30 de julho de 2014

Por que a Inglaterra?

Quem acompanha este blog, além de me deixar muito alegre, como pinto no lixo, todo pipão, já está careca de saber que não faço juras de amor à Inglaterra, mas que Londres é a  cidade onde moraria por opção, não por circunstâncias.

Chegaria a mais de 10.000 posts se fosse escrever sobre cada um dos exemplos de educação, civilidade, humor inteligente, dignidade e tradições daquele país pequeno e que fica numa ilha.

Esta matéria de hoje, porque oportuna frente ao quadro político do Brasil, que enfrenta corrupção no mais alto grau e a impunidade campeia, é só um pequeno exemplo de civilização.

Mantive o texto, que não é de minha autoria, tal e qual o recebi.

"Em 2003, um deputado inglês chamado Chris Huhne foi pego por um radar dirigindo em alta velocidade. Para não perder a carteira, pois na Inglaterra é feio uma autoridade infringir a Lei, a mulher dele, Vicky Price, assumiu a culpa.O tempo passa, o deputado vira Ministro da Energia, o casamento acaba, a Vicky decide se vingar e conta a história para imprensa.

Como é na Inglaterra, o tal do Chris Huhne é obrigado a se demitir primeiro do ministério e depois do Parlamento.

ACABOU A HISTORIA?

NÃO.

Na Inglaterra é crime mentir para a Justiça e ontem a Justiça sentenciou o casal envolvido na fraude do radar em 8 meses de cadeia pra cada um. E vão ter de pagar multa de 120 mil libras, uns 350 mil reais.

Segredo de Justiça? Nem pensar, julgamento aberto ao público e à imprensa.

Segurança nacional? Nem pensar, infrator é infrator.

Privilégio porque é político? Nadica de nada!

E o que disse o Primeiro Ministro David Cameron quando soube da condenação do seu ex-ministro: 'É uma conspiração da mídia conservadora para denegrir a imagem do meu governo.'

Certo? Errado.

O que disse o Primeiro Ministro David Cameron acerca do seu ex-ministro foi o seguinte: 'É para todo mundo ficar sabendo que ninguém, por mais alto e poderoso que seja, está fora do braço da Lei.'

Estes ingleses são um bando de botocudos.

Só mesmo nesses paizinhos capitalistas europeus um ministro perde o cargo por mentir para um guarda de trânsito.

Porque aqui sim,  neste maravilhoso paraíso chamado Brasil, a primeira lei que um guarda de trânsito aprende é "saber com quem está falando".

30 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Acho que um dia nunca chegaremos lá...

Jorge Carrano disse...

Que lástima termos que aceitar esta possibilidade,não é Paulo?

Ana Maria disse...

Explique melhor. Existem outros países onde crimes são punidos e a qualidade de vida é muito boa.
Porque Inglaterra???

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Conforme menciono logo no início do post, quem acompanha o blog sabe da minha frustração por não morar em Londres.
Bem, significa que em outras oportunidades explicitei algumas razões que embasam minha admiração pela capital inglesa.
Não quero ficar repetitivo, cansativo, por isso não vou enumerar os motivos de minha escolha.
O mais antigo post sobre a Inglaterra (salvo engano), está no endereço abaixo (selecione e cole na barra do navegador). Vários outros são encontráveis no blog, nos quais renovo, por uma razão ou outra, meu respeito pelo povo inglês, sua história e suas tradições.
Veja em:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2010/12/inglaterra.html

Erika disse...

Por que Inglaterra, Ana Maria? Existem, sim, outros países onde crimes são punidos, como a Suécia para citar um exemplo, mas são tão chatos que o índice de suicídios é alto. A Inglaterra, ao contrário, é um país vibrante, com uma vida cultural fervilhante. Ok, eu sou parcial à Inglaterra. Então, vamos fazer um trato: vc visita os dois países e depois me conta ;)

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Erika, pelo reforço, muito embora, como salientou muito bem, sua opinião seja parcial.
Quando da publicação do post cujo link coloquei em comentário acima, você se manifestou.
Bj.

Ana Maria disse...

Vai ficar para a próxima encarnação,Erika. De qualquer forma, valeu pela dica.

Riva disse...

As principais cidades do planeta mudaram muito com o efeito da globalização. Minha experiência nesse sentido se resume a muitas cidades americanas, e raras na Europa.
Estive em Paris há 2 anos e quase não vi franceses nas ruas rsrsrs.

Mas como já disse o Freddy, não precisa ir para saber ou conhecer, basta ler e conversar com alguém que lá esteve.

E dentro desse conceito, eu acho que não deve ser muito legal morar em Londres. Muito provavelmente sua vizinhança será formada por 318 diferentes etnias, 318 culturas, costumes e hábitos diferentes, tentando se enquadrar na legislação inglesa.
Claro que você deverá ter mais qualidade de vida (assistância à saúde não tenho tanta certeza), mas eu preferia morar numa cidade mais calma, menos miscigenada, e .... com mar.

Um dos meus filhos mora há 3 anos na Europa - está aqui no momento, mas levanta vôo em 3 semanas. E nos conta muito de lá, onde mora ou morou (Cambridge, Londres, Estocolmo e Ljubljana), e onde conheceu bem sem morar.

Em termos de qualidade de vida, considerando-se tudo quanto é índice possível, ele diz que nada se compara a viver no Canadá, onde passou uma temporada.

Já eu viveria com certeza na costa da California, em qualquer uma daquelas cidades, exceto San Francisco (que adoro, mas como turista). Mesmo com ameaça de mega terremotos, incêndios, tsunamis, é lá que eu queria viver.

Acho que já viajei muito pelos EUA, e nada, mas nada me faz tão bem quanto a California. A região da Nova Inglaterra é muito legal também, sem dúvida, mas um estilo diferente, menos "verão" ....

Jorge Carrano disse...

Riva,
Há um provérbio que define: "Mais vale um gosto do que dez vinténs".
Lamentaria não tê-lo como vizinho em Londres, mas por outro lado seria menos um morador da cidade que não teria identidade com ela.
Até como mordomo, uma das profissões bem características do país e da cidade, eu iria para residir e trabalhar lá.

Jorge Carrano disse...

Ah, sim! Cartas com ofertas de emprego na Inglaterra ou bilhetes, recadinhos, enfim, com o mesmo objetivo, podem ser encaminhados por quaisquer dos meios de comunicação comigo disponíveis na rede.

Freddy disse...

Hoje em dia vivemos à beira de uma catástrofe porque ânimos se acirram tendo como pano de fundo fanatismo religioso, que pode nos atingir em praticamente qualquer lugar do planeta.
No entanto, há alguns lugares interessantes para se morar. A Europa me atrai por conta da vasta diversidade cultural. Com um pulo de quilômetros você muda de ares com uma facilidade que espanta.
Com relação a atraentes países como Canadá e os escandinavos, não sei se nós, nascidos e criados em país tropical, acostumaríamos com os rigorosos (e longos ) invernos.
Fechando: um país que me agrada sobremaneira pelo desenvolvimento, senso de ordem e com certa liberalidade social, acrescentando também aspectos de música e artes, eu escolheria a Holanda!
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Pois é, Freddy, existem várias ótimas opções mundo afora.
Como não conheço muito, acho que viajei pouco, ou, pelo menos, muito menos do que gostaria de tê-lo feito, arrisco-me a dizer que boa parte do que você valorizou em seu comentário, encontraria, por exemplo, em Viena, uma das mais belas cidades que conheci. Sua arquitetura, a elegância dos Cafés, a educação do povo e o ambiente cultural de alto nível. No terreno da música chamada erudita acho quase imbatível. Seu Teatro da Ópera é dos mais requintados do mundo. E tem palácios incríveis, da época do império austro-húngaro.
Enfim é só um adendo ao seu comentário porque continuo com Londres.

Riva disse...

Esse papo é muito bão ! rsr

Todos que vão falam que Viena é uma beleza, em todos os sentidos .... mas morar ? Acho que eu morreria de tédio, ou me matava, como fazem os suecos e japoneses.

E olha que NUNCA fui a Londres.Todas as pessoas que me conhecem BEM, dizem que tem tudo a ver comigo. Acho que ainda vou antes de deixar o lindo Planeta Azul.

O problema é que sempre que faço meus orçamentos de viagem, colocando peso nas coisas que adoramos fazer, acabo sempre voltando aos EUA.

Ah, a California .... rs

Jorge Carrano disse...

Califórnia?
Que tal Barra da Tijuca?

Jorge Carrano disse...

Num tom mais sério, Riva (rsrsrs):
Você é uma pessoa sensível, com boa cultura geral, inteligente, adora ler, portanto tem todo o aparato intelectual para gostar de algumas capitais europeias, sem se entendiar.
Inclusive com futebol de primeira qualidade (rsrsrs).

Riva disse...

Mas nunca para morar .... nenhuma delas.

Já nos EUA com certeza eu moraria em diversas cidades da costa oeste, e umas poucas da leste.

Freddy disse...

Viena tem um problema, Carrano. Teria de aprender alemão. Já tentei e é brabo, porque tem declinações. É quase como querer falar latim. Eu não disse entender, eu disse "falar".
=8-)
Eu não moraria em Londres por um aspecto prosaico: o mau tempo londrino é piada mundo afora, acho que tem fog e smog, além de nuvens e chuva. Lembre que dentre meus hobbies se encontra astronomia. Eu não poderia viver num lugar onde você olha pra cima e não vê estrelas talvez em 90% do ano!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Morando em Londres eu não viveria "no mundo da lua" (rsrsrs).
Melhor seria olhar para os lados (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Aqui tem mais sobre Londres, em visita no ano 2000, na virada do século:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/08/rapido-giro-por-londres-e-cercanias-no.html

Riva disse...

Caramba, Carrano .... essa foi Xeque-Mate !
Sensacional ! rsrsrs

Freddy disse...

Falemos de Londres. Estive lá em 1977, plena era do rock progressivo, final da era dos hippies. Em tese, um paraíso - comprei muita coisa relacionada com meus interesses musicais.
No entanto, a receptividade fria dos locais foi de tal monta negativa que, quando me acenaram com a possibilidade de estender a estada por mais uns dias, declinei peremptoriamente: queria sair daquele lugar e era já!! Voltei o mais rápido que pude "pra casa", que na época era Munique.

Minha filha lá esteve recentemente e mostrou-me centenas de fotos, além de relatos pessoais diversos. Londres está muito bonita, mais moderna.

Gostaria de voltar lá, como turista. Não para morar, os motivos já declarei. Meus interesses atuais se encontram na Europa continental, mais especificamente ao norte.

Como detalhe, ontem começou na Alemanha o maior (de inúmeros que existem anualmente na Europa) festival de heavy metal do mundo: o Wacken Open Air. 3 dias de muito metal, em vários palcos, milhares de espectadores, muitos deles acampados. Um imenso Woodstock, com organização alemã.
Oh, my God!
<:o)
Freddy

Riva disse...

Volto ao ponto, em função do Freddy mencionar a Londres de 77.

Essa Londres não existe mais, há muitos e muitos anos.

Eu estive em Lisboa e Paris em 79, e retornei em ambos em 2012 e 2011. Aquelas não existem mais.

É impressionante o número de estrangeiros nas ruas, possivelmente moradores na cidade. Uma loucura mesmo.

Já NY se mantém da mesma maneira. Estive lá algumas vezes, e desde a 1ª vez que fui em 69, ela é uma colcha de retalhos étnica. Sempre foi assim.

Woodstock : só existiu um (rsrs). Desorganizado e lisérgico. Também nunca mais vai existir, por suas características únicas, e pela fauna que o frequentou - músicos e espectadores - esse merece até um post.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Se me permite um aparte, a Londres que o Freddy conheceu, há 37 anos, precisa, e deve, estar lá intacta.
Se, como disse a filha dele, a cidade está "muito mais bonita e moderna", estragou tudo.
Riva, conheci pubs centenários. Um deles com três séculos de funcionamento.
Os castelos e parques da cidade têm resistido por milênios.
Sem falar na Torre de Londres, no Parlamento com o Big Ben. A guarda real, Trafalgar Square, o Tâmisa. O que ocorreu, e já faz tempo,é que uma parte da cidade (cais e porto),degradada como em todo mundo, foi restaurada e edificada para abrigar empresas e instituições financeiras.
Se mudou foi para pior e, nesse caso, nunca mais porei meus pés lá (rsrsrs).
O que eu admirava e buscava em Londres era o tradicional: a libra como moeda (nada de euro), a mão de direção contrária a nossa, "fish and chips", o requinte e educação.Um humor fino e inteligente.
Ah Meu Deus! Se isso acabou o mundo está perdido.
Alguns turistas elegem Londres equivocadamente: os que pensam em compras, por exemplo.
A escolha do lugar para fazer turismo é essencial para não haver decepções. Um amigo meu, há anos, foi para Salvador porque era moda. Foi ao Marcado Modelo, no Maria de São Pedro, e pediu "Pato à California", informado de que não tinha voltou furioso da capital bahiana.

Helga Maria disse...

Londres é a pior capital, na Europa, para fazer compras porque os preços são altíssimos .Alias o custo de vida lá é muito caro.
Mas concordo que é uma cidade magnifica sob todos os aspectos: cultura, diversão e arte.
Helga

Freddy disse...

Muita calma nessa hora...
Eu é que olhei as fotos de Londres tiradas por minha filha e genro e, tendo estado lá em 1977, a achei mais bonita e moderna. Ontem mesmo saiu uma notícia da colocação à venda do The Gherkin, um imenso pepino de aço e vidro de 180m de altura! Ele não estava lá em 1977. Nem a London Eye, visível até do espaço, parece-me, às margens do Tâmisa!

No entanto, vejamos. Hoje Londres deve estar cheia de chineses, como esteve de árabes há um tempo atrás. Só que isso não muda o jeito londrino de ser. O chá das 5 permanece, idem o fish & chips, a mão de trânsito invertida e a chuva fina perene. Carrano pode voltar lá sem receio, encontrará todos os referenciais que o atraem, mesclados com outros mais atualizados.

A Paris que eu conheci não tinha a Pirâmide do Louvre nem um bairro inteiro ao estilo século XXI, mesmo assim ela permanece com seus demais ícones intactos. Lá está o Arco do Triunfo, a Champs Elisées, Torre Eiffel, teatros e até algumas das grandes lojas. Curiosamente, dizem que algo mudou: o jeito dos franceses receberem os estrangeiros. Na época eu perguntava em inglês e recebia a resposta, mal educada, em francês.

Riva disse que New York é a mesma. Pode ser, mas vejam... Quando eu lá estive (1998 a 2000, 3 vezes), o prefeito era Rudolph Giuliani e eu e Mary podíamos andar pelas ruas de Manhattan à 1 da manhã, devidamente vestidos a caráter vindos de uma peça da Broadway, sem medo de sermos assaltados. Só nossos passos ressoavam pelas ruas quase desertas. Faz isso hoje!! Ah, sim, tinha o World Trade Center, tenho belas fotos de lá de cima, ao crepúsculo.

Woodstock é parecido com Jimi Hendrix. Na época em que existiram mudaram o mundo. Hoje até bons alunos de guitarra soam mais virtuosos que Jimi, e Wacken Open Air (que é apenas o maior dos festivais, há muitos outros atualmente) reduz Woodstock a uma curiosidade histórica.
Abraços
Freddy

Riva disse...

Esse último parágrafo do Freddy é "de matar" ...

Por essa análise temos outras interessantes curiosidades históricas, tipo :

- a 1ª transmissão de rádio em 1906
- o desenvolvimento da 1ª vacina em 1796
- o desenvolvimento do jazz a partir do início do século passado
- os curiosos relógios do século 16 a.C.
- as TVs de 1925

Um outro tipo (viés) de curiosidade histórica também poderia ser Pedro Álvares Cabral, com suas antiquadas naus, ou Fernão de Magalhães.

Por que não também os Beatles, que tinham que se virar para colocar toda a sua criatividade em 2 canais de gravação ?

Quer curiosidade histórica mais interessante do que o Vasco da Gama, aquele ex-clube de futebol ?

Temos também um grupo bacana de curiosidades históricas em termos de política : José Sarney, Paulo Maluf, Dilma Roussef (mais atual), com todos os feitos realizados por todos.

Prefiro nem continuar o debate, mas vocês todos podem aumentar a lista, dentro desse contexto de que hoje "existem milhares de Jimi Hendrix" por aí, e festivais muito "maiores" do que Woodstock .... (não sei o significado da palavra MAIOR nesse contexto freddyano).

Riva disse...

Ah, sim .... !!

GLOBO REPÓRTER de hoje é sobre a CALIFORNIA .... hehehe

Babem !!! rs

Freddy disse...

Hoje é sexta-feira, depois de 5 dias árduos para quem não está aposentado.
Relevo.
<:o)
Freddy

Riva disse...

Engano, brother .....

Estou aposentado desde julho de 2007, ou seja, há exatos 7 anos, mas tenho que ralar até capotar, para conseguir sobreviver. Sou de uma geração em que uma Previdência Privada era inviável, então, só resta trabalhar.

Seu número 5 me lembrou que hoje é o Dia Mundial da Cerveja, mas também é o 1º dia do meu 5º mês sem emprego.

Boa 6ª feira !

PS : ninguém aumentou a listinha de curiosidades históricas ... rs

Anônimo disse...

Carrano, gostei bastante do seu comentário a respeito da Inglaterra e do respeito que os ingleses têm pela lei, pela "res publica"(embora seja um monarquia). Há pouco vi uma foto do 1º Ministro britânico indo para o trabalho viajando em pé no metrô. Imagino a Dilma fazendo o mesmo.