27 de julho de 2013

Reforços

Com a chegada de alguns reforços o Vasco da Gama não só  espanta o fantasma de novo rebaixamento, como também retoma o caminho das grandes conquistas que o tornaram um vencedor respeitado no Brasil e no exterior.


Eis os reforços aos quais me refiro. O primeiro é o diretor-geral, espécie de chairman, Cristiano Koehler. Importante reforço  fora dos gramados porque o "presidente" Roberto Dinamite não passa de um "estalinho do bebê". De dinamite  não tem nada. Lembram daquele irritante explosivo que as criança atiram ao chão provocando um estalido (foto ao lado)? 

O ex-jogador, ora na presidência, Roberto, foi um ídolo dentro das quatro linhas demarcatórias do campo de jogo, mas entre as quatro paredes do escritório é um fiasco.




Cristiano Koehler

O segundo reforço é o jogador Juninho, cognominado e identificado como Pernambucano, ídolo do clube ao qual se integra pela terceira vez. Vencedor no Brasil e no exterior. Suas conquistas na França muito dificilmente serão igualadas por outro jogador. Vejam que o Lyon jamais havia conquistado o titulo francês. Com a contratação de Juninho a equipe se tornou eptacampeã. 



Juninho


O terceiro aqui citado também não chega a ser uma novidade no Clube. Já teve uma passagem. Deixou boa impressão. Está longe de ser um Djalma Santos (recém-falecido), ou um Carlos Alberto Torres, ou Leandro ou mesmo um Paulinho (de Almeida), para citar um bom lateral direito do próprio Vasco, que formava uma "casa de força" ao lado de Belini, Orlando e Coronel.

Fagner retorna ao clube 
Outro reforço, sem dúvida, é o meia-volante Guiñazu. Acompanhei sua trajetória no Internacional, de Porto Alegre, fazendo um papel semelhante ao de outro ídolo do Colorado (e meu também), o capitão Dunga. Argentino (arg!?) brigador, raçudo, mas que não trata a bola de vossa excelência, tendo com a mesma boa intimidade.


Guiñazu

E por último, pelo menos até agora, pois a diretoria promete ainda mais algumas contratações importantes, o colombiano que atuava na Argentina, chamado Montoya, que ainda não vi jogar, mas de quem li boas referências. Tomara que se revele como o Conca, importado pelo Vasco e que brilhou no futebol carioca.

Montoya


Finalmente, o grande reforço que o Vasco precisa neste momento é no "Caixa". E quanto a isso nós torcedores podemos e devemos fazer nossa parte. Como? Aderindo ao programa sócio-torcedor; comprando produtos licenciados (camisas, bonés, etc); indo aos estádios assistir aos jogos e torcer pelo clube; comprando o pay-per-view. Façamos algo na medida de nossas possibilidades, atendendo as limitações de ordem física e financeira. Quando vejo que o Internacional conseguiu 100.000 (cem mil) novos sócios, fico pensando porque o Vasco não consegue o triplo, com todo o respeito ao colorado gaúcho que muito admiro.

Vamos reeditar a história linda do Vasco da Gama, voltando aos idos de 1923, quando abertas as portas aos negros, contrariando aos interesses do Fluminense e - pasmem - até do Flamengo.



Foi a torcida que construiu o Estadio de São Januário de tantas glórias e cenário de episódios históricos inclusive no terreno político. Foi o maior da América latina durante muito tempo.

Imagens: todas obtidas via Google.

8 comentários:

Freddy disse...

Parabéns pelo texto de otimismo e esperança. Os vascaínos precisam resgatar seu lugar na história do futebol brasileiro e mundial. Aumentar a arrecadação e atrair patrocínio, demonstrando profissionalismo dentro e fora de campo, certamente é o caminho.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Já dei uma pequena contribuição ontem. Fui na loja Gigante da Colina, na rua Presidente Backer, e comprei a nova camisa (retrô), preta de gola rolê.

Jorge Carrano disse...

Minha mulher está me corrigindo. O tipo de gola é polo e não rolê como escrevi.

Freddy disse...

Tá lá: 3 x 2 no Criciúma, em pleno São Januário. O que tem de errado isso? 2 gols diretos de falta (um deles frango) e o 3º de cabeçada após batida de falta. Nenhum gol de jogada construída com bola rolando. E levou 2 gols em casa do modesto Criciúma, ambos em lambança do goleiro.

Durante os comentários da partida, revelaram que o Vasco ainda vai dispensar uns 10 jogadores do elenco relacionado para a disputa do Brasileiro, o que evidencia total equívoco na preparação prévia para o certame.

Torcemos e mantemos a esperança, mas está feia a coisa...
=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Está feia mesmo, Freddy. Por isso o clube precisa de nós. "O sentimento não pode parar".
Goleiro não temos mesmo. Lamentavelmente o Helton acabou não vindo.
O elenco está inchado, temos muita quantidade e baixa qualidade, por uma porção de fatores. O principal é falta de grana. Tivemos que aceitar jogadores a custo zero, por empréstimo, ou como compensação (tipo contrapeso) nas vendas do Nilton e do Dedé para o Cruzeiros, por exemplo. E tem vários das categorias de base que não emplacaram ainda.
Na minha opinião a passagem do bigodudo do Renê Simões foi um desastre. Ele fez péssimos negócios. É um falastrão, de poucos resultados objetivos.
Continuo achando que há uma réstia de luz ao final do túnel. Mantenhamos a esperança.
Bom domingo.

Jorge Carrano disse...

Leiam a boa ideia do torcedor vascaíno, que está ajudando o Clube a sair do sufoco financeiro:

http://www.espn.com.br/noticia/345761_em-tres-meses-site-de-crowdfunding-vasco-divida-zero-ajuda-clube-a-abater-mais-de-r-500-mil-em-dividas

Selecione o endereço e cole em seu navegador.

Jorge Carrano disse...

Jogador que torce pelo clube em que joga tem mais valor:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/08/curtinha-dupla-vira-socia-do-vasco-em-noite-de-autografos-no-df.html

Jorge Carrano disse...

Movimento social da torcida organizada no AP:

http://globoesporte.globo.com/ap/noticia/2014/10/organizada-do-vasco-no-ap-entrega-brinquedos-criancas-de-periferia.html