4 de julho de 2014

Tenho que admitir...

Os oito jogos das oitavas-de-final da copa foram bem interessantes. Mesmo aqueles que terminaram empatados, e foram cinco, e mesmo os empatados em zero a zero.

O Brasil passou na disputa de penaltis contra o Chile, que apresentou uma equipe certinha. Assim como a Colombia que nos surpreende por ter vencidos todos os três jogos da primeira fase – de grupos – e também, com certa facilidade, o jogo das oitavas.

E a Suiça, hein!!?? Que, sabe-se agora, além de fabricar queijos e relógios está jogando futebol.

A seleção da Bélgica, em torno da qual criamos expectativas altas, passou aos trancos e barrancos. Diga-se que os USA estão evoluindo muito no soccer. Falta pouco para chegarem ao football (rsrsrs). E Obama não decidiu invadir a Bélgica, aceitando a derrota.

Antes pelo contrário o presidente norte-americano, telefonou para os atletas cumprimentando pelo desempenho (http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/estados-unidos/noticia/2014/07/howard-e-dempsey-recebem-ligacao-de-obama-antes-do-adeus-ao-brasil.html ).

Brasil, Argentina e Alemanha estão devendo muito. Espero que seja isso – dívida -  e que tenham mais para entregar em matéria de qualidade de jogo. Assim como Messi e Neymar também podem mais. Principalmente o brasileiro que está muito individualista.

A Costa Rica é uma agradável surpresa entre as oito seleções que disputarão as quartas-de-final. Se passar pela Holanda, sua adversária, a surpresa irá virar  espanto.

Estes jogos das oitavas foram vitrines para os goleiros, com destaques para os da Nigéria, Argélia e Estados Unidos (velho conhecido do Everton). A bem da verdade, tirante o guarda-metas da Russia, que em sua primeira partida papou um frango tremendo, todos os goalkeepers foram muito bem.

Até mesmo nosso Julio César, tanto durante o jogo contra o Chile, quanto na disputa em penalidades ao final do jogo que terminou empatado.

Dado interessante é que pela primeira vez na história das copas, todos os classificados em primeiro lugar na fase inicial de grupos, passaram pelas oitavas e estão nas quartas-de-final.

Outros dados positivos seriam: o índice de ocupação dos estádios, perto de 98%, com média de público próxima de 55 mil torcedores por partida/estádio.

A média de gols também é uma das melhores, consideradas todas as disputadas.

Durante o jogo Brasil e Chile, no Mineirão, foram transmitidas por celular, cerca de 1 milhão de fotos. Isso dá 8.000 por minuto?

Destaques individuais: Campbell, da Costa Rica; James Rodrigues, da Colombia e Shaqiri da Suiça. Os três com 22 anos de idade, a mesma do Neymar. Geração boazinha, não?

Shakiri

Campbell

James Rodriguez
A bizarrice foi protagonizada pelo jogador Müller, da Alemanha, tropeçando e indo ao chão numa cobrança “ensaiada” de falta.

Hoje começa a fase das quartas, que decidirá os quatro semifinalistas. Se houvesse lógica em futebol, seriam: Brasil Argentina, Alemanha e Holanda.

No jogo das 13 horas, entre Alemanha e França, poderemos ver em ação 6 jogadores do meu Arsenal. São eles: na Alemanha, Özil, Mertesacker e Podolski;  no lado francês, Koscielny, Giroud e Sagna.

A seleção alemã tem apenas 3 jogadores que atuam fora do pais. Os 3 na Inglaterra e no mesmo time - o Arsenal. Nesta mesma seleção alemã que também ainda não jogou o que pode (exceto contra Portugal), 7 jogadores  pertencem ao Bayern de Munich.

Logo saberemos quem são os meninos e quem são os homens.

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Dois comentários:
1) Do Arnaldo Ribeiro, da ESPN, sobre o jogo Brasil e Colombia. Disse ele “que não teme a Colômbia, tem medo é do Brasil.”
2) Do motorista do ônibus da linha 47-B, conversando com um passageiro (que parecia colega de profissão). Disse ele que “torcer para a seleção é como torcer para o Vasco, é muito sofrimento. São dois times ruins.”

Destes e outros comentários ouvidos, mais minhas observações dos acontecimentos, concluo que o Brasil não tem como jogar pior (ou tem?). Se melhorarmos um pouco e a Colômbia voltar ao normal, vamos ganhar e bem.
Não acontecendo uma coisa ou outra, ciao!

Jorge Carrano disse...

Vou escalar a seleção alemã para ajudar o comedor de meleca, que mais parece um membro da Família Adams e está misturando alhos com bugalhos.
Explico minha implicância com ele. Guardiola, que assumiu no ano passado o comando técnico do Bayern, tentou implantar na equipe seu estilo de jogo que consiste em controle do jogo com troca de passes e sem centroavante. O time joga agrupado e a proximidade permite os toques rápidos, para lá e para cá, até que alguém aprofunda e recebe na área para concluir.
Para este fim, Guardiola deslocou o lateral direito Lahm para o meio de campo, já que não tinha, como teve no Barcelona, bons jogadores para aquele setor. E botou o brasileiro Rafinha na ala direita.
Funcionou mais ou menos porque não é a característica do futebol alemão desde sempre, que joga verticalmente, com goleador lá na frente.
Pois bem, o técnico alemão com nome de português está tentando uma coisa hibrida. Tem na equipe 7 jogadores do Bayern, o que leva a supor que seria interessante adotar o padrão de jogo daquele time, que no momento está mudando a feição para se adaptar ao estilo Guardiola.
Mas o estilo Guardiola não é o padrão alemão. O estilo tik-tak não é unanimidade entre os jogadores, nem entre torcedores, nem na imprensa e nem mesmo entre dirigentes do Bayern. Logo, na seleção está sob suspeita e dúvida.
Por isso vou dar um pitaco e uma dica para o Joachim: não inventa.
Coloca o Lahm de volta na lateral, ele é sem a menor dúvida o melhor do mundo naquela posição. Digo mais, depois do Carlos Alberto Torres, o melhor dos últimos 50 anos.
Com isso o Khedira volta ao meio campo dando consistência, fazendo o papel que o Luis Gustavo faz no Brasil.
Por último, para voltar ao vitorioso estilo alemão, bota o Klose no ataque e saca o Götze, que não está rendendo o que dele se esperava (também no Bayern).
Com Khedira em campo, o Schweinsteiger tem liberdade para se aproximar mais do ataque. O resto deixa por conta do Müller e do Klose, que teria tudo para superar o Ronaldo na artilharia.
Não gostaria de enfrentar a Alemanha com esta formação e sistema numa final.

Helga Maria disse...

Pelo visto o titular do blog (Sr. Jorge) está torcendo pela Alemanha. É minha segunda opção também, em homenagem aos ancestrais.
Helga

Jorge Carrano disse...

Cara Sra. Helga,
Na verdade minha torcida é para boa competição, com forças antagônicas equivalentes.
Como nem sempre Davi vence Golias, prefiro que nas semifinais tenhamos 4 equipes bem fortes. Assim a disputa será mais equilibrada, mais emocionante.
A disputa fica mais interessante. E o vencedor terá todas as glórias por ter vencido adversários igualmente poderosos.
Lamento este confronto Alemanha e França agora. Talvez a França e a Holanda devessem disputar uma vaga nas semi. As outras 3 seriam Brasil, Alemanha e Argentina.
Ai sim teríamos a copa das copas.

Helga Maria disse...

Minha amiga Leninha (Maria Helena) achou melhor deixar como está. Por isso silenciei Ana maria. Acho que a razão é incompatibilidade de gênios (risos).
Helga

Jorge Carrano disse...

Acho que o técnico alemão leu o blog hoje. Pelo noticiário pré-jogo ele vai escalar a equipe como sugeri (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Pronto. A Alemanha está dentro. Não foi um jogão, tecnicamente falando.
Mas foi muito disputado, muito intenso e consequentemente emocionante.
Se, eventualmente, a França tivesse conseguido empatar, ganharia na prorrogação. Estava mais inteira fisicamente.

E agora? Vai dar Brasil daqui a pouco?

Jorge Carrano disse...

UFA!!! De novo!
Aos trancos e barrancos lá vamos nós.
Brasil 2 X 1 Colombia

Freddy disse...

Agora vai!
Sem medo de perder, porque tem várias desculpas, quem sabe o time deslancha?
Sem querer comparar Neymar com Pelé, é uma situação similar. Alguém vai ter de assumir o comando do ataque! Fred, chegou sua hora!
<:o)
Freddy

Freddy disse...

Silêncio no blog...
A notícia futebolística mais importante do ano nas redes e aqui, nada...
Pergunta postada por mim no meu facebook:
"-Luisito Suárez foi impedido de exercer a profissão por 4 meses por ter dado uma mordidinha no adversário. O que acontecerá com Zuñiga, que mandou Neymar para o hospital com fratura de vértebra?"

No caso de alguém argumentar que foi acaso, ou azar, uma falta de jogo e não uma agressão (como teria sido a mordida), eu retruco:
- Como aceitar que o Neymar tenha sido caçado em campo em todos os jogos e nada ter sido feito para amenizar o comportamento brutal dos adversários? O que se temia aconteceu, afinal: o cara está fora da Copa de tanto apanhar!

Há justiça nisso?
Sim, eu começo a entender: há. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Morder não pode, mas bater pode, mesmo sendo da cintura pra cima.

Boa noite!
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Apenas 18 dias depois de faturar o tetra da Copa do Mundo no Brasil, a seleção da Alemanha já ganhou mais um título. Nesta quinta-feira, a equipe germânica bateu Portugal por 1 a 0 e levantou a taça do Europeu sub-19, disputado na Hungria.