16 de julho de 2014

Impressões de Viajante: Petrópolis 2 - Um pouco de História





Por 
Carlos Frederico March
(Freddy)












Solar Dom Afonso, atualmente Hotel Solar do Império

Dando continuidade a nossa visita a Petrópolis, aproveitamos o ensejo de estarmos hospedados justo na principal avenida do chamado  “circuito histórico a pé” e saímos dispostos a levantar pendências das inúmeras viagens anteriores, quando nosso foco eram compras e gastronomia.

Vale ressaltar que Petrópolis, tendo sido residência da família imperial, contém uma quantidade impressionante de atrativos históricos, o mais famoso dos quais é o Museu Imperial na Rua da Imperatriz. Além dele, espalhados pelo centro e arredores, há prédios, parques e sítios de interesse turístico. O referido trajeto a ser percorrido a pé contém um percentual considerável dessas atrações.

Como já dissemos no post anterior, o Hotel Casablanca Koeler fica a poucos metros da principal catedral da cidade, a Igreja de São Pedro de Alcântara e foi por lá que começamos o nosso passeio. No interior dessa Igreja se encontra o mausoléu da família imperial, com os restos mortais de D. Pedro II e D. Tereza Cristina, além da Princesa Isabel e seu marido o Conde D’Eu.

Igreja São Pedro de Alcântara vista da Av. Koeler

Igreja São Pedro de Alcântara, interior

Órgão sobre a entrada principal

Mausoléu da Família Imperial
Rejeitamos um retorno à Rua da Imperatriz com o Museu Imperial, já conhecida de outras viagens e optamos por passear por ambos os lados da Avenida Koeler, que se estende (como outras avenidas petropolitanas) ao longo do Rio Piabanha, admirando os casarões e mansões. É fácil identificá-los, a maioria tem placas padronizadas na porta, com as principais informações sobre cada um. Infelizmente algumas já foram alvo de pixadores (não postarei imagens para não dar crédito aos famigerados autores).

Destacamos duas construções históricas: o Palácio Rio Negro, onde é costume receber presidentes da república em visita à cidade, e o Solar Dom Afonso, hoje em dia Hotel Solar do Império (primeira e última foto do post). Em março de 2010 ficamos lá hospedados para comemorar nosso 33º  aniversário de casamento e é muito bonito e bem cuidado. Tem um jardim absolutamente maravilhoso e um restaurante aberto ao público externo com um cardápio muito refinado.

Palácio Rio Negro

Casa da Princesa Isabel

Entrada do Palácio Sérgio Fadel (Prefeitura)

Mansão Kremer (Henrique Kremer, fundador da Bohemia)

Villa Itararé, junto à Praça da Liberdade

Solar Dom Afonso (Hotel Solar do Império)

Nosso passeio continuou em direção ao sítio da Bauernfest,  desta feita para realizar o passeio guiado ao interior da Cervejaria Bohemia, mas esse será o objeto do próximo post da série.



Créditos:
Imagens de propriedade do autor



3 comentários:

Freddy disse...

Ih...
Desculpem a repetição da palavra "passeio" na última frase. Passou despercebida na revisão gramatical!
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy e´um purista. Ninguém havia notado ou, se notou, relevou em face do conteúdo bem informativo e bem ilustrado.

Freddy disse...

Obrigado pelo elogio.
Fiquei com uma pendência, levantada por Riva no post anterior... Falar sobre gastronomia em Petrópolis.

É bem verdade que o post que fecha a série fala da Bohemia e do restaurante Bordeaux, mas a verdade é que conheço muito pouco a extensa gama de opções da cidade e seus arredores.
Antigamente tinha como referências: Falconi e Majórica, além do D'Angelo.
O Falconi fechou, eu não frequento churrascaria logo nada posso dizer da Majórica. O D'angelo está meio caído. Fui uma vez ao Luigi (interessante)e à sua pizzaria anexa (também interessante).
Gostei mesmo foi do Bordeaux (abordado ao final do próximo post) e do Farfarello, lá pelo km14 da Rodovia União Indústria, Itaipava.
Hoje em dia é difícil a gente ir a esses lugares distantes por causa da Lei Seca, um câncer com o qual temos de conviver hoje em dia.
Um dia irei, assim mesmo, ao Parrô do Valentim (português, também na União Indústria) e ao Vagão, interessante bar dentro de um vagão de trem.
Abraços
Freddy