17 de julho de 2013

Outra carta para Dilma

Esta é mais uma carta, de outro médico, enviada a presidente Dilma. Não sei se ela lê, mas se você que está lendo aqui comentar com alguém e este alguém passar adiante, muitos mais brasileiros ficarão a par dos absurdos governamentais, na área de saúde. Eu li no blog cujo endereço eletrônico vai a seguir:


"Excelentíssima Sra. Presidente da República Dilma Rousseff,

Permita-me a apresentação: na minha opinião, eu sou um médico, na sua, um “trabalhador da saúde”. Na minha opinião, medicina é cuidar de pessoas doentes, na sua, é fazer “transformação social”. Eu penso em salvar vidas, a senhora em ganhar votos. Como podemos ver, a senhora e eu não temos muito em comum à primeira vista, mas existem na minha vida alguns fatos que a senhora desconhece.

Assim como a senhora, eu já fui marxista – e dos fanáticos! Brigava com colegas da faculdade no final dos 80 e início dos anos 90 para ver seu projeto de poder realizado. Caminhei ao lado daquele seu amigo que gosta de uma cachacinha e costuma ser fotografado com livros de cabeça para baixo. Conversei pessoalmente com o “poeta do sêmen derramado” que agora governa o Rio Grande do Sul.

Não tinha idéia correta daquilo que havia acontecido no Brasil entre 1964 e 1985. Imaginava, como a senhora quer fazer parecer até hoje, que tudo estava indo bem até que militares malvados que não tinham nada para fazer decidiram, com ajuda dos americanos, derrubar o governo brasileiro.

Eu só me dei conta, presidente, de quem Lula, a senhora e seu partido-religião representavam quando comecei a trabalhar com a gente de vocês aqui em Porto Alegre a partir de 98. Duvido que eu estivesse mal-preparado, sabe? Eu já tinha feito 6 anos de faculdade, um ano de residência em pediatria, um de medicina interna e dois de cardiologia. Gostaria que a senhora visse em que lugar seus “cumpanheros” aqui dos pampas me colocaram para trabalhar...

Imagino a senhora doente naquelas condições de segurança, higiene, espaço e administração que a ralé do PT do Rio Grande do Sul nos ofereceu. A senhora tem idéia de como deve se sentir um médico ao ter seu estágio probatório avaliado por técnicos de enfermagem? A senhora sabe o que é receber, depois de tudo que se estudou na vida, ordens de enfermeiras, presidente? Em nome de quê? Em nome de um delírio chamado “democratização da gestão”? Em nome de um absurdo chamado “controle social”?

A senhora tem alguma noção de quantas pessoas eu vi morrerem depois que esse seu partido de assassinos e mensaleiros terminaram com o resto da rede hospitalar brasileira “aparelhando” a gestão dela com uma legião de analfabetos, recalcados, alcoólatras e incompetentes, que por oferecer uma parte de seu salário ao PT, passaram a dar ordens a homens e mulheres com capacidade de salvar vidas?

Mas por favor, não fique ofendida comigo, presidente, de certa forma essa carta é um agradecimento, sabe? Formado há quase 20 anos, eu nunca havia visto os médicos brasileiros tão unidos quanto agora. É mais um mérito seu e desse seu partido: promover a maior humilhação que os médicos de um país sofreram até hoje! A senhora não tem vergonha de apelar para uma ditadura bananeira, um país que mata, tortura, prende e vigia seus próprios cidadãos, para fornecer médicos para o SEU próprio povo?

A senhora é brasileira, ou não, presidente Dilma? Se não tem vergonha da medicina do seu país, tenha pelo menos do seu povo! A senhora nasceu aqui e a primeira pessoa que lhe viu foi provavelmente um médico do Brasil. Provavelmente vai ser algum colega, intensivista como sou hoje, quem vai estar ao seu lado no último momento e mesmo assim a senhora quer chamar médicos cubanos para enganar nossa gente pobre e doente a ponto de garantir sua reeleição?

Quem lhe deu esse conselho, presidente Dilma? Identifique por favor, um por um, os médicos que lhe cercam e sugeriram semelhante idéia! A senhora e eu já conhecemos alguns, não é ? Vamos apresentar os demais ao Conselho Federal de Medicina, ou não?

Presidente Dilma, até bandidos e prostitutas se ofendem quando tem seu território e ganha pão ameaçados. Nós somos médicos, nós salvamos vidas e não vamos permitir que uma profissão cuja origem se perde no tempo seja levada ao fundo do poço por um partido como o da senhora com o argumento de que estamos sendo corporativistas e o Brasil está sem médicos.

Deus lhe proteja na batalha que vai enfrentar conosco, presidente. Se a senhora for ferida vai precisar ser atendida por um médico – e eu duvido muito que ele fale português."

Porto Alegre, 2 de julho de 2013
Milton Simon Pires é médico (CREMERS 20.958).


Outras cartas abertas endereçadas a presidente já foram publicada neste espaço eletrônico. Também de médicos, leiam em:

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/07/carta-para-dilma-ou-desabafo-da.html


http://lucasechimenco.blogspot.com.br/2013/05/como-6-medicos-derrubam-6000-cubanos.html

Parabéns às doutoras Fernanda e Juliana, autoras das cartas.





7 comentários:

Riva disse...

Caros, confesso que não aguento mais ouvir e ler sobre a nossa situação política. Sim, porque tudo isso é política !

Não é só aqui no blog, por favor, meu amigo Carrano e participantes.

É em todos os locais... no trabalho, na barca, no ônibus, no Facebook, no Twitter, na sala de espera de médicos e dentistas ....

O pior disso tudo é que estou com a sensação que nada mudará, até porque é impossível uma reforma política no Brasil com um sistema presidencialista.

Plebiscito ? É tiro no pé, ou melhor, na cabeça !

Não tem como montar um plebiscito sobre reforma política, sem fazer pelo menos umas 15 perguntas, perguntas essas que 80% da população não entenderá NADA !

Diante disso, diante da minha incompetência e impotência para ajudar a mudar qqer coisa nesse cenário, estou tratando de me blindar, e de blindar minha família.

É o mínimo e talvez o máximo que posso fazer antes de deixá-los aqui no lindo Planeta Azul, sem a minha companhia. E torcer para que tudo acabe ou inicie bem para as próximas gerações de brasileiros.

Cada dia é um dia, é um leão morto, é um novo desafio ...

De forma sistêmica, o que posso dizer, compartilhar : apenas que por favor, não renovem o mandato de nenhum desses escrotos que estão no poder.
Tentem eleger novas cabeças, idôneas, se é que existem.
Se não existir, anulem seus votos em 2014.

O resto é como dizia o CALVIN para seu tigre : foda-se !!! (é palavrão ainda ?)

Jorge Carrano disse...

OK, Riva.

Freddy disse...

Eu bem tentei, um post fora da política, mas parece que o povo está anestesiado...
Tire a Dilma. Tire o Lula. Põe quem no lugar? Está brabo.
O país se tornou inviável para pessoas um pouco mais esclarecidas. Não tenho forças para ir embora, se pudesse iria.
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Recebido por e-mail, o comentário abaixo que, segundo o autor, enviou a vários jornais e revistas:
"O Conselho Federal de Medicina (CFM) ajuizou uma ação civil pública na 22ª Vara Federal do Distrito Federal. Nela, a Advocacia Geral da União (AGU) apresentou um parecer favorável à Medida Provisória 621/13, a famigerada MP dos Médicos. A AGU alega que o CFM não é parte legítima para questionar a medida provisória e sustenta que os médicos estrangeiros que vierem ao Brasil, não terão os diplomas revalidados só por ingressarem no programa. Por meio dele só poderão atuar na atenção básica à saúde. Pergunto: esses "MÉDICOS" vão se identificar ao paciente como curandeiros ou como macumbeiros? Se, se apresentarem ao paciente como médicos deverão ser imediatamente presos. O nosso Código Penal reza que o exercício da Medicina é prerrogativa única para os possuidores do diploma de médico, seja de nacionais ou também de estrangeiros após o revalida. O que estão querendo esses corruptos que tomaram conta do poder? desmoralizar ainda mais o país? Tirem as patas da medicina. Não chegam as mortes nas ruas das grandes cidades por falta de segurança? não bastam as mortes nas péssimas estradas brasileiras? Procurem outra freguesia para fazer proselitismo. A saúde não pode ser instrumento para política obscurantista."

Humberto de Luna Freire Filho, médico
CREMESP 35.196

Jorge Carrano disse...

Estão em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,forum-dos-leitores,1094021,0.htm

MAIS MÉDICOS E ENCARGOS TRABALHISTAS
Não bastasse o vexame da não obrigatoriedade de fazer o exame Revalida para aprovar médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil, agora tomo conhecimento - por meio do oportuno artigo publicado no "Estadão", do professor José Pastore (5/11, B2) - de que o governo Dilma ou se fez de morto ou não sabia mesmo que nesta tal de terceirização de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos, diferentemente do que o governo anunciava, os salários pagos serão todos regidos também pelas nossas Leis do Trabalho, a CLT. Ou seja, com a obrigatoriedade na forma da lei, que sejam recolhidos todos os encargos sociais! O que não sai (e o empresário brasileiro sabe muito bem disso) por um custo menor do que 102% sobre o salário contratado. E quem alerta a presidente Dilma é a Secretaria da Receita Federal. Não tem nada que ver com a oposição... Isso é mais um golpe do governo petista contra o contribuinte brasileiro! Porque daqueles R$ 511 milhões previstos inicialmente pelo Planalto, que seriam gastos para contratar 4 mil médicos cubanos, certamente o valor irá ultrapassar a casa de R$ 1 bilhão. Essa diferença equivale ao que os servidores da Prefeitura de São Paulo desviaram do município pelo não recolhimento do ISS, pelas construtoras, em troca de polpudas propinas. E se fossem aplicados esses milionários recursos que serão desperdiçados neste programa Mais Médicos na melhoria das condições dos hoje caóticos hospitais públicos, os contribuintes, principalmente das classes carentes, seriam um pouco mais respeitados.
Paulo Panossian
paulopanossian@hotmail.com
São Carlos

*
ANALOGIA DE TRABALHO ESCRAVO
Vamos imaginar um trabalhador rural do norte de Minas Gerais, contratado para colher café aqui, em Monte Santo de Minas (MG), na zona cafeeira do sudoeste do Estado, e que tenha de se sujeitar às seguintes condições: não pode trazer seus familiares; está impedido de sair do município durante a safra; não pode permanecer no município depois de encerrada a safra; e ainda tem 70% do seu salário confiscado e remetido para a prefeitura da sua cidade de origem. Fico pensando... Como reagiriam o Sindicato Rural local e a Vara do Trabalho regional?
Sergio S. de Oliveira
ssoliveira@netsite.com.br
Monte Santo de Minas (MG)
*



Jorge Carrano disse...

Leiam:
http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/02/mais-um-cubano-deixa-o-programa-mais-medicos.html

Jorge Carrano disse...

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou nesta terça-feira (11) que 24 cubanos já deixaram o programa Mais Médicos e que outros três não apareceram para trabalhar e ainda não foram localizados pelo governo. Em entrevista, o ministro considerou que o número é "insignificante", frente ao universo de 9.549 médicos participantes do programa no país, dos quais cerca de 7.400 vindos de Cuba.

Leiam em http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/02/24-cubanos-deixaram-mais-medicos-para-ministro-e-insignificante.html