26 de julho de 2013

O inverno em Niterói

O inverno neste ano de 2013, aqui em Niterói, aconteceu numa quinta-feira, dia 25 de julho, ontem.  Na verdade chegou na madrugada de quarta para quinta-feira, obrigando-me a pegar um cobertor.

Embora o noticiário radiofônico matinal falasse em 15 graus, que já seriam suficientes para me deixar com as mãos geladas, a sensação que eu tinha é que beirava uns 8 graus.

Quando morei em São Paulo convivi com temperaturas baixas no inverno e jamais me acostumei. Tirante tomar sopas, exceto as fondue, os queijos e vinhos, o que resta senão dormir bem agasalhado?

Eu fico todo duro, menos  o que mais importa, que ao contrário mais encolhe. Dedos, juntas, pescoço tudo fica rígido, e é um sacrifício sair debaixo das cobertas.

O banho é um caso a parte. O ritual compreende abrir o chuveiro (à gás), com um mínimo de água correndo, até que ela ferva e fique embaçando espelho e paredes do box. Aí entro e abro um pouco mais o registro de água.

Paisagens como esta abaixo só admiro em cartões postais e calendários.


Prefiro esta a seguir, quando um chopinho e alguns bolinhos de bacalhau e casquinhas de siri são suficientes para fazer a alegria do verão. 



Interessante é que nem na Europa, e nem aqui na América do Sul, nos países andinos,  onde também faz um pouco de frio, eu sofro tanto. Provavelmente por causa das pesadas roupas, casacões, luvas e gorros que lá usamos e pela calefação dos ambiente fechados (hotéis, restaurantes, etc).


Bem, não sei ainda quanto tempo irá durar o inverno. Espero que acabe antes do domingo, dia 28,  porque a caminhada na praia com aquele ventinho nas orelhas é muito desagradável. 

Imagens Google.

12 comentários:

Freddy disse...

Eu já tive de sair de blusa de frio desde ontem, mas ainda de bermuda, item obrigatório de meu vestuário de aposentado.
No entanto, lá em Friburgo a barra vai pesar. Como a casa não está preparada com aquecimento central, a temperatura interna nos cômodos sem aquecedor elétrico fica como geladeira. Tomar café da manhã numa cozinha a 10 graus ou menos é dose!
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Alvíssaras!
A julgar pelo sol mentiroso que se esforça em dar o ar da graça nesta sexta-feira, o inverno termina antes de domingo.

Freddy disse...

A meteorologia já prometia sol a partir de sábado. Ele na sexta é apenas aperitivo!
Aproveito para comentar acerca do descompasso entre meu espírito e meu corpo, provavelmente fruto de idade já preocupante. Eu adoro frio, gosto de viajar para onde tem neve, comprei casa em Friburgo. No entanto meu corpo vem reclamando bastante desses meus gostos exóticos.
Nessa madrugada acordei com uma crise de calafrios que só passou depois de um chocolate e me enrolar em mais roupa, apesar do frio não estar tão forte assim (para mim).
Brabo...
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Ainda se fala tiritando de frio? Pois é, eu estou. O solzinho ainda não foi suficiente para dar uma esquentadinha. Mas até domingo, quem sabe, acaba o inverno?

Freddy disse...

Pronto, estamos em Friburgo! As expectativas são excelentes: sol e poucas nuvens, sem chuva. Com isso, a temperatura DESPENCA na madrugada!!
Socorro!
<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Se bem me lembro você gosta de licores. Boa e justa razão para toma-los.
Ou um Porto, quem sabe.

Freddy disse...

Por enquanto estou no vinho e na graspa da Serra Gaúcha.
;-)
Freddy

Helga Maria disse...

Os estrangeiros que vieram para a JMJ voltarão para seus países dizendo que o Rio de Janeiro é cinza igual a Londres, fria e com chuva.
Se eu já não conhecesse a cidade também voltaria com essa impressão.
Helga

Jorge Carrano disse...

Está parecido mesmo com Londres (não o ano todo) Helga.
Acabo de chegar de minha caminhada no calçadão e há uma névoa úmida que impede a visão nítida da cidade do Rio de Janeiro.
E o sol, até agora, nada de aparecer.

Anônimo disse...

Prefiero Jerez.

Jorge Carrano disse...

E o inverno não acabou. Hoje o sol até apareceu, mas o frio continua.
A previsão para esta próxima madrugada é de uma mínima de 11 graus no Rio.
Bbbbbrrrrrrr Que frio é esse gente?

Jorge Carrano disse...

Depois deste verão de 2014 (meses de janeiro e fevereiro), mudei de ideia.
Quero temperaturas civilizadas. O verão deixará de ser minha estação predileta.
Que calor é este?