28 de julho de 2014

De tudo um pouco

Há bastante tempo não publicamos um post abordando diferentes assuntos. Gosto de fazê-lo porque é uma maneira de registrar acontecimentos que repercutiram  e se prestam a debates de ideias.

Por exemplo:

Se hoje viajar de avião na classe econômica já é um enorme sacrifício para algumas pessoas, imagine se vingar a ideia – já patenteada – da Airbus – de equipar aeronaves com assentos ainda menores, parecidos com selins de bicicleta, visando aumentar a capacidade de ocupação.

O discurso é que estes aviões se destinariam a percursos menores. Em primeiro lugar o que seria um percurso menor? Em segundo lugar, como as pessoas, como direi, uma pouco mais gordinhas, acomodarão suas bundas em assentos tão pequenos e de formato desconfortável?

Só falta, e não duvido que já tenham pensado nisso, arranjar uma maneira de acomodar passageiros em pé nas aeronaves. E ai como seria, por exemplo, eu de pé e um jovem atlético (e educado), resolver ceder seu lugar para o idoso logo ali na sua frente?

Sendo o preço da passagem menor, pelo desconforto da viagem em pé, bem que alguém  poderia dar o golpe de comprar mais barato e com caras e bocas fingir, já em pleno voo, estar muito mal e alguém levantar para lhe ceder seu lugar. Ou não? E o bilhete da passagem nem precisaria ter o nº 171.

Dos aviões para os ônibus. Aqui em Niterói foi implantado um sistema biométrico para liberação das catracas de embarque para os idosos, que por lei têm direito a gratuidade.

Só que, ou por falhas do sistema, ou por falta de habilidade dos usuários, ou até por incapacidades fisiológicas (desgaste ou falta de digitais), muitos velhinhos e velinhas passam muitas dificuldades para passar pelas borboletas (catracas ou roletas).

Quando o veículo está em movimento (sim, porque depois do passageiro subir os degraus de embarque o motorista já arrranca), a dificuldade para fazer deslizar a falange no aparelhinho é muito grande por causa do balanço.

E se a pessoa tem as mãos ocupadas (bolsas, pastas, etc) é pior ainda porque com uma das mãos tem que passar o cartão na leitora e, em seguida, passar o dedo (falange) no aparelho que faz a identificação digital. Vejam que estamos falando de idosos, alguns já com limitações de equilíbrio e deficiência de visão.

Onde entra o problema da deficiência de visão? Entra na dificuldade para ler as mensagens dos aparelhos de leitura digital: aproxime seu cartão, passe o dedo, torne a aproximar seu cartão, e por ai vai.

E se houver erro de leitura, é necessário repetir a operação com outro dedo da outra mão. É um tal de troca a bolsa, ou sacola, de uma para a outra mão, sem ter como se segurar, que é um perigo. Lembrem-se que em geral o veículo já está em movimento, sacolejando ou até fazendo curvas.

Quem inventou o negócio não deve ter mãe. Não têm. Meus botões, com os quais confabulo, afirmam que em geral estes entes públicos que têm caneta nas mãos e intestino na cabeça, baixam normas e resoluções absurdas.

Já as empresas privadas, preocupadas com lucros a qualquer preço, aceitam a incumbência de fabricar e vender estes mecanismos  de tortura dos velhinhos.

Só no Brasil para submeter os idosos, que têm um direito constitucional adquirido, a uma dupla comprovação de sua idade: uma a posse da carteira, com chip, emitida pelo órgão competente, depois de filas e exigências. A outra, controle digital (biométrico).

E o Dunga, hein?! Nova chance na seleção. Bem, o Telê Santana teve duas também. E embora tendo perdido as duas oportunidades não foi execrado pela torcida.

E os times dele – Telê - também acabaram até sendo louvados como tendo praticado um bonito futebol.

Já vou antecipando que nada tenho contra o Dunga, muito antes pelo contrário. Admiro muitas de suas qualidades.

Torcerei muito por ele, ao contrário do que fiz com a seleção da copa. Aquelas exibições foram decepcionantes. Tirante Camarões, porque um cata-cata entre seguidores do blog, com um treino apenas, ganharia daquele time ruim e que veio de má vontade, as outras seleções nos deram sufoco.

Contra a Croácia foi necessário um pênalti Mandrake para nos abrir o caminho da vitória, lembram? E se o chileno não bate aquele pênalti na trave poderíamos ter ficado antes no meio do caminho. E teria sido melhor, pensando bem.  Não teríamos vivido aqueles 7X1 que entraram para a história, e serão lembrados nos próximos milênios.

Espero que o Dunga conheça o Felipe Coutinho, ora no Liverpool, tenha acompanhado as atuações de Felipe Luiz no Atlético de Madrid, dê outra oportunidade ao Lucas, do PSG, e desista, de uma vez, de Hulk, Bernard, Fernandinho, Henrique e outros perebas* que o Scolari convocou.

As eleições se aproximam e espero que as pessoas mais esclarecidas rejeitem os candidatos do PT em todos os níveis do poder. Não nos esqueçamos que câmaras municipais, assembleias legislativas e congresso (câmara e senado) subservientes, ajudam a perpetrar as maracutaias, a escudar os desmandos e implantar projetos espúrios dos executivos municipais, estaduais e federal.

É só opinar, querendo, nos espaços para comentários a seguir. Vale  a favor e contra.

Agora em agosto terão início os melhores campeonatos de futebol... na Europa. Imaginem um confronto entre Real Madrid e Barcelona: de um lado o ataque com Messi, Neymar e Luis Suárez; de outro Cristiano Ronaldo, Di Maria e James Rodriguez.

Alias, sobre a contratação do James Rodriguez pelo Real Madrid, está sendo noticiado que já foram vendidas cerca de 350.000 camisas do novo astro da equipe. Ou qualquer coisa como 45% do que custaram os direitos  federativos (passe) do colombiano.

Por fim, para minha vergonha (quase permanente) em face deste (des)governo, tive que engolir do porta-voz do governo israelense, que desproporcional foi o resultado de 7X1. Isto porque, na ONU o Brasil se manifestou contra a ofensiva israelense em Gaza, por reputa-la desproporcional

É claro que pimenta nos olhos dos outros é refresco. Não tomo partido nesta disputa entre palestinos e israelenses, mas quem sabe como responder aos ataques dos palestinos são os judeus. É lá em Israel que as bombas estão acaindo.

Vejam e ouçam para entender a versão de um dos lados: https://www.youtube.com/watch?v=FIhAwU2voxA

E para aumentar ainda mais minha vergonha, ouço e vejo (via telejornal) e leio (nos jornais) o comentário de um certo Yigal Palmor, porta-voz do ministério das relações exteriores de Israel (chancelaria), a propósito do Brasil ter chamado de volta nosso embaixador em Tel Aviv: "É uma demonstração de que porque o Brasil, um gigante econômico e cultural, se mantém um anão diplomático".

E engolimos isto porque é uma verdade, originária da partidarização da diplomacia brasileira. Fruto de personagens como Marco Aurélio Garcia (o do to-top). E nós pretendemos ter assento permanente no conselho de segurança. Só rindo!

Acho que vale a pena acessar e ler: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/historia/comparar-o-que-faz-israel-hoje-com-o-holocausto-e-simplesmente-absurdo/


Nota do autor: pereba, ou perna-de-pau, eram expressões usadas antigamente para designar jogadores sem habilidade, que não sabem jogar.

17 comentários:

Jorge Carrano disse...

Carta enviada a vários jornais e diferentes destinatários, via e-mail, pelo médico Humberto de Luna Freire Filho:

"A quadrilha do Palácio do Planalto, junto os paquidermes jurássicos do Itamaraty não gostaram de ser chamados de anões diplomáticos pelo Estado Judeu. Isso na minha opinião deveria ser entendido com elogio. Na verdade a diplomacia brasileira é covarde mesmo e isso não foi dito. Obedece ordens de um grupo ideologicamente ultrapassado que há 12 anos tomou conta do governo e está destruindo o país. Lambe as botas de Fidel Castro, fica de quatro para o cocaleiro da Bolívia, recebe ordens do motorista da Venezuela e para completar, recentemente beijou as mão de Putin, outro ditadorzinho responsável pela derrubada de um avião civil matando quase 300 inocentes. Qual foi até hoje a reação do palácio do Planalto sobre esse fato? Faltou coragem dona Dilma? o Itamaraty foi acometido de uma diarreia nervosa? Força desproporcional é um exército atacar e derrubar um avião civil matando todos os seus passageiros e tripulantes. Ou isso é aceitável desde que parta de seus sujos parceiros internacionais, escolhidos a dedo entre o que há de mais podre no mundo?"
Humberto de Luna Freire Filho, médico

Riva disse...

Meu amigo, não teve um parágrafo seu nesse post de "coisas boas" ..... nada mesmo.

E é assim que todos nós, não alienados, estamos hoje ... não conseguimos ler ou escrever nada bacana que esteja sendo realizado em larga escala, revertendo algum cenário ruim. Só enxergamos o crescimento da estupidez e da maldade humana, em progressão talvez já geométrica.

Estou me lembrando de um ex-funcionário meu, por 18 anos. Era o ferreiro da construtora que eu gerenciava.

Chamava-se Manoelino de Castro. Analfabeto, estava sempre sorrindo e brincando com os amigos e colegas todos os dias, independente de qualquer cenário econômico, político e social ruim existente. Uma alegria, o cara !!

Será que é melhor ficar alienado, ou comentar o post, e ficar um pouco mais amargurado hoje ?

Estou apenas desabafando, porque vou acabar escrevendo meus comentários depois ....

BRASIL BANDIDO !

Jorge Carrano disse...

Verdade, Riva.
Mas como não perdi a capacidade de me indignar (estou no limite), vou criticando e reclamando sempre na expectativa (a esperança é a última etc...)de que engrossando o coro dos insatisfeitos seja adotada alguma providência ou, quem sabe, alguém com caneta e poder, tenha um rasgo de bom senso e tome uma atitude.

Freddy disse...

Só para lembrar, claro que já tem projeto de passageiros viajarem em pé nos aviões! Nasceu antes mesmo desse do selim de bicicleta. Ainda não colou, mas em voos curtos na Ásia não demora a medida será implementada. O projetinho é até bem bolado, só não me peça para comprar uma passagem nessa nova classe.
=8-/
Freddy

Freddy disse...

Sobre a complicação da gratuidade nos ônibus, é lamentável. Não bastasse, já faz tempo que eu fico quase preso nas borboletas... Mesmo sem mochila. É a barriga que não passa. Imagino as grávidas... E a gente paga, certo?
=8-(
Freddy

Ana Maria disse...

Está chovendo e a temperatura não passou de 9º.
O Prefeito de Niterói prometeu revogar a exigência da biometria nos ônibus , mas até agora nada fez.
A CBF continua a apostar no antigo e ultrapassado, assim como fazem os políticos. (Vejam quem vai ser o vice do Aécio)
O Planalto continua a se aproximar politicamente de terroristas.
De que adianta tanta tecnologia se os homens continuam disputar espaço físico e a pretender impor suas ideias.
Vou voltar para a cama. FUI...

Jorge Carrano disse...

Aos desavisados, informo que Ana Maria reside em Teresópolis.
Com 9 graus eu não teria saído da cama (rsrsrs).

Alessandra Tappes disse...

Começamos a segunda com o pé esquerdo? Ou preferirmos simplesmente fazer de conta que nada do que foi lido é a pura verdade?

Cai bem aqui a famosa frase de Denis Diderot: “Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga”.

Ótima terça a todos!(Na esperança de melhores dias...)

Em tempo: 6 graus agora.

Jorge Carrano disse...

Seis graus é desumano.

Jorge Carrano disse...

Bom artigo do jornalista Ruy Fabiano, sobre militância diplomática em :
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?blogadmin=true&cod_post=543745&ch=n

(copy and paste)

Riva disse...

Estou fechado com a Alessandra !
Até amanhã !!

PS : assistindo a CNN direto, e imaginando o dia a dia de uma família em Gaza e em Tel Aviv ....

Freddy disse...

Estamos vivendo novamente estranhos momentos na política mundial, não apenas na brasileira. As sociedades adoecem...

Testemunhamos que o destino sempre arranja maneiras de resolver crises planetárias de uma maneira ou outra. Pode ser uma epidemia, como a peste negra ou a gripe espanhola. Quem sabe a queda de um cometa ou asteroide? Ou uma erupção absolutamente explosiva de um vulcão, espalhando cinzas pela atmosfera, bloqueando a luz solar e provocando um rigorosíssimo inverno que traria a fome ao mundo e nova extinção de espécies?

Pode ser uma terceira guerra mundial, já que duas não foram suficientes para a humanidade tomar vergonha.

Em seus devaneios, talvez tenham pensado: vou cair fora daqui para um lugar tranquilo e legal, onde haja paz e sossego. Pergunto eu, que tenho essa espécie de fantasia: nos dias que correm, que lugar é esse? Existe no planeta Terra?

Aproxima-se a hora do destino agir novamente...
=8-/
Freddy Apocalíptico

Jorge Carrano disse...

Enquanto isso, na Europa:
"Se a temporada 2013/14 não trouxe sucesso em campo ao Barcelona, fora das quatro linhas não pode-se dizer o mesmo. O clube divulgou seu balanço financeiro dos últimos 12 meses com valores recordes. O vice-presidente econômico da equipe, Javier Faus, disse, em entrevista coletiva nesta terça-feira, que o clube obteve a maior receita de sua história ao longo desse período: € 530 milhões (pouco mais de R$ 1,5 bilhão).
Além da receita recorde, o clube revelou que obteve o segundo maior lucro de sua história ao longo de uma temporada. Foram € 41 milhões (R$ 122,5 milhões), que ficam atrás apenas dos € 49 milhões (R$ 146,5 nos valores atuais) obtidos em 2011/12. Desde 2010/11, Faus revelou que o clube já lucrou € 113 milhões."

Leia em:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/07/barca-fecha-temporada-201314-com-maior-receita-da-historia-r-15-bilhao.html

Jorge Carrano disse...

Enquanto isso, nos USA (brevemente grande potência no soccer), segundo o Paulo Vinicius Coeho:

"Real Madrid x Manchester United jogarão no próximo sábado no Big House, em Michigan, para 109.901 espectadores. A lotação máxima do estádio superará o recorde de 105.591 registrado no Winter Classic de Hóquei no Gelo, disputado entre Toronto Maple Leafs e Detroit Red Wings, em 1 de janeiro de 2014.
A partida de pré-temporada entre os espanhóis do Real e os ingleses do United fará o Real Madrid voltar a jogar para mais de 100 mil espectadores, o que não ocorre desde a remodelação do Santiago Bernabéu para a Copa do Mundo de 1982. O Real Madrid fez parte do jogo com maior público da história do futebol europeu, a final da Copa dos Campeões da Europa de 1960 contra o Eintracht Frankfurt, no Hampden Park de Glasgow: 135 mil pessoas."

Leiam em:
http://espn.uol.com.br/post/428649_futebol-nos-estados-unidos-derruba-ultima-barreira-para-superar-brasil-um-jogo-com-100-mil-pessoas

Riva disse...

Carrano e demais, vou escrever algo aqui, que de repente merece até um post .... e desculpem o "desabafo" ....

Estou de saco cheio de ouvir essa baboseira de "complexo de vira-lata" dos brasileiros ......

Nós temos é "complexo de pastor alemão", isso sim, e somos vira-latas mesmo .... uma soberba e uma xenofobia irritantes.

Espero que o 7x1 sirva para essa matilha cair na real da nossa raça canina !!

Enquanto isso, Real Madrid e Manchester vão faturando, enquanto o futebol pentacampeão nem sabe por onde começar .....

#prontofalei

Jorge Carrano disse...

Falou e disse!

Jorge Carrano disse...

Perguntar não ofende, foi assim, com esse titulo, que recebi o e-mail:

​Por quê os integrantes dos Black block​ que pediram asilo politico no consulado do Uruguai declararam-se "perseguidos políticos", vejam só, do governo do estado do RJ!

Por quê o Black bloc só destrói em São Paulo e Rio de Janeiro?

Por quê o Black bloc não protesta contra o PT e seus corruptos?

Por quê o Black bloc não protesta em Brasília, onde está a maioria de corruptos, no Senado e na Câmara?

Por quê o Black bloc não protesta contra o aumento absurdo do IPTU, feito pelo petista Haddad em São Paulo?

Por quê o Black bloc não protesta contra o Mensalão; maior caso de corrupção do Brasil?

Por quê o Black bloc não protesta contra a corrupção no Brasil?

Por quê o Black bloc não vandaliza o Instituto Lula, os diretórios do PT, e base alugada (também conhecida como base aliada), nem protesta na frente das casas do Lula, Zé Dirceu, João Paulo, Delúbio, Genoino, Rose, Erenice, Palloci e Fernando Pimentel, dentre outros?

Por quê o Black bloc não protesta contra a privatização do Pré-sal, entregue a amigos do PT quase de graça?

Por quê o Black bloc não tira a máscara e mostra a cara?

Por quê o Black bloc só protesta contra os governadores de SP e Rio?

Por último, quanto o PT paga para essa corja destruir São Paulo e Rio?