3 de julho de 2014

Impressões de viajante: Natal - 4






Por
Carlos Frederico March
(Freddy)









Natal ganhou notoriedade futebolística recente por ter sido uma das 12 sedes escolhidas pelo governo para a realização dos jogos da Copa da FIFA 2014. Como desdobramento dessa decisão meramente política, a cidade foi agraciada com a construção de um dos 4 estádios que estarão fadados ao abandono e esquecimento depois de conseguirem suas breves horas de fama. Nessa categoria incluo: Arena das Dunas (Natal-RN), Arena Pantanal (Cuiabá - MT), Arena da Amazônia (Manaus - AM) e Estádio Mané Garrincha (Brasília - DF).

A Arena das Dunas foi palco de apenas 4 jogos:
- México 1 x 0 Camarões
- Estados Unidos 2 x 1 Gana
- Grécia 0 x 0 Japão
- Uruguai 1 x 0 Itália

O que esperar dessa grandiosa arena numa cidade que conta com times como ABC, Alecrim e América-RN? A menos que investidores apareçam e realizem um milagre, reerguendo algum desses clubes a ponto de reintegrá-los à elite do futebol brasileiro, o destino da Arena das Dunas é incerto.

A última vez que estive em Natal foi em maio de 2013, o que já rendeu 3 posts publicados no Generalidades Especializadas. Quem quiser ver ou rever, pode acessá-los através dos links informados a seguir (copiar e colar em seu navegador):
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/05/impressoes-de-viajante-natal-1.html
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/06/impressoes-de-viajante-natal-2.html
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/06/impressoes-de-viajante-natal-3.html

Na época nem me incomodei em visitar o local de construção da Arena das Dunas, dado que a Copa da FIFA ainda era um evento meio distante. Além disso o espaço dos noticiários estava ocupado pela Copa das Confederações, a se realizar logo no mês seguinte (junho/2013).

Revendo fotos que iriam gerar mais alguns posts sobre essa viagem mas que acabaram não sendo publicadas porque o assunto se mostrou na ocasião cansativo e intempestivo, deu-me saudade. Apesar de em tese gostar mais de lugares frios e de ter certa resistência quanto à culinária nordestina, o fato é que Natal continua sendo um local por mim eleito para revisitas eventuais.

Revisitas? Sim, tenho tendência a privilegiar a volta a lugares dos quais gostei em detrimento de visitar novos. É um erro, muitos alegam, mas acho mais vantajoso jogar na certa do que arriscar e me dar mal. Até porque hoje em dia a gente já consegue conhecer quase tudo dos destinos antes mesmo de fazer as malas, portanto temos condições de aquilatar se correspondem ou não ao nosso jeitão de ser.

Das capitais nordestinas, para mim Natal é a que possui a natureza mais bela. Falo obviamente do mar absurdamente verde e das praias com incríveis falésias, além da famosa região de dunas ao norte. Recife e Fortaleza com certeza têm mais atrações, digamos, metropolitanas. Para quem gosta de sair e se divertir, valem a visita. No meu caso, que sou mais contemplativo e sossegado, prefiro a capital potiguar e seus arredores.


Resolvi então fazer este post com algumas das fotos remanescentes da recente viagem. É, digamos um complemento às impressões por mim já publicadas e uma espécie de homenagem pessoal a uma das sedes da Copa da FIFA 2014. 

PONTA NEGRA

Praia de Ponta Negra, direção Morro do Careca

Praia de Ponta Negra, Via Costeira ao longe

Praia de Ponta Negra, via exclusiva para pedestres

PRAIA DA PIPA



Ruela interna do centro de Pipa




Praia de Pipa, a maré alta costuma cobrir a areia




Praia dos Amores em Pipa, vista do alto de uma falésia



O rochedo que deu nome à região: a Pipa


PRAIA DE CACIMBINHAS


Praia de Cacimbinhas vista da escadaria de acesso

Praia de Cacimbinhas e escadaria à direita

Praia de Cacimbinhas, num dos pontos de apoio a turistas

Fotos do acervo do autor

16 comentários:

Jorge Carrano disse...

Duas observações:
1) A arena (nova denominação de estádios de futebol) construída em Natal, passou com distinção no teste de drenagem. Numa das partidas lá realizada chovia à cântaros e o gramado ficou em bom estado permitindo a continuidade do jogo sem problemas.
2) Numa das fotos da Praia de Ponta Negra é possível verificar uma boa área de restinga, coisa que estamos tentando restabelecer aqui em Icaraí.

Anônimo disse...

O gramado resistiu, mas o centro de imprensa ficou inundado. Li sobre isso no endereço http://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/copa-2014/2014/06/22/CENTRO-DE-MIDIA-DA-ARENA-DAS-DUNAS-EM-NATAL-TEM-VAZAMENTO-DE-AGUA.htm

Parabéns pelas fotos.

Ana Maria disse...

Apesar de preferir temperaturas mais amenas, me encanta a paisagem de nosso litoral. Realmente, se não fosse o calor e o vento, eu moraria numa praia destas.
Parabéns pelo post.

Alessandra Tappes disse...


Fotos dignas de revista e cartão postal! Até achei que estava lendo virtualmente a Geográfica Universal.

Jorge Carrano disse...

Alessandra,
Por favor não encha muito a bola do Freddy, senão ele vai querer aumento. Como ele não ganha nada, vai querer o dobro e terei que pagar (rsrsrs).

Riva disse...

A nossa costa é realmente muito bonita, principalmente longe das capitais.

Conheço pouco, mas como Freddy mesmo já disse, a gente passa a conhecer via web mesmo (rsrs), com uma enxurrada de informações, fotografias, e comentários de amigos e parentes - como o do post acima, com seus 19 links do mesmo assunto.

Mas em se tratando de sair do aconchego do meu Sofá Oeste, ala da esquerda, pegar uma grana pra viajar, eu, particularmente, prefiro as águas transparentes e azuladas da costa da Flórida. E que infraestrutura à sua disposição !

Isso pra não falar da costa Oeste dos EUA, que é de tirar a respiração, sob todos os aspectos que se queira debater.

Como dizia o pensador contemporâneo Chorão, "cada um é cada um, com seu cada um".

PS : hoje estou meio estranho, não liguem. Véspera de mata-mata.

Jorge Carrano disse...

Você mexeu em casa de marimbondo, caro Riva. A Ana Maria valoriza ao extremo nossas belezas naturais. Não admite que fora de nossas fronteiras existam paisagens mais bonitas.

Riva disse...

Xenófoba ? rsrsrsrs

E como existe, como existe, até o mar é muito mais bonito !

Jorge Carrano disse...

Quando elogiei as cores do Mar Tirreno, na visita à Capri, ela me afrontou com Angra dos Reis, Paraty e Fernando de Noronha (rsrsrs).
Como ela pode (e deve) estar lendo, é provocação mesmo.

Ana Maria disse...

Não se trata de xenofobia, nem nacionalismo exacerbado.
Assim como o Riva,sou comodista.
E mais, se vou investir, prefiro uma paisagem no meu "quintal", ouvindo as pessoas falando em uma das duas línguas que domino - o português. Para conhecimento a outra linguagem que utilizo com fluência é a língua do P. Rs

Riva disse...

Língua do P ! Nunca consegui ... rs

A palavra "comodista" me alarmou (rsrsrs).....esse blog é demais ! Bota no bolso qualquer consulta a terapeutas de grupo !

Mas alarmou apenas porque, no meu Aurélio Mental, comodista significa desmotivado, e para viajar eu não sou nem um pouco acomodado, ou comodista.

Com certeza o sou para muitas outras coisas ... exemplo : vai ser muito difícil me tirar daqui para ver um jogo no Maracanã, onde fui dezenas e dezenas de vezes. Me tirar para um show de rock - que banda me tiraria do sofá hoje, me motivaria ? Fazer compras em supermercado ..... nem pensar (exceto nos EUA - adoro).
Mas para viajar, já estou na porta pronto pra ir embora !!

De qualquer forma, existe um ponto interessante .... não sei como chamar esse sentimento, mas quase sempre quando estou viajando, por mais maravilhosa que esteja sendo a viagem, chega um momento em que realmente penso e sinto falta do meu cantinho esquerdo do Sofá Oeste, ali, aconchegante lendo um livro ou vendo um bom programa da SKY, ou vendo meu FLUMINENSE, tomando um whiskinho.
Sinto falta mesmo, independente do maior conforto que esteja usufruindo em outro lugar. E acabo chegando à conclusão que não há nada melhor do que o seu "cantinho".
Só não posso transformá-lo no meu "Vale dos Elefantes" ! rsrsrs

Tem um outro ponto no post do Freddy que gostaria de comentar : revisitar lugares. Freddy diz que muitos alegam ser um erro ... pra mim não é mesmo.

Quando decidimos viajar aqui em casa, eu faço um Balanced Score Card, ou seja, uma tabela, onde coloco os principais atributos de uma viagem : beleza, compras, restaurantes, passeios, facilidade de locomoção, shows, preço, etc, e para cada cidade das opções da nossa viagem, damos uma nota.

E sabem qual o resultado de sei lá quantas análises dessas já fizemos ?
Sempre dá ORLANDO.
E por isso já fomos 8 vezes lá. Porque é uma cidade que soma as maiores notas das coisas que gostamos, além do clima de alegria constante em qualquer lugar. Alto astral mesmo. Então, revisitamos, e continuaremos a revisitar.

Recentemente fomos a Portugal, e simplesmente adoramos. Com certeza voltaremos, em detrimento até de gastar essa grana com um lugar novo para nós.

Revisitar o que tem afinidade conosco é muito bom.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Para abrir sua conta no Google e sair seu retratinho ao lado dos comentários como você pretende, acesse
https://accounts.google.com/signup?hl=pt-br

Ou então https://support.google.com/accounts/answer/27441?hl=pt-BR

Riva disse...

Retratinhos ao lado dos comentários ??? Ui .......

E quando poderemos postar fotos nos comentários, meu caro ? Ia ser MUITO legal !!

Ana Maria disse...

Riva, para mim comodismo simplesmente, está relacionado a comodidade. Eu, por exemplo, sou urbana. Por mais que aprecie as paisagens de lugares ermos, praias quase desertas e chalés no meio do mato, não dispenso um "delivery", um 'wi fi' e uma TV HD.
- Meus comentários acerca das viagens de meu irmão são em parte implicância pura, e em parte uma rejeição ao conceito que a galinha do vizinho é mais gorda.
Temos lindas paisagens e um povo receptivo. Porque irei viajar km para ser destratada em espanhol ou francês?
- Revisitar, reler livros (quase a mesma coisa)é uma das atitudes mais saudáveis que conheço. É a mesma que comer semanalmente no mesmo restaurante, e ouvir repetidamente a mesma música. Tudo que nos dá prazer é válido.

Freddy disse...

Desculpem a ausência do debate.
Estou viajando e o acesso ao wi-fi não está fácil. Por smartphone não fico à vontade. Tirei um tempinho hoje para ficar na portaria do hotel, onde pega bem, para colocar em dia algumas coisas.

Sobre comodismo, no meu caso a idade está pesando. O desconforto de viagens de avião de 9 ou mais horas é quase insuportável - quando não perigoso. Imagino que para me sujeitar a isso, só podendo ficar no mínimo 1 mês no exterior para compensar!

Sobre repetir o que nos dá prazer, faz parte de mim. Sou casado há 37 anos com a mesma mulher.

Abraços
Freddy

Ana Maria disse...

Se estivéssemos no facebook, eu teria curtido seu comentário, Freddy. rs