano a agenda é assim :

March 6-8: Gin Blossoms “Hey Jealousy”
March 13-15: Pablo Cruise “Love Will Find a Way”
March 20-22: En Vogue “Free Your Mind”
March 27-29: STARSHIP starring Mickey Thomas “We Built This City”
April 3-5: The Orchestra starring former members of ELO “Evil Woman”
April 10-12: Village People “Y.M.C.A.”
April 17-19: Jon Secada “Just Another Day”
April 24-26: The Guess Who “These Eyes”
May 1-3: Taylor Dayne “Tell It to My Heart”
May 8-10: Little River Band “Reminiscing”
May 15-17: Herman’s Hermits starring Peter Noone “I’m Henry the VIII, I Am”

Jon Secada está no Line Up do festival !!

Ana Maria disse...

Eu estive no corredor da rádio e vi o Neil Sedaka. Me espremi contra a parede para dar passagem para o artista. Não pedi autógrafo por absoluta falta de experiência e interesse. Na verdade, o Paul Anka era meu preferido.

Riva disse...

... acho que andei confundindo Neil Sedaka com Jon Secada .... poderia ser Neil Secada com Jon Sedaka também ..... rsrsrsrs

putz !!