15 de julho de 2013

França, pais do futebol

Com a conquista do campeonato mundial SUB-20, após vencer o Uruguai neste último  sábado, dia 13 de julho de 2013, a França fecha o ciclo de conquistas de campeonatos e copas patrocinadas pela FIFA.

Já conquistou Copa do Mundo, Eurocopa, Copa das Confederações  e campeonatos mundiais, sub-17, sub-19 e sub-20, além de uma Olimpíada que não é da FIFA e sim do COI, quando venceram o Brasil na final em 1984.

E, pasmem, em 2005 foram campeões mundiais de futebol de areia.

Sem contar que em 1998, com Zidane, e em 2006 com Henry, liquidou nossas esperanças nas copas daqueles anos.

Em 1998, com a “convulsão” do Ronaldo e a canalhice do Zico, que recomendou o corte do Romário, jogamos uma partida medíocre e fomos mandados para casa.

Nesta Copa, o episódio que mais me marcou e acho que teve uma enorme influência na disposição do time nas partidas, foi a briga do Dunga (grande e necessária liderança) com o Leonardo, menino mimado de Niterói, poliglota e elegante no trajar (apenas), mestre em atitudes antidesportivas, como a cotovelada no jogador da seleção americana e agora recentemente o safanão que deu no juiz após uma partida do PSG, na França, e que lhe custou 13 (treze) meses de suspensão, como diretor técnico.

Para defender Bebeto, que era e sempre foi de afinar, pipocar, e estava sendo cobrado pelo Dunga para jogar com mais disposição, acabou por criar um clima ruim e deixar o Dunga visivelmente desanimado.


A foto acima pinçada no Google, mostra o exato momento em que discutiam por causa do Bebeto, um chorão .

Em 2006 foi aquele fiasco, de novo a França carimbando nosso passaporte de volta ao Brasil,  com Henry como carimbador.
Que me lembra, apenas em 1958 conseguimos uma vitória expressiva sobre a França, tida e havida como favorita a conquista daquela copa. Até o De Gaule achava que ganhariam. Eles tinham um timaço mesmo. E um goleador, de novo Fontaine.

A seleção de Pelé e Garrincha conseguiu a vitória inquestionável. De lá para cá, em jogos de competições oficiais não conseguimos vencer.

Lembro de alguns excelentes jogadores franceses que fizeram história, além dos já citados Tierry Henry, Zinadine Zidane e  Just Fontaine, como por exemplo o Michel  Platini, Deschamps, Trésor , Piantoni e um dos maiores jogadores europeus até hoje surgidos – Raymond  Kopa.

A seleção francesa foi a primeira a recrutar um negro, em 1938, o jogador Diagne, nascido na Guiana Francesa. Desde então muitos outros, assim como alguns de origem árabe,  integraram a seleção e envergaram a tradicional camisa azul, com o galinho.

Na seleção que disputou a final da copa sub-20, sábado (dia 13), oito dos jogadores franceses eram afrodescendentes. Bons de bola, o que assegura para a França boas seleções para copas futuras.
  

Matéria e foto em:

Um comentário:

Jorge Carrano disse...

Esta atitude do Leonardo, custou a ele a suspensão na Liga (13 meses) e o emprego no PSG, que por sua vez acaba de perder 3 pontos no campeonato, pelo episódio.
País sério é outra coisa.