14 de julho de 2014

Fim de feira... o restolho

Alguns chamam de xepa, mas no fundo é a mesma coisa. É o que resta num fim de feira livre e que não conserva a qualidade, o frescor, a aparência.

Tivemos um triste e vergonhoso final de copa. Na comissão técnica e do elenco todos viraram um restolho, desvalorizando-se bastante no mercado mundial do futebol.

Quarto colocado, com saldo de menos 3 gols  (-3), a seleção nacional foi, ainda,  uma das mais faltosas, senão a mais faltosa, cometendo, só no jogo contra  a Colômbia, 31 infrações. E truncar o jogo com faltas não é característica de nosso futebol. Mas é do nosso técnico.

A melhor e mais cara zaga do mundo tomou, tomou 14 gols na copa, número equiparável ao que tomaram Haiti e El Salvador, por exemplo, em outras oportunidades.

Nenhum país anfitrião tomou tantos gols, e vejam que Japão, Coreia, Chile e México já sediaram copas.

Se na defesa fomos um desastre, no ataque perdemos a condição de ter o maior goleador em copas, pois o Ronaldo foi ultrapassado pelo alemão Klose.

Incrível como a seleção com 3 jogadores da mesma equipe no meio de campo (Ramires, William e Oscar, todos do Chelsea), e ainda o David Luiz (até maio no Chelsea) logo atrás, não conseguiu dominar o setor, sair jogando com a bola. Era só bola esticada para a área e virem-se os centroavantes (risíveis Fred e Jô).

A fotomontagem abaixo, muito criativa, que recebi por e-mail, mostra uma realidade. Nosso ataque é inofensivo.


Alias pensar que Bernard, Jô e Hernanes podem jogar numa seleção é piada de mau gosto. Falaram muito, criticaram bastante o Felipe Melo, da equipe de 2010, mas ele é craque perto deste Hernanes, um botineiro.

O capitão da equipe fica de costas para a cobrança de pênaltis, senta na bola e chora. O que é isso? Cadê um Beline, um Dunga, um Torres?

Oscar como armador é cegueira da comissão. Ele é, sem dúvida, um bom segundo atacante (antigamente chamávamos de ponta-de-lança) para jogar na frente junto ao centroavante.

Outra coisa que é preciso providenciar é a melhora do coral dos jogadores. Se precisamos (eu acho que não) de um grupo cantando o hino, também não basta a empolgação, o gritar. Como no jogo, é preciso afinação, muito ensaio (rsrsrs).

Volto ao ponto de que achar que a seleção é pátria de chuteiras é um erro e uma babaquice. Dá nisso. O Brasil é um país perdedor?

Perdedor é seu time de futebol, só isso.

Lágrimas não faltaram. Mas faltaram sorrisos.

O Luiz Felipe Scolari poderia ser um ótimo chefe de torcida porque, justiça se lhe faça, é um bom motivador, incentivador. Pena que de tática  futebolística nada entenda. É um superado, que conhece apenas o samba de uma nota só. É incapaz de imprimir variações de jogo. 

Para início de conversa precisamos de um técnico de futebol. Alguém atualizado, estudioso, estrategista. Alguém que mude a sorte de um jogo no vestiário.

Se o futuro será estrangeiro, ou não, para mim pouco importa. E já que escrevi importa, porque não importar? Esta experiência de importar técnicos de outros países, que tenham o que nos ensinar, tenham o que acrescentar, mesmo que detalhes, acho muito positiva.

Temos exemplos de outros esportes, e na maioria dos casos, com resultado bom. Lembro do já falecido coreano Young Wan Sohn, que dirigiu a seleção brasileira de vôlei e nos deixou uma ótima contribuição, não obstante a resistência de alguns jogadores e do Bebeto de Freitas.

Lembro principalmente de duas coisas que ele frisou numa entrevista pouco antes de se demitir: o vôlei brasileiro precisa aumentar a altura de seu time; e os jogadores brasileiros precisam jogar mais mais relaxados e para isso precisam ler mais.

Nossos êxitos internacionais mais recentes provam que ele estava certo. A altura média da nossa seleção subiu bastante. E concentração, com o habito da leitura, no esporte ou fora dele, é sempre uma boa indicação.

Também na ginástica olímpica melhoramos nossos resultados com a contratação de ucranianos, seja no masculino seja no feminino. No polo aquático, que não acompanho, não sei se houve evolução a partir da contratação de um húngaro. Mas é provável que sim.

A experiência mais recente está ocorrendo no basquete, com a contratação de um vitorioso técnico argentino.

Hoje é só.  Alemanha campeã, pela quarta vez. Se não abrirmos os olhos, eles empatam conosco em número de títulos, na Russia, em 2018.

Outra hora voltaremos com a seleção da copa (os melhores em cada posição), a revelação, o melhor jogador da competição, o artilheiro (Jamez Rodriguez), etc.

Nossas homenagens:


28 comentários:

Riva disse...

Eu não tenho a menor dúvida de que o nosso resultado nessa Copa reflete com precisão a qualidade da gestão brasileira, em qualquer atividade.

Dessa vez, como era uma Copa do Mundo, e no Brasil, o impacto foi maior. Mas o resultado dessa seleção seria o mesmo em qualquer outro lugar em que a Copa fosse realizada. E foi no futebol, uma quase religião nessa ainda republiqueta.

Olhem para a gestão na Educação, na Saúde, na Segurança Pública, na infraestrutura de transportes, nas prefeituras, governos estaduais e no federal ...olhem para qualquer lado e verão péssimos resultados, fruto de gestão realizada por não especialistas e por oportunistas, corruptos.

Mas agora foi no futebol ..... e aí ? Pra que serviu esse vexame ?

Para nada ! Porque esse vexame é mínimo frente aos outros no país, que citei acima.

E não vai ser uma eleição que vai mudar isso. A mudança vem nas atitudes do dia a dia. Uma eleição num regime presidencialista não funciona em republiquetas. Funciona, e mesmo assim com grandes problemas, em nações com um povo educado (em todos os sentidos da palavra).

Estamos anos-luz distante disso.

Jorge Carrano disse...

Perdi o interesse em brincar de escalar minha seleção da copa. A FIFA, de novo, faz política concedendo à Argentina e ao Messi um prêmio de consolação. Nem o próprio jogador, acredita que tenha sido o melhor da competição.
Não estou dizendo que ele não seja ótimo jogador ou que tenha sido ruim durante a copa. Não é isso, é que ele não brilhou como pode, e teve outros jogadores que se destacaram mais.
A revelação escolhida, o Pogba, nem contesto muito, pois trata-se de um jogador de bom trato de bola, joga com elegância, de cabeça erguida, como Falcão, Didi e Beckembauer, entre outros poucos.
Embora tenha gostado muito do colombiano James Rodriguez, artilheiro da copa e autor de um dos mais belos gols.
Mas continuo elegendo o gol de Van Persie, de cabeça, como o mais bonito.
Agora voltaremos a dura realidade do nosso futebol chinfrim, sem inspiração, sem organização e enregue a incompetentes e corruptos.

Jorge Carrano disse...

Recebi por correio eletrônico:
"Eu era muito mais feliz qdo Bernard, Dante e William eram do vôlei, Oscar era do basquete, Luis Gustavo era ator, Jô era entrevistador,
Hulk um super​-herói ​​ e Fred amigo do Barney!!!"

Jorge Carrano disse...

Bem, a família (mulher, filhos, nora)assistiu junta ao jogo final, e na escolha do melhor jogador da copa, as opiniões se dividiram entre Robben e Schweinsteiger.

Riva disse...

Os melhores jogadores da COPA, para mim, foram Robben e Neuer ...afinal, goleiro também é jogador !

Por que esse prêmio separado ? Então premiem o melhor zagueiro, o melhor treinador.

Freddy disse...

Eu ia sugerir, por conta do que testemunhamos no final da transmissão, mas O Globo já fez:

http://ela.oglobo.globo.com/vida/as-primeiras-damas-da-copa-do-mundo-2014-que-brilharam-no-maracana-13247136

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Nem o presidente da Fifa, Joseph Blatter, entendeu direito a eleição de Lionel Messi como craque da Copa do Mundo de 2014. Nesta segunda-feira, em cerimônia de balanço do Mundial no Maracanã, o líder da entidade que rege o futebol mundial foi convidado a opinar sobre a escolha. E se mostrou surpreso.
Blatter riu ao receber a pergunta. E brincou:
- Devo ser diplomático?Leia em http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/blatter-fica-surpreso-com-eleicao-de-messi-como-craque-da-copa.html

Ricardo disse...

Os amigos deste blog sempre atentos e em dia com suas analises. A somar, repito aqui meu comentario publicado no Face book.
Em tempo, essa presidentA nao representa ninguem. Viram sua cara de arrograncia e desfacatez...Uma vergonha maior que os 7x1, que foi ruim, claro mas foi uma derrota esportiva.
Os alemaes acabam de dar uma aula completa aos brasileiros: de futebol, bem nada a dizer, melhor time onde os 23 jogadores nao dependem apenas de 1. Simpatia total com todos que os abordavam durante a copa, muito diferente dos brasileiros que andam como se fossem algo especial pelas ruas cercados por brucutus, RACA....teu nome e' Schweinsteiger...tentaram quebrar o cara hoje, vc viu isso! bom...e humildade, chegaram ate' mesmo a nos consolar pelo ridiculo 7x1 que poderia ter sido mais...inumeraveis virtudes de uma nacao e um time Campeao do Mundo!

Ricardo disse...

Em tempo: o futuro.
Primeiro e' reconhecer o obvio. O futebol brasileiro morreu. E para que ressucite, precisarao os dirigentes incompetentes primeiro reconhecer que nao existem treinadores no Brasil no momento com capacidade para comandar uma selecao Pentacampea. Mourinho, Guradiola, Klinsmann...seriam boas opcoes. Nao apenas um estrategista atualizado, mas alguem que tera' que formar uma base solida visando nao 2018, mas ja' 2016 onde em casa teremos a oportunidade de entao mostrar alguma evolucao, conquistando uma inedita medalha de ouro no futebol. E isso vale muito. Agora, ja estamos atrasados para isso. Abracao, Rick

Jorge Carrano disse...

Pois é, Rick.
Tanto a Argentina quanto o Uruguai já têm a medalha olímpica no futebol.
O "pais do futebol" não tem. E concordo com você, tem grande valor sim, por que não?
Abraço

Ricardo disse...

Sim Big Jorge, eu considero a medalha de ouro Olimpica a segunda maior conquista apos um Copa. A questao e' : O circo acabou, e agora e' hora de pensar rapido e de maneira eficiente para que novos vexames nao se repitam.
E mais, sei que concorda, um time campeao olimpico e' base para 2018. Como sempre vamos ter que depender que os comandantes tenham a mesma capacidade que nos e outros que acompanham tem de reconhecer no minimo o obvio. Abracao.

Freddy disse...

Brasil já deixou de ser “o país do futebol”.
Usando regras similares às da fórmula 1, onde não só a conquista da prova pontua, a Alemanha já superou o Brasil. Não é apenas um título mundial a mais que dará essa primazia ao Brasil, certo? Nessa conta, para desagrado de muitos, vice, 3º lugar e até mera participação também conta ponto!

Estarmos no fundo do poço tem a ver com nossa situação como povo. Sofrido, sujeito à corrupção desenfreada de seus representantes no governo, carente de tudo, até de auto-estima. Não é em 2 ou 4 anos que resolveremos isso, apesar de que milagres existem e é possível montar uma equipe de futebol que consiga vencer em 2018. Simplesmente por ser futebol um esporte onde nem sempre o melhor vence - daí o interesse que desperta, incluindo principalmente os menos favorecidos...

Quanto às loas tecidas à Alemanha como país, povo, organização... Sou um admirador da Alemanha, por ter vivido em Munique 7 meses e tendo lá chegado ainda odiando o país por causa das 2 guerras mundiais. Minha opinião mudou, a opinião do mundo também mudou e eles têm feito o possível para agradar. No entanto, junto com meus elogios rasgados também tenho minhas ressalvas. Foi lá que o nazismo conseguiu criar raízes, e não é à toa. O alemão tem consciência de sua superioridade como povo inteligente, organizado, produtivo, e daí passar a achar que é por conta de suas origens raciais é um pulo... pequeno.

A Alemanha só poderá ser totalmente liberada como país independente e dono único de seu destino, deixando de ser monitorado pelas maiores potências (os antigos aliados, destacando EUA e Rússia), quando aceitar abertamente a miscigenação sem discriminação em todos os níveis de sua sociedade. Não apenas oficialmente, no discurso - isso já é feito. Esse sentimento tem de vir lá de baixo, lá do povo. O futebol tem ajudado, a gente vê e tem de admitir que já está acontecendo.

Ao contrário do Brasil, onde a discriminação social e racial recomeça a ganhar peso nas decisões governamentais.

Papo pra muitas horas, esse...
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Scolari já era, e agora?

Freddy disse...

Mais sobre apenas o Brasil ser o país do futebol:

1) seleção alemã recebida por 500.000 pessoas em Berlin.

http://oglobo.globo.com/esportes/copa-2014/a-festa-da-alemanha-tetracampea-em-berlim-13260759

2) Sobre o interesse alemão nesse esporte, usando até software especializado:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/o-software-alemao-13258431

Claro, poderia aparecer um cara para quebrar os parâmetros desse software, mas parece que Garrincha só teve um...

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

A Alemanha é governada por Angela Merkel, enquanto aqui somos governados por Dilma Rousseff, também conhecida nos tempos da guerrilha como Wanda.
A Alemanha já rejeitou o socialismo nos moldes em que Dilma, seu patrono e outros asseclas tentam impingir ao Brasil.
O DNA dos alemães é diferente.

Jorge Carrano disse...

"De acordo com um estudo divulgado pela Pluriconsultoria nesta semana, o atacante Campbell, um dos destaques da Costa Rica na Copa do Mundo, foi o jogador que mais se valorizou na competição.
Antes do Mundial, o artilheiro estava avaliado em 5,2 milhões de euros (R$ 15,7 milhões). No momento, o seu valor de mercado está em 8,9 milhões de euros (R$ 26,87 milhões). Uma valorização de 70,2 %.
Quem pode se dar bem é o Arsenal, dono dos direitos do jogador. O clube inglês está disposto a negociá-lo."


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/copa-2014/copa-2014-atacante-campbell-da-costa-rica-o-jogador-que-mais-se-valorizou-no-mundial-diz-estudo-13263004.html#ixzz37Ygc0Atx

Jorge Carrano disse...

Comentaristas elegem seleção da Copa, sem Messi e com David Luiz.
Equipe do SporTV monta time ideal com sete finalistas; Zagueiro é único representante do país; Kompany, Pogba e Robben completam equipe.
A Alemanha derrotou a Argentina por 1 a 0 e conquistou o quarto título mundial. Antes da final no Maracanã, comentaristas do SporTV montaram o time ideal para a seleção do Mundial 2014 com cinco atletas da equipe campeã, (Neuer, Lahm, Kroos, Schweinsteiger e Müller) e dois da finalista Argentina (Rojo e Mascherano). A campanha do Brasil, manchada por duas goleadas na fase decisiva do torneio, deixou consequências e o zagueiro David Luiz é o único representante brasileiro entre os 11 melhores. Eleito o melhor jogador da Copa por representantes da Fifa, em decisão polêmica, Lionel Messi fica fora. Kompany (Bélgica), Pogba (França) e Robben (Holanda) completam o time (assista ao vídeo).
Onze analistas do Canal Campeão tiveram a missão de escolher, individualmente, o melhor jogador para uma determinada posição.

Mais em http://sportv.globo.com/site/SporTV-na-Copa/noticia/2014/07/comentaristas-elegem-selecao-da-copa-sem-messi-e-com-david-luiz.html

Absurda a escalação do David Luiz. Hummel, da Alemanha e Garay, da Argentina, foram os melhores zagueiros de área. E tenho dito.

Freddy disse...

Hummel jogou muito.
Goleiro, acho que Neuer levou por ter sido campeão. Foi uma copa que revelou excelentes goleiros em países nem tão bem classificados no ranking, como p.ex. Navas (Costa Rica), Ochoa (México) e Bravo (Chile).
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Só para constar, o Bravo acaba de ser contratado pelo Barcelona, mas já jogava na Espanha. O Navas joga no Levante, também da Espanha. E o Ochoa joga no Ajaccio, da França.
Todos com boa experiência internacional.

Freddy disse...

Navas já está no Real Madrid e o "seu" Arsenal vai levar Khedira. Está o maior "barata-voa" no futebol mundial depois da Copa!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Eu te absolvo, caro Freddy, porque sempre diz que não assiste televisão e não acompanha futebol. Imagine o internacional?
Estas transferências milionárias são absolutamente normais e acontecem duas vezes por temporada nas chamadas "janelas", épocas em que a FIFA formaliza transferências internacionais.
Todo ano é a mesma coisa. E você precisa prestar atenção nas cifras envolvidas. O valor de uma transferência de um Bale, por exemplo, do Tottenham, de Londres, para o Real Madrid, dá para comprar quase o prédio onde você comprou seu apartamento recentemente. E dois ou três iguais ao prédio em que moro.

Freddy disse...

Meu caro, depois que li que Gisele Bündchen ganhou no ano que passou mais de R$ 285.000,00 por DIA, nenhuma cifra mais me impressiona.

Dizem que quem tem sorte nasceu com o traseiro pra Lua, eu digo que a referida moça nasceu com o dito cujo virado para uma conjunção planetária inteira!

Como pode o mercado pagar tanto a uma pessoa apenas por sua estampa, pela maneira de caminhar, ou pela alegada sensualidade (que eu nem vejo)?

=8-) Freddy

Jorge Carrano disse...

E o Tom Brady (marido) também ganha uma nota preta.

Jorge Carrano disse...

Leia esta, Freddy:
"O Real Madrid está muito próximo de oficializar a contratação do alemão Toni Kroos. Segundo o jornal espanhol "AS", a negociação do atual campeão europeu com o Bayern de Munique está fechada e já há até números da transferência. Os merengues desembolsarão € 30 milhões (R$ 90 milhões) aos bávaros para fechar com o meio-campista alemão por cinco anos, informou o diário madrilenho."

Freddy disse...

É, o Real vai investir 90 milhas com um bom retorno previsto em 5 anos, durante os quais ainda vai ter de pagar algo ao craque para usufruir de seus feitos em campo. O cara vai ter também de suar para fazer jus.
Já nossa amiga Gisele, a se manter o atual ritmo de ganhos, terá amealhado nesses 5 anos umas 520 milhas !!! Só gingando o corpo para as lentes...
Como diriam os gaúchos:
"- Bah, tchê!!"
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

A Gisele, com todo respeito, está com o prazo de validade vencido. Uma modelo, manequim ou que nome tenha, não dura tanto tempo em evidência, por várias razões.
Não creio que tenha ainda mais 5 anos de passarelas, fotos, publicidade, etc.

Jorge Carrano disse...

Nesta quinta-feira,17 de julho, a Uefa anunciou a lista com os dez jogadores candidatos ao prêmio de melhor da Europa. O nome do vencedor será conhecido apenas no dia 28 de agosto durante o sorteio da fase de grupos da Champions League.
Os 10 concorrentes ao prêmio são: Diego Costa, Angel Di Maria, Philipp Lahm, Lionel Messi, James Rodriguez, Thomas Muller, Manuel Neuer, Arjen Robben, Cristiano Ronaldo e Luis Suárez.
Quatro dos dez nomes são do Bayern de Munique (Lahm, Muller, Neuer, Robben), dois são do Real Madrid (Ronaldo e Di Maria), um do Barcelona (Messi), um do Atlético de Madri (Diego Costa), um do Liverpool (Suárez) e um do Monaco (James Rodriguez).
Apesar de Suárez e Diego Costa estarem em clubes diferentes agora, a indicação foi pelo que eles fizeram na última temporada.
A curiosidade é a inclusão de James Rodriguez na lista. O colombiano, artilheiro da Copa do Mundo com 6 gols, não teve o mesmo destaque no Monaco, que sequer ganhou um título na última temporada."

http://espn.uol.com.br/noticia/426120_sem-brasileiros-bayern-domina-lista-da-uefa-de-candidatos-a-premio-de-melhor-da-europa

Jorge Carrano disse...

O gol colombiano James Rodriguez, na vitória da Colômbia sobre o Uruguai, no Maracanã, foi eleito o mais bonito da Copa do Mundo de 2014, batendo a cabeçada de Van Persie, na goleada da Holanda sobre a Espanha, em votação realizada no site oficial da Fifa.

Leiam mais em:
http://espn.uol.com.br/noticia/426878_gol-de-james-rodriguez-bate-o-de-van-persie-e-e-eleito-o-mais-bonito-da-copa