9 de julho de 2013

Snowden ganhou o que queria

Este bobalhão queria notoriedade e conseguiu. De forma irresponsável.

Morri de rir, quase me engasguei, com a explicação dada por ele para atitude que tomou, de revelar para o mundo o trabalho “sujo” do qual participava de forma consciente.

Este idiota, meninão imaturo e inconsequente disse que  resolveu  divulgar os atos de espionagem “em defesa da liberdade e privacidade das pessoas”. Ficou incomodado com a abrangência da invasão na vida das pessoas e dos países.

Que altruísmo! Quanta humanidade tem este jovem que diz amar o seu país. Eu o indicaria para o NOBEL DA PAZ. Ou quem sabe uma canonizaçãozinha, já que o Vaticano esta pródigo em  nomear santos.

Não acredito numa só palavra deste salafrário. Quer me fazer crer que entrou inocente, que não sabia o que ajudaria a fazer?

É um safardana sobre o qual me recuso a falar mais. Quero que tenha o fim que merece. Uma vida sem privacidade e liberdade, bens que ele tanto presa, a ponto de  quebrar promessa de sigilo em contrato assinado.

Uma demissão pura e simples não servia para ele?  Ficaria com sua consciência tranquila pois deixaria de participar de ações que condenava. E ponto.

Essa coisa de espionagem vem de longe. Escutas com os ouvidos colados atrás das portas, microfones instalados debaixo de mesas, em bocais de aparelhos telefônicos, interceptação (grampos) de linhas, não ocorrem apenas nas ficções das telas cinematográficas. E nas histórias de detetives particulares.

Hoje os meios são mais sofisticados, na mesma proporção do desenvolvimento dos  meios de comunicações. Só isso.

Os USA são uma nação ameaçada por tresloucados e fanáticos religiosos. Têm inimigos declarados e ocultos. É natural que por motivo de segurança de seus cidadãos fiquem de “antenas ligadas” como se recomendava às pessoas para que ficassem atentas a algum problema.

Na indústria, a competição, a disputa por mercados, há toda uma preocupação com espionagem. São novos produtos em fase de pesquisa, desenhos que estão ainda nas pranchetas e agora nos computadores  e que são alvo de interesse dos concorrentes, por motivos que não preciso enumerar.

Bem, acho desnecessário enumerar, mas se o desatento leitor precisa que eu mencione os motivos,  então está sendo aqui e agora rotulado de crédulo, inocente, puro, sem malícia, que desfila de anjo em procissão de prostituta.

O cretino revelar que tem membros do corpo diplomático fazendo papel de espião e isto virar notícia com esta repercussão é inacreditável. Que país não espiona. Todo mundo fiscaliza todo mundo.

E este trabalho “sujo”, feito de forma sub-reptícia, as ocultas, só pode ser feito desta maneira furtiva. Ou vocês acham que espião deveria utilizar crachá informando suas funções?

Alguém chega a um setor estratégico em determinado país, tira do bolso seu cartão de visitas onde se lê : Fulano de Tal, Espião Senior dos EEUU e aí é recepcionado com água gelada e cafezinho. É assim que deveria ser?

Embaixador tem naturalmente, como dever de ofício, em sua job description, a tarefa de obter o máximo de informações possíveis sobre os países onde estão lotados, bem como fornecer informações sobre seu próprio país. Estas última maquiadas. E quaisquer meios são válidos porque fazem parte das regras.

Na fórmula 1, tem espionagem entre mecânicos e desenhistas. Quanto vale para uma equipe antecipar os projetos das concorrentes? Um novo material ou componente que irá influenciar o desempenho?

E assim entre países, mesmo aqueles com os quais mantém boas relações, é fundamental conhecer o pensamento por trás das palavras oficiais.

Se o Brasil não pratica este jogo tenho mais uma razão para me envergonhar. Vão ser tolos e incompetentes assim no raio que os parta.

Sim, eu sou a favor da privacidade, mas de que adianta se nunca mais a teremos. E acho que nunca tivemos em alguma medida. Melhor se adaptar e aprender a conviver com a invasão dos xeretas oficiais e particulares.

9 comentários:

Freddy disse...

Sim, Carrano, concordo com tudo.
Para mim, o destaque que nossa mídia mancomunada com o poder dá à notícia é estratégia para desviar a atenção dos manifestos recentes. Quem é o Brasil para "crescer" e cobrar atitudes contra os EUA? É tudo artimanha, e Snowden chegou na hora certa para a Dilma.

O pouco que podemos fazer é insistir via redes sociais para que não se perca o foco das reivindicações, chamando a atenção explicitamente para a intenção da manobra governamental. O difícil é que, sem inserção de alguma foto bombástica, ninguém lê suas mensagens...

E, como você terminou o post, nossa vida hoje é um livro aberto. Sinto-me nu perante a sociedade (aliás, já é um sonho recorrente, esse de eu me ver nu no meio da multidão). Não acesso um site sequer sem correr o risco de vê-lo divulgado à minha revelia no Facebook, GMail ou YouTube, é uma agonia diária. Como consolação, não sou só eu a ser vigiado ou exposto. O jeito é relaxar e tocar pra frente dentro do novo cenário.

Abraço
Freddy

Anônimo disse...

Eu espionei muito de binóculo, uma vizinha gostosona do prédio defronte o meu trocando de roupa. E quando era criança olhava pelo buraco da fechadura nossa empregada tomar banho.KKKKK

Gusmão disse...

Se é verdade que esta agência americana mantinha uma célula nas nossas barbas, em Brasília, esta nossa tal de ABIN faz o que? Este I da sigla não é de inteligência? Tá faltando muita inteligência em Brasília.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Nossa! Você é levado da breca, hein Anônimo.
E depois, batia "umazinha"?

Freddy disse...

Em atenção ao meu primeiro parágrafo, observo que a charge do Chico na primeira página do Globo faz piada exatamente sobre o que comentei.
<:o)
Freddy

Riva disse...

No fundo mesmo, a espionagem do Anônimo é DEZ ! O resto é cortina de fumaça para o PT ....

Freddy disse...

Eu estou adquirindo uma luneta que amplia 90 vezes, um upgrade sobre minha atual que só amplia 45!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Minha irmã, que frequenta o Facebook, mandou por email este comentário abaixo que pinçou lá. Achei pertinente:

"É claro que essa história do Obama estar monitorando as ligações telefônicas no Brasil é mentira!!! Se a gente mal consegue completar a ligação, como é que ele vai espionar alguma coisa gente! Pensa um pouco! E antes que eu me esqueça:
Bom dia, Presidente Obama...(educação é tudo nessa vida).
By Evandro Machado"

Jorge Carrano disse...

Leiam em
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/10/eua-monitoram-telefonemas-de-35-lideres-mundiais-diz-jornal.html