26 de junho de 2013

Qual foi (é) a motivação?

Cada um dos brasileiros teria uma motivação para ir às ruas e protestar. Isso ficou claro com a extensa pauta de reivindicações feitas nas faixas e cartazes, assim como nos gritos de guerra e palavras de ordem.

Uma das reivindicações, entretanto, além de estar expressa e nominada nas faixas e cartazes, estava implícita em outras reivindicações.

Falo do combate à corrupção. Com efeito este mal – a corrupção - que aflige a humanidade, pois está presente em todos os países, no Brasil ganhou dimensão gigantesca, em todas as esferas de poder, de todas as áreas.

A corrupção drena recursos públicos que poderiam estar sendo empregados, por exemplo, em educação e saúde, mais dois itens da pauta bastante presentes entre os manifestantes.

Em pesquisa realizada por revista de grande circulação entre manifestantes, nas ruas, de diferentes graus de estudos, faixa etária, sexo e naturalidade, a corrupção foi apontada como o grande flagelo a ser combatido.

Houve mesmo, em alguns casos, quem propusesse ser a corrupção enquadrada como crime hediondo. Não ficou claro na pesquisa que penas deveriam ser aplicadas aos corruptos incursos no crime de corrupção. Seja porque este não era o foco (dosimetria de pena) da pesquisa, seja porque provavelmente as pessoas que sugeriram o enquadramento como crime hediondo mal saibam o que isso significa e muito menos as penas capituladas.

Mas não deixa de ser um indicador sério, importante, do grau de insatisfação com este mal que parece incurável e que está disseminado em todo o organismo do poder público.

Cada um de nós terá se não uns cinco itens para incluir na pauta reivindicatória, pelo menos um que nos incomoda em particular.

Eu elegi, em post recente, a rejeição total e definitiva da PEC 37, como a próxima bandeira. Com isso continuaríamos contando com mais esta arma, uma ferramenta importante para combater os corruptos, que é  a possibilidade de investigação por parte do Ministério Público, inclusive do judiciário.

Não se iludam a corrupção campeia desenfreada, também no âmbito da Justiça.


Vejam os bastidores da escolha de ministro do STF e verifiquem o quanto podemos confiar nos resultados dos julgamentos: 
http://www.istoe.com.br/reportagens/288590_O+NOVO+HOMEM+CHAVE+DO+SUPREMO


NOTA: este post estava escrito e com publicação programada, quando para surpresa de muitos (inclusive minha), a Câmara dos Deputados resolveu botar em votação a PEC 37, ontem mesmo, tendo sido a mesma rejeitada por  430 votos contra 9.


14 comentários:

Gusmão disse...

Que meta vamos eleger agora?
Abraços

Jorge Carrano disse...

A meu juízo o cumprimento das sentenças dos mensaleiros.
Já escrevi o post de amanhã sobre o assunto.

Anônimo disse...

BOA!!!

Gusmão disse...

OBA!!!

Luvanor Belga, MS disse...

Hoje, meus caros, manter-me-ei menos prolixo, para expressar, após longa reflexão, que a motivação de todo esse espasmo popular é uma força. Aquela força estranha no ar que desperta a vontade e a impulsiona. O resultado, o desdobramento do pátrio movimento,só o tempo dirá.

Jorge Carrano disse...

Caro Luvanor,
Você foi, com efeito, menos prolixo.
Mas o Anônimo e o Gusmão foram menos ainda.
Com três letras disseram o que pretendiam.

Gusmão disse...

Vocês estão falando de concisão ou laconismo?
Abraços

Jorge Carrano disse...

Selecione o endereço abaixo e cole na barra de seu navegador:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=m8z622qHtGg#at=207

Embora antigo é muito atual.

Jorge Carrano disse...

CORRUPÇÃO = CRIME HEDIONDO
Publicado no portal G1.
Vejam em http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/senado-aprova-texto-base-de-projeto-que-torna-corrupcao-crime-hediondo.html

Riva disse...

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/06/moradores-de-bairro-de-porto-alegre-se-unem-para-enfrentar-vandalos.html

População se armando com o que "pode" ... por enquanto ...

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva. Tenho receio. Onde vai parar esta revolta?
Não há líderes, nem de um lado e nem de outro
Será barbárie? Uma guerra civil?

Gusmão disse...

Este governo despreparado, corrupto e inconsequente não sabe lidar com situações desta grandeza, quase no limite.
Abraços

Riva disse...

Cada um por si costuma acabar, historicamente, em guerra civil ...

Jorge Carrano disse...

Os black blocs já foram identificados e alguns de seus membros já são conhecidos, não obstante os rostos cobertos ou mascarados.
Leiam em :
http://oglobo.globo.com/pais/black-blocs-violencia-como-tatica-referencias-confusas-9027822