6 de julho de 2014

Faltam dois jogos

Depois da Alemanha teremos mais um jogo, com certeza. Ou estaremos na final ou disputaremos o terceiro lugar.

Deu a lógica: Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda passaram e disputarão as semifinais mais equilibradas de todas as copas.

A Alemanha pariu um ouriço para ganhar da França. No final  os dois times estavam esgotados em campo. Se a França tivesse empatado, e esteve por pouco, minha sensação é de que teria eliminado a Alemanha na prorrogação. A seleção francesa parecia um pouco mais inteira fisicamente.

Já Brasil e Argentina passaram à duras penas por Colômbia e Bélgica. No final das respectivas partidas  foram muito pressionadas  e passaram sufoco.

Yepes
Van Buiten







Nos últimos momentos dos jogos, os zagueiros, altos e fortes Yepes da Colômbia e Van Buiten, da Bélgica se mandaram para o ataque e ficaram jogando como centroavantes.

Minha opinião é que faltou tanto à Colômbia quanto à Bélgica um pouco mais de casca, de camisa, de tradição. Foram até onde era possível, e não foi pouco.

Já a Costa Rica, grande surpresa, não chegou ao espanto, como de brincadeira mencionei em outro post. Mas foi por pouco. Só caiu nos pênaltis. Seu goleiro, o Navas, já é o melhor goleiro desta copa, de destaques nesta posição. Foram muitos bons goalkeepers, e a copa não terminou, mas dificilmente algum irá superar  as atuações do goleiro costarriquenho, em especial nesta partida contra a Holanda. E emoção não faltou neste jogo.

O jogo do Brasil contra a Colômbia foi o mais faltoso até agora e dificilmente será superado. Foram 54 faltas marcadas pelo juiz espanhol (fraco), sendo que 31 cometidas pela seleção brasileira. Fernandinho bateu muito no James Rodriguez e deveria ter lavado, no mínimo, um cartão amarelo.

O juiz ficou economizando a aplicação de cartão e só o fez quando o Thiago Silva, tolamente, impediu uma saída de bola do goleiro colombiano. Conclusão, Thiago fora da partida semifinal contra a Alemanha.

A Colômbia fez menos faltas, mas uma delas,  muito forte, tirou o Neymar da copa e dos gramados por pelo menos 6 semanas.

Campbell
James Rodriguez










A Argentina teve muito trabalho para vencer a Bélgica, e o goleiro Courtois manteve a tradição de não tomar gol de Messi. Houve um lance incrível quando o melhor jogador do mundo ficou frente à frente  e o goleiro  defendeu o chute. 

Courtois que atuou de 2011 até junho deste ano por empréstimo no Atlético de Madrid (pertence ao Chelsea), enfrentou o jogador do Barcelona várias vezes e o goleiro colchonero nunca foi superado pelo atacante do time catalão.

Os destaques individuais, que não podemos chamar de revelações, eis que estão disputando uma copa mundial, seriam o James Rodriguez, da Colômbia, por enquanto artilheiro com 6 gols assinalados e o Campbell, da Costa Rica, inexplicavelmente substituído pelo técnico no jogo contra a Holanda. Não entendí.

Mas a equipe, considerado o conjunto, a disciplina tática e padrão de jogo que mais me impressionou, foi a Holanda.

E o Robben é inesgotável fisicamente e muito bom tecnicamente. Comparado aos outros talentos de outras seleções, como Messi e Neymar, para citar apenas dois, foi o único que até agora correspondeu plenamente.

Ele de um lado e Messi do outro, irão protagonizar, na quarta-feira, dia 9, uma difícil peleja.

Entre as 4 seleções que disputarão as semifinais é a única que não possui, ainda, um titulo mundial, só tendo conseguido  3 vice-campeonatos. Teria chegado sua vez de conquistar o troféu?

Na prática e na teoria, qualquer das quatro pode conquistar o título.

Por último quero fazer menção especial as seleções da França, Colômbia, Bélgica e Estados Unidos que deixaram boa impressão e fizeram uma copa muito digna.

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Os americanos do norte estão ainda no secundário em matéria de futebol, ou soccer. Fizeram o primário, mas falta muito para chegar ao nível superior.
O "The New YOrk Times", prestigiado jornal deles, insinuou em manchete que a seleção brasileira iniciou a violência, o jogo desleal, e o Colômbia revidou, deu o troco, o que nos custou caro.
Eis o original:
"For bellicose Brazil, payback carries heavy price: loss of Naymar."

Riva disse...

Acertei os 4 semifinalistas, no meu palpite de antes da COPA. E se eu acertei, a FIFA acertou também, ou seja, deu o que ela planejou como o mais provável, em função daquele “sorteio” das chaves, que colocou de forma absurda Italia, Brasil, Uruguai e Inglaterra do mesmo lado da chave, para sobrar apenas um.
O que a FIFA não esperava era a Polícia brasileira investigando a máfia dos ingressos, capitaneada pelo Blatter (vejam o impressionante depoimento no GLOBO de hoje do jornalista inglês Andrew Jennings).
E quem vai para a final ? Brasil ou Alemanha ? Não há favorito. Qualquer resultado é possível e normal – a menos de uma goleada, claro.
Do outro lado, Papai do Céu nos premiou tirando a Costa Rica e seu antifutebol das semifinais. Vibrei com a classificação da Holanda por dois motivos : tem plenas condições de evitar que a Argentina chegue à final ; merece um título há muitos anos pelo belo futebol ofensivo que joga. Se passar, será sua 4ª final – 74, 78, 2010 e 2014.
Quanto ao assunto NEYMAR, foi lamentável o que aconteceu. Já vi jogada como essa dezenas de vezes, mas dessa vez, reparem a diferença de massa física entre o touro colombiano e Neymar, reparem também que Neymar freia exatamente um segundo antes da pancada, piorando demais as consequências do impacto. O juiz deu a vantagem –normal- mas depois deveria ter dado o cartão amarelo ou vermelho ao touro.
Futebol é um esporte violento, de muito choque. Aconteceu e pronto. As regras estão aí para se punir a violência. Esse juiz deveria ganhar um belo gancho da FIFA. E o touro colombiano também.
E como ficamos sem o Neymar ?
Na minha leitura, a Argentina depende demais do Messi e do Di Maria. Di Maria está fora da Copa, segundo informações recentes, devido à contusão no jogo de hoje contra a Bélgica. Se perdesse Messi, seria uma tragédia. Sem o Di Maria as coisas já ficam bem complicadas.
A Holanda gira em torno de Robben. 95% do seu potencial ofensivo depende desse cara. Se marcá-lo homem a homem, acaba a Holanda. Funciona, e já vi essa marcação, quando bem feita, ser bem sucedida diversas vezes, em cima de caras como Pelé, Zico, Maradona e outros craques.
A Alemanha é um timaço, coeso, sendo preparado desde 2007. Ataca e defende em bloco, com dois grandes artilheiros na frente, e muita inteligência no meio de campo. Tem o melhor goleiro do planeta, e um impressionante baixíssimo índice de passes errados.
E nós ? Eu e o Amarildo 62 (ver GLOBO de hoje) vemos na contusão do Neymar uma mega oportunidade para esse grupo demonstrar sua liga, sua coesão, fora e dentro de campo. E também uma rara oportunidade de alguns jogadores atuarem como o fazem em seus times de origem, o que não podiam fazer com o Neymar em campo.
Temos material humano para escalar e colocar em prática pelo menos 3 diferentes estratégias contra a Alemanha. Mas ...... nunca jogamos assim. Será a 1ª vez com qualquer uma das 3 estratégias, e contra esse time da Alemanha. Mas em 62 também foi assim, e sem o Pelé. E abriu-se um enorme espaço para Garrincha jogar seu verdadeiro futebol. É jogo de gigantes, de semifinal de Copa, casa cheia, muito estresse.
Ontem no jogo Holanda x Costa Rica assistimos uma cena insólita em futebol, vista somente em jogos de basquete e de vôlei : uma substituição no último minuto para se colocar em campo um especialista, um goleiro “pegador de penalties”. E quase que a substituição não é feita, por falta de tempo !
Lembrei-me na hora do sensacional Flamengo x Cobreloa, decisão da Libertadores da América há 25 anos, quando Carpegiani, treinador do Fla, faz uma substituição de última hora, com uma missão específica – nocautear o touro chileno Mario Soto ... e Ancelmo cumpriu a missão fielmente !
Eu ? Já estou nervoso pra KcT !!
PS : caramba, acabo de receber a notícia da prematura morte do Assis, ex-FLU, da dupla Casal 20, com o falecido recentemente Washington ........ esses caras deram muitas alegrias à nossa torcida do FLU .... que tristeza.

Jorge Carrano disse...

Quem sabe o futebol coletivo aparece e supre a falta do referência no time? A verdade é que Neymar, por vezes, é muito fominha.
Vejam a Alemanha que não tem um grande destaque individual, destes que desequilibram um jogo. É um belo time pelo conjunto, pelo coletivo, bem treinado.
Não temos Amarildo na reserva, e nem Garrincha jogando, e, cá para nós, Neymar esta longe de ser Pelé. Mas vai que Deus é realmente brasileiro, o juiz ajuda ou o Neur dá uma de Oliver Kahn e entrega o jogo?

Ninguém está falando ou valorizando a ausência do Thiago Silva.

Jorge Carrano disse...

Tem um detalhe que quero deixar registrado. A categoria, a eficiência, a lição que os cobradores de penaltis da Holanda deram ontem: Van Persie, Robben, Sneijder e Kuyt, mostraram como se cobra penalidades. Indefensáveis as quatro cobranças.

Freddy disse...

Interessantes alguns pontos abordados...
A FIFA não esperava ser envolvida no turbilhão anti-Copa, que acabou provocando investigações um pouco mais profundas sobre o caráter não lucrativo da entidade e seus bilhões de dólares, estranhos contratos de exclusividade envolvendo firmas ligadas a parentes de dirigentes, coisa e tal. Só falta abordarem seriamente o esquema de escolha de sede, com compra de votos através de suborno e outras vantagens extracampo.

Substituição nos últimos segundos lembra a necessidade de alterações profundas nas regras do futebol, impossibilitadas pelo atual comportamento jurássico da FIFA. Fim do impedimento, substituições como no vôlei e basquete, cartão azul (afastamento temporário de campo), 10 jogadores em vez de 11, essas coisas todas.

Eu não entendo de futebol, de modo que apenas digo que vejo grande chance do Brasil realmente deslanchar contra a Alemanha, que pagará o pato colombiano. Não que a Alemanha tenha um time pior que os demais semifinalistas, pelo contrário eu o vejo como o melhor da Copa. Copa essa que ainda não mostrou nenhum bicho-papão como as demais, independente deles terem ganho ou não os torneios. Essa está bem nivelada por conta da maioria dos jogadores atuar em outras praças e aos poucos perder a identidade dos países de origem.

É uma questão psicológica, que pegará de surpresa a nós e ao nosso primeiro adversário, que não sabe o que encontrará pela frente! No entanto, minha previsão é de que, passado o impacto, chegaremos à final contra times realmente motivados, seja a Argentina ou a Holanda. A Argentina por ser adversário naturalmente difícil e já tem em mente a honra de repetir o Uruguai de 50. A Holanda, porque apesar de estar jogando “so-so”, testemunhamos o que ela é capaz de fazer motivada, como fez contra a Espanha. Jogaria, a meu ver, mordida por notícias de que sempre morre na praia, que será vice pela 4ª vez, essas coisas todas...

Especialistas dizem que o campeão sairá do jogo Brasil x Alemanha, mas acho que tudo é possível nessa copa sem favoritos.
<:o) Freddy

Riva disse...

Não acredito que qualquer especialista possa dar um palpite seguro. Não dá !
Qualquer resultado é possível nos 2 jogos.

A única coisa que não desejo é uma final Brasil e Argentina !!

Imaginem se esses caras, que já têm um Papa, ganham da gente em pleno Maracanã .....é pra "fazer touca" se isso acontecer, irreversível, irremediável por 5.000 anos !!!!

Pra relaxar : no Planeta Twitter, que frequento desde 2009, há desconfianças em relação ao Van Gaal, técnico da Holanda ....uns acham que ele pega batata frita com palitinho, outros acham que ele faz xixi sentado ..... chegaremos a uma conclusão em breve !

Freddy disse...

Parece que não tem nada a ver, mas tem...
Acabo de ler que há movimento nos EUA para que se façam e-mails de não mais que 5 linhas. O Twitter só aceita frases de até 140 caracteres. O Facebook só é efetivo se você mandar uma imagem junto, com frases pequenas dentro dela de preferência...

O mundo caminha para privilegiar o pensamento curto e rápido. Poucas pessoas conseguem manter atenção a um texto se tiver mais de... 5 linhas. Empresas começam a exigir que ideias sejam veiculadas em minutos. O ser humano não tem mais tempo a perder.

E nós, no blog? Ou: o que será de quem tem prazer em ler um livro de 600 páginas? Textos e belas reportagens de 5 ou mais páginas? Estaremos relegados ao Jurassic Park?

=8-( Freddy

Riva disse...

Eu entendo que existe uma diferença muito grande entre ler um livro e ler mensagens no computador.

Não tenho paciência de ler mensagens grandes do Facebook. Dou preferência às curtas.

No Twitter (uso há 5 anos), já me acostumei com os 140 caracteres, embora exista aplicativo para vc quebrar essa regra, e ..... poucos a usam !

O Twitter ficou bem mais legal quando passamos a poder colocar fotos também. Sinto falta desse recurso nos comentários do blog.

E nada disso me afasta dos livros. Até hoje não consegui aderir ao e-book. Um dos meus filhos tem um Kindle há alguns anos, e nunca cheguei perto. Gosto de folhear, cheirar, rabiscar, fazer anotações, etc.

Acho que na web vai é acabar a escrita ! A maioria dos dispositivos está dando ênfase à gravação de voz, mas parece que a galera ainda está relutante.

Quem mandou nascer na década de 50 ? Agora guenta o tsunami !!!!! rsrsrs