7 de julho de 2013

Outra seleção discutível


Por
GUSMÃO



O blog manager criticou a seleção resultante de enquete realizada pela revista World Soccer para escalação da melhor seleção de futebol  de todos os tempos.

Permito-me, com a devida licença, criticar à que a FIFA definiu como a melhor seleção de jogadores que disputaram por seus respectivos países a Copa das Confederações.

Para quem não viu, a seleção ficou assim: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Sergio Ramos; Paulinho, Pirlo e Iniesta; no ataque Neymar,  Fernando Torres e Fred.

Sérgio Ramos, improvisado na lateral esquerda? Não concordo.  O Alba, lateral da Espanha e mesmo o Marcelo, do Brasil, são melhores do que o Sergio Ramos naquele setor. O Sergio Ramos poderia disputar posição com o David Luiz ou com o Chiellini, da Itália, que fez boas partidas.

E Fernando Torres entrou provavelmente porque foi artilheiro. No meu time o ataque seria formado por Cavani, do Uruguai, Fred e Neymar.

E na lateral direita sem a menor dúvida escalaria o Maggio, da Itália. Acho que o Daniel Alves não jogou bem.

Alguns jogadores decepcionaram. Um deles foi o Xavi, que joga muito mais do que apresentou. E até mesmo o Casillas andou falhando.

No Brasil, quando entrou, o Lucas não foi bem. E o Pirlo, ótimo jogador, só fez uma boa partida. Depois, contundido, ou ficou de fora ou jogou pouco.

Nossa seleção jogou com muito empenho e mereceu o título. Apresentou alguns raros momentos de futebol arte.


10 comentários:

Anônimo disse...

Os europeus chegaram cansados pelo fim de temporada e pegaram altas temperaturas para eles e muita umidade o que desgasta mais ainda.
Não se iludam pois na copa estarão melhores e ainda tem a Alemanha.
Nossa seleção precisa melhorar muito.

Gusmão disse...

udo bem, mas se nossa seleção jogar com a vontade com que jogou e acertarmos um ou outro ponto, como a cobertura dos laterais o time vai ficar bom. Precisamos achar um novo lateral direito, para o caso do Daniel Alves não melhorar seu desempenho, e dar jogo ao Lucas que é bom de bola. Começo a ter esperança em uma boa Copa. Quem sabe irei a assistir ao jogo decisivo no Maracanã?
Abraços

Freddy disse...

Não há necessidade de 2 centroavantes de referência. Fred e Torres iam bater cabeça. Além disso, não me façam chorar: Torres foi artilheiro de araque, pois 4 de seus 5 gols foram contra o Taiti (vergonhoso o critério pasteurizado da FIFA para desempate com Fred)! Pra mim bastam Fred e Neymar lá na frente. Coloque-se mais um meia atacante e tudo equilibra.

Quanto a algumas das escolhas ou ausências, a seleção FIFA foi a da Copa das Confederações, ou seja, referenciada a uma determinada competição. Xavi, olhado globalmente, não poderia ficar de fora mas realmente não rendeu. Júlio César ou Buffon? Se eu fosse votar no goleiro da Copa, teria escolhido o italiano, me passa mais confiança. Sobre escalar o Marcelo, uma das opções do Gusmão para o realocado Sérgio Ramos, apesar de ser fã dele não o escolheria por mais de um motivo: não acho que ele defenda tão bem quanto ataca e tem a cabeça quente...

E para começar a criar polêmica, confesso que não descarto a Teoria da Conspiração... Apesar de ter assistido a um dos melhores momentos da seleção brasileira nos últimos anos, foi bastante estranha a apatia espanhola. Deus meu! Amigo Pedro, um cara que chega na área babando na gravata dá um totozinho na pelota, vagaroso o suficiente para permitir a chegada do David Luiz? Isso é maneira de cobrar um penalty numa hora crucial, onde um gol reacenderia o jogo, Sérgio Ramos? Lembrou-me demais o Brasil de 1998...

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Não sou daqueles que assiste futebol episódicamente. Acompanho mesmo e tenho até time de preferência na Inglaterra (Arsenal) e na Espanha (Real Madrid).
Dito isto, afirmo que o Pedro não negligenciou coisa alguma, ele concluiu na certeza de que tiraria a bola do alcance do Julio César e faria o gol. É o estilo dele.
Digo mais, o que fez o David Luis foi uma temeridade. A chance de fazer um gol contra era de 90%. Foi uma tentativa de alto risco que deu certo.
O fato é que jogamos bem e anulamos o tic-tac. Vamos conseguir de novo? Não sei. Mas naquele jogo nossa seleção estava muito bem e venceu com mérito.

Freddy disse...

Toscamente, dentro de minhas limitações futebolísticas, concordo com Gusmão que, com tantos nomes, tirar um cara de sua posição (Sérgio Ramos) apenas para escalá-lo no time da FIFA não me parece boa prática. Não me lembro como jogou o Maggio, mas também concordo com ele em não escalar o Daniel Alves.

Quanto à Teoria da Conspiração, vamos lá. Acha que a França jogou pra cacete contra o Brasil na final de 1998 e mereceu a vitória por 3 x 0? Ou será que ela jogou pra cacete porque o Brasil não jogou nada? Pode ter acontecido o mesmo no Brasil 3 x 0 Espanha...

<:o) Freddy

Gusmão disse...

Carrano, Freddy, Anônimo e demais eventuais leitores:
1) Esta seleção não é minha e sim da FIFA, e foi escalada com base no desempenho na recente Copa das Confederações;
2) Em 1998 foram cometidos vários equívocos, a saber:
a) Colocar Zico como Supervisor (ele é pé frio;não ganhou um copa sequer, nem como jogador e nem como coordenador;
3) Não terem levado o Romário (aliás culpa do Zico); assim quando o Ronaldo teve o peripaque não tínhamos um goleador para escalar. Naquela altura o Romário já estaria mais do que recuperado, tanto que jogou no Brasil, pelo campeonato e fez um dos gols mais bonitos de sua carreira.
4) Escalar o Ronaldo depois do surto foi uma burrice sem tamanho.
Poderia ficar horas falando das bobagens que fizeram. Então diria que para vingar a teoria da conspiração diria que nunca na história algo foi tão bem planejado. Desde a convocação até a partida contra a França, houve um festival de equívocos.
E tem o seguinte, a esta altura alguém já teria admitido a falcatrua.
Lembram dos jogadores do Peru que já admitem que entregaram o jogo à Argentina?

Jorge Carrano disse...

Bem, eu diria o seguinte. Acredito, e sei de caso concreto, em sabotagens ou constrangimentos que são feitos contra adversários. Desde os mais banais até os mais refinados.
Assim, foguetório junto ao hotel onde está hospedado o adversário. Colocação de entorpecente na água, como já foi veiculado em caso jogador da seleção brasileira, e otras cositas mas.
O caso concreto a que me refiro foi mandar servir tangerina como sobremesa, e depois cafezinho na refeição do time adversário, em olimpíada estudantil, em jogo disputado no Caio Martins, nos anos 1959. Coisas do Alber Pessanha, uma espécie de Felipão aqui de Niterói. Ele era cheio de truques.
Arremato dizendo que admito que tenham sabotado alimentação (comida ou bebida) do Ronaldo.
Mas entregar jogo?!

Jorge Carrano disse...

Para os amantes de teorias conspiratórias:
As teorias conspiratórias que envolvem a luta entre Anderson Silva e Chris Weidman, acenando que teve um resultado suspeito, podem ser reforçadas com investigação de uma alta aposta feita no Weidman.
Leiam a matéria em http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/07/aposta-suspeita-de-us-1-milhao-em-chris-weidman-e-investigada-diz-site.html

Riva disse...

Gusmão, a escalação do RONALDO na final de 98 não foi burrice, foi imposição da NIKE, que tem um contrato vitalício com o cara. Era uma final NIKE x ADIDAS, e a NIKE exigiu a entrada dele em campo.
A maioria dos jogadores não concordou, e no vestiário rolou um acordo com os jogadores - lembra que o Roberto Carlos tentou ser expulso de campo com 2 ou 3 minutos de jogo ?
A verdade NUNCA virá à tona, mas alguns de nós sabe o que aconteceu, devido a relações com um dos jogadores que estava lá.
A CPI do FUTEBOL não arrancou uma palavra de nenhum deles, lembra ?
Lembra também que o Giovane não voltou NUNCA mais depois do 1º tempo contra a Escócia, no 1º jogo ? Sabe por que ?

Jorge Carrano disse...

Entrevista de Edmundo concedida a ESPN hoje. Vejam e ouçam através do link a seguir. Ele estava lá em 1998:
http://www.espn.com.br/video/342004_no-aniversario-de-15-anos-da-derrota-na-final-da-copa-de-98-edmundo-afirma-podia-ter-sido-tudo-diferente