12 de julho de 2014

DANKE DEUTSCHLAND


Muito obrigado à Alemanha, e em particular aos jogadores de sua seleção nacional, por poupar-nos da possibilidade da humilhação de perdermos, de novo no Maracanã, a partida final da Copa do Mundo da FIFA. Quem sabe como seria o resultado?

E de novo para outro sul-americano, vizinho de fronteira, como foi com o Uruguai.

Além deste agradecimento, quero cumprimenta-los pela organização, disciplina, simpatia e respeito que tiveram conosco.

Os americanos em particular, e Hitler no geral,  fizeram-me antipatizar com os alemães. Desde a infância, quando experimentei restrições ocasionadas pela guerra (faltava trigo, leite, etc) e acompanhava as batalhas sangrentas e destrutivas de cidades em vários pontos do planeta, lendo revistas (edições especiais) e ouvindo o noticiário radiofônico.

O cinema americano passava a ideia de um povo rude, mal educado, impiedoso,  que vivia num pais frio, sem calor humano, fisicamente árido. A guerra acabou! "The war is over".

Fui crescendo e acompanhando o padrão de qualidade dos produtos industriais alemães "feitos para durar toda vida". Máquinas e ferramentas excelentes. Carros fortes e resistentes e carros de alto luxo, sofisticados e de boa performance como os Mercedes.

Comecei a ter informações, na escola e em leituras, sobre Hegel, Nietzche, Schopenhauer e Heidegger, porque (socorrendo-me do tradutor), não por outro motivo o país é considerado "das Land der Dichter  und Denker" ( a terra dos poetas e dos pensadores).

Quem pelo menos não ouviu falar em Goethe, Lutero ou Hermann Hesse, expoentes nas letras e na teologia? Quem nunca ouviu uma obra de Johann Sebastian Bach ou de Ludwig Van Beethoven? 

Quem responder não a estas questões está no blog errado, seguramente (rsrsrs). 

Quando lá estive, visitando algumas cidades, há cerca de dez anos, o que ví foram cidades bem cuidadas, arborizadas e um povo culto, gentil e hospitaleiro.

Por coincidência, temos o registro fotográfico de minha mulher diante de uma churrascaria argentina, onde comemos, em Berlim. Serviço bilingue, castelhano e alemão, no cardápio e no atendimento.



E o blogueiro diante do Museu Pergamon, que visitamos, porque a gente "não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte". Lembram desta frase na música dos Titãs?



Hoje vamos tentar o 3º lugar contra a Holanda. Ou seja, "sobrou para nós o bagaço da laranja", com a devida licença do Zeca Pagodinho. 


E amanhã veremos qual dos Papas tem mais prestígio junto ao Criador: Bento ou Chico?

Ninguém deu a mínima importância para a entrevista do Paul Breitner, ex-jogador da seleção alemã. Em abril do ano passado ele avisou que a Alemanha viria forte, como favorita, e que o Brasil joga um futebol superado, acomodado. A entrevista foi concedida ao canal ESPN e pode ser vista/ouvida em:
http://espn.uol.com.br/video/424404_em-abril-do-ano-passado-craque-alemao-avisou-futebol-brasileiro-dorme-desde-2002

Nota do editor: a entrevista é longa, com uma hora e vinte minutos de duração. O trecho em que Breitner fala do favoritismo da Alemanha e da situação do Brasil, no futebol, está  entre os minutos 20 e 25.

24 comentários:

Freddy disse...

Hmmm...
Estou me coçando para fazer um relato de meus 7 meses em Munique...
Entre outras pérolas, parte da turma da Embratel se reuniu um dia para uma pelada contra o pessoal da Siemens, para descontrair. Tomaram de 6x1 dos alemães!
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Para quem não conhece (será?) eis os primeiros versos do samba "Bagaço da Laranja", do Zeca Pagodinho:

"Fui no pagode
Acabou a comida
Acabou a bebida
Acabou a canja
Sobrou pra mim
O bagaço da laranja
Sobrou pra mim
O bagaço da laranja (BIS)"

Jorge Carrano disse...

Os alemães foram ganhando nos estádios e também conquistando simpatias fora deles, com algumas ações sociais.
Em Santa Cruz Cabrália, onde construíram o local de concentração, receberam a visita de índios, aos quais doaram alguns marcos para compra de uma ambulância, ajudaram na reforma da escola pública local, além de confraternizarem com a população local.
A ressaltar, também, o exemplo de comportamento respeitoso com o anfitrião, no qual sapecaram os 7X1.

Segundo li, na Fifa Fun Fest, em Copacabana, turistas alemães, espelhados no exemplo do japoneses , não apenas recolheram o lixo da praia, mas incentivaram outros frequentadores a ajudá-los.

Por fim, como apresentaram o melhor futebol até agora, com mais conjunto, mais disciplina, sem dependência de "estrelas", contarão com minha torcida para que fiquem com o título.

Helga Maria disse...

Fico contente com estas considerações favoráveis aos alemães, pois tenho raízes lá.
Mas tenho um reparo, Hitler não era alemão (risos).
Helga

Jorge Carrano disse...

Recebido do Paulo Bouhid, que nos prestigia como leitor bissexto do blog:
1999: Brasil 4x0 Alemanha
2002: Brasil 2x0 Alemanha
2004: Brasil 1x1 Alemanha
Total: Brasil 7x1 Alemanha

2014: Brasil 1x7 Alemanha

Agora estamos quites, mas não precisava pagar à vista.

Jorge Carrano disse...

Cara Helga,
Ninguém aqui disse (ou escreveu), que Hitler era alemão. Mas foram os alemães que ele mobilizou e arrastou para a guerra.
Assim como Carmem Miranda não era brasileira, mas não obstante passou a imagem da brasileira com bananas na cabeça para o mundo.
Gardel não era argentino mas é considerado um ícone do tango portenho.
Colombo nem espanhol era, mas adjudicou terras aqui em nome dos espanhóis.
E haveria muitos outros exemplos que poderiam ser dados.
O fato é que foi na Alemanha e através dos alemães que Hitler impôs sua filosofia da raça pura.
De resto, ele foi citado porque foi responsável pela imagem negativa que sobrou para a Alemanha.

Jorge Carrano disse...

Acessem e leiam:
http://www.dw.de/base-dos-alem%C3%A3es-na-copa-deixa-quest%C3%B5es-em-aberto/a-17300338

Continuo admirando o Reino Unido, e Londres continua sendo a cidade que elegeria para viver, mas devo fazer justiça à Alemanha e ao seu povo trabalhador, disciplinado, combativo e responsável.

Num momento em que estão cogitando a contratação de um técnico estrangeiro para a seleção, porque não contratamos a Angela Merkel ao final de seu mandato?
Absurdo semelhante já foi perpetrado com a contratação de médicos cubanos.

Freddy disse...

O PT enraíza cada vez mais seu câncer na sociedade, atuando onde você menos percebe. A mais recente foi para o brejo por conta de denúncia nas redes sociais: a Nike não permitia personalizar camisetas criticando PT ou Dilma, mas permitia de outros partidos. Cheguei a pensar que fosse postagem falsa, mas saiu no Globo:

http://oglobo.globo.com/brasil/personalizacao-de-camisas-da-nike-permitia-ataque-ao-psdb-mas-preservou-pt-dilma-13220572

=8-( Freddy

Freddy disse...

Dilma será vaiada no Maracanã, mas vai reiterar sua opinião de que é a "elite branca" que o fará. Não bastasse o PT introduzir o racismo através das cotas para negros, agora Dilma acirra ainda mais a separação da população em raças. É uma atitude torpe! Mas esperar o que, de uma pessoa que carrega dentro de si um mundo inteiro de mágoas por ter sido torturada quando era terrorista?

=8-( Freddy

Jorge Carrano disse...

O blog voltará a enfrentar temas políticos oportunamente, mas quero apenas lembrar, caro Freddy, que ela antes de ser presa e Torturada (foi?), esteve envolvida em grupos que pregavam a luta armada, praticaram sequestros e assaltos a bancos.
Mas isso é conversa par outra hora.

Freddy disse...

Data venia, caro Carrano: quais as atividades costumeiras de uma terrorista, a palavra que usei no meu comentário para classificar Dilma no seu passado?

<:o/

Helga Maria disse...

Desculpe!
Helga

Jorge Carrano disse...

Que é isso, Helga? Aqui cada um diz o que quer e ouve (lê) o que não quer (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Quem quer palpitar?
Brasil ou Holanda? E o placar, alguém arrisca?

Freddy disse...

Holanda 6 x 1 Brasil
<:o)

Jorge Carrano disse...

Você está sóbrio, caro Freddy?
Isso é palpite, praga ou desejo (rsrsrs)?

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Fim do primeiro tempo e faltam só 4 para seu palpite dar certo.
Vira essa boca para lá (rsrsrs).
Ah, sim, o Brasil precisaria fazer 1. É verdade.

Riva disse...

Peguem o currículo do vice do AÉCIO ........ FLUi

Jorge Carrano disse...

Acho que tem linha cruzada no blog. Alô, alô?

Riva disse...

Se foi pra mim não entendi ... (rs)

Vcs estavam falando de terroristas, torturada, assaltantes de banco, sequestradores ....... aí me lembrei do vice do AÉCIO, que se vier a ganhar, certamente será nosso presidente (como a Dilma) diversas vezes !!! Só muda o saco .... a farinha é a mesma.

Freddy disse...

Aquele bando de acomodados estragou meu palpite. É bem verdade que já haviam dito que não tinham interesse algum nesse jogo, pois seu foco tinha sido ganhar a copa - e não deu.
Mas se fizessem uma forcinha, dava pra mais uns 2 ou 3 gols, fácil!
Como viram, eu não estava doido nem bêbado quando dei meu palpite.

Palpite pra amanhã: Argentina ganha da favorita, provavelmente por 2 x 1. Apesar de que os alemães estão "babando na gravata" pra levar essa!
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Na Copa de 2010, o polvo Paul, que vivia no Aquário Marinho de Oberhausen, na Alemanha, acertou todos os palpites relativos ao time de seu país, inclusive a derrota nas semifinais do torneio.
Quantos tentáculos você tem? (rsrsrs).

Riva disse...

Eu acho que a Argentina fará exatamente como na final de 90, fechadíssima como jogou contra a Holanda, esperando uma oportunidade para uma daquelas escapadas do Messi estilo Robben.E calmamente esperará a prorrogação e os penalties.

Mas, qqer golzinho aí estraga toda essa teoria.

Que vença o melhor, a Alemanha, pelo bem do Futebol, e pelo bem das nossas futuras gerações .... uma questão de sustentabilidade mesmo !

Riva disse...

Well ....

Acertei os 4 semifinalistas
Acertei qual seria a final
E falei da tal estória numerológica dos 24 anos, que dava esse título de 2014 para a Alemanha

FLU i