6 de junho de 2013

Ainda o engodo dos médicos cubanos

O texto a seguir está no Facebook, segundo fui informado (eu não estou nesta rede social) e circulando através de e-mails. Eu recebi de dois remetentes diferentes.

Como a matéria abordada já foi publicada e criticada aqui no blog (http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/05/alerta.html), acho que cabe dar um reforço na divulgação. 



A seguir, na íntegra e sem retoques, o texto que pode ser encontrado, também, em



"Hoje quase bati meu carro. Na curva próximo a entrada do hospital do plantão. A BandNews anunciava o acordo do governo petista de Dilma, a feia, para a importação de 6.000 médicos para os locais insólitos do País. Porque falta médico..... Porque falta....
Às 6 horas da noite chegava no hospital. Mas o meu plantão só começa às 8... 
Estava fugindo do engarrafamento mais cedo quando uma amiga mandou uma mensagem: "o plantão está fogo. Estava entrando numa apendicite e chegou um baleado". E lá foi a Ju atrás de sangue. Ok. O mais sensíveis não podem mais ler. 
"Como se opera um baleado de abdome e perna no SUS?" Lições para ...a vida (?.)
Falta sangue. Hoje não tinha nenhuma bolsa de sangue no hospital. Nenhuma.
Falta ortopedista. O estado passa por uma grande crise de contratação - há médicos - mas falta a burocracia para estabelecer contratos de emprego. E falta dinheiro para concursos públicos com salários dignos. E aí, estão em casa... Esperando resolver.
E aí o chefe da ortopedia veio de casa para operar o paciente.
Faltam fios cirúrgicos. Falta antibiótico. Falta vaga no CTI. E o centro cirúrgico vira pós-operatório, cheio de pacientes aguardando uma vaga no CTI...
E aí, eu estava esperando a circulante de sala voltar com material, cirurgia parada, e reclamei (aahh como reclamo!) que faltavam mais circulantes na sala com um paciente grave!
Eram 2 anestesistas, 2 cirurgiões gerais, 01 cirurgião vascular, 01 cirurgião instrumentando (é, grande parte do SUS não paga por instrumentadoras, então o médico faz esse outro papel), 01 ortopedista no lado de fora e outra equipe de 02 cirurgiões na emergência. 
E aí disse.... "Eu tenho 6 médicos em sala e só uma circulante para fazer tudo??" (6 e 1/2, Ortopedista é café-com-leite, né?). E quando penso em sair... "Nãooo sua louca, lá fora os outros estão pior!"
Só me resta perguntar: importaremos de Cuba também macas? Fios? Antibióticos (hiii a Anvisa...)? Enviaremos pacientes para os CTIs de lá? (Já vejo a FAB envolvida..) E sobre regras de transfundir sangue cubano por aqui? Aahh, conheço alguém na "Comissão dos Direitos Humanos" que vai adorar esse tema!
Os Castros vão fornecer o quê mais?
Falta dignidade. Falta salários. Falta gente (brasileira) capacitada e bem-formada. Vamos falar do interior? Dos locais inóspitos? Faltam estradas para ambulâncias. Falta água e saneamentos para as doenças infecto-contagiosas. Falta o povo saber ler a receita médica. Estive no Pará para treinar médicos com o ATLS. Tinham médicos lá. Mas na cidade, faltou luz e demos aula no gerador.
Revalidar o diploma de médicos estrangeiros não é o problema. Precisamos revalidar o diploma de quem rege o nosso país. Mas, como Lula nunca se importou mesmo com Educação, isso não deve ser importante.
Falta muita coisa.... Ah, se não falta. Tadinha de Cuba. Uma ilha tão pequena para resolver a carência de tanta coisa... Quando souber no que se meteu.... Haja charutos!

Repasso para reflexão de todos, principalmente daqueles que acreditam nos argumentos vigentes da Política de Saúde Pública de Dilma!"


(Juliana Mynssen)

9 comentários:

Freddy disse...

Infelizmente, acho que a importação de "médicos" cubanos tem mais motivações escusas do que podemos jamais supor.
Parece teoria da conspiração, mas as evidências e a História estão aí para explicar, ou ao menos sugerir explicações.
Tenho medo...
8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Você lembra que a Regina Duarte disse num anúncio político, antes da primeira eleição do Lula, que "tinha medo"?
Pois é, ficou estigmatizada por causa de patrulhamento da esquerda festiva brasileira.
Cuidado, então. Não diga que tem medo, diga fico "apavorado" (rs).

Jorge Carrano disse...

Recebi, via e-mail e publico aqui:

"Circula na Internet, através das redes sociais, várias propostas para solucionar os graves problemas que desestruturam o país e que a curto prazo o levará para o abismo. Entre todas as que pude ler, destaco uma que na minha opinião seria a solução de curtíssimo prazo para 95% dos nossos problemas: a importação de políticos suecos ou dinamarqueses ou finlandeses. Nesse caso eu até me proponho a contribuir, e registro a proposta em cartório. Recolherei 40% de Imposto de Renda (IR), porque terei a certeza de que esse tributo será usado em beneficio da sociedade, em troca dos 27.5% que me roubam anualmente.
Humberto de Luna Freire Filho, médico"

Jorge Carrano disse...

Estão em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,forum-dos-leitores,1094021,0.htm

MAIS MÉDICOS E ENCARGOS TRABALHISTAS
Não bastasse o vexame da não obrigatoriedade de fazer o exame Revalida para aprovar médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil, agora tomo conhecimento - por meio do oportuno artigo publicado no "Estadão", do professor José Pastore (5/11, B2) - de que o governo Dilma ou se fez de morto ou não sabia mesmo que nesta tal de terceirização de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos, diferentemente do que o governo anunciava, os salários pagos serão todos regidos também pelas nossas Leis do Trabalho, a CLT. Ou seja, com a obrigatoriedade na forma da lei, que sejam recolhidos todos os encargos sociais! O que não sai (e o empresário brasileiro sabe muito bem disso) por um custo menor do que 102% sobre o salário contratado. E quem alerta a presidente Dilma é a Secretaria da Receita Federal. Não tem nada que ver com a oposição... Isso é mais um golpe do governo petista contra o contribuinte brasileiro! Porque daqueles R$ 511 milhões previstos inicialmente pelo Planalto, que seriam gastos para contratar 4 mil médicos cubanos, certamente o valor irá ultrapassar a casa de R$ 1 bilhão. Essa diferença equivale ao que os servidores da Prefeitura de São Paulo desviaram do município pelo não recolhimento do ISS, pelas construtoras, em troca de polpudas propinas. E se fossem aplicados esses milionários recursos que serão desperdiçados neste programa Mais Médicos na melhoria das condições dos hoje caóticos hospitais públicos, os contribuintes, principalmente das classes carentes, seriam um pouco mais respeitados.
Paulo Panossian
paulopanossian@hotmail.com
São Carlos

*
ANALOGIA DE TRABALHO ESCRAVO
Vamos imaginar um trabalhador rural do norte de Minas Gerais, contratado para colher café aqui, em Monte Santo de Minas (MG), na zona cafeeira do sudoeste do Estado, e que tenha de se sujeitar às seguintes condições: não pode trazer seus familiares; está impedido de sair do município durante a safra; não pode permanecer no município depois de encerrada a safra; e ainda tem 70% do seu salário confiscado e remetido para a prefeitura da sua cidade de origem. Fico pensando... Como reagiriam o Sindicato Rural local e a Vara do Trabalho regional?
Sergio S. de Oliveira
ssoliveira@netsite.com.br
Monte Santo de Minas (MG)
*



Jorge Carrano disse...

Ouçam:

www.youtube.com/watch?v=Ju1xU_CjE8E

Jorge Carrano disse...

Leiam:
http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/02/mais-um-cubano-deixa-o-programa-mais-medicos.html

Jorge Carrano disse...

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou nesta terça-feira (11) que 24 cubanos já deixaram o programa Mais Médicos e que outros três não apareceram para trabalhar e ainda não foram localizados pelo governo. Em entrevista, o ministro considerou que o número é "insignificante", frente ao universo de 9.549 médicos participantes do programa no país, dos quais cerca de 7.400 vindos de Cuba.

Leiam em http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/02/24-cubanos-deixaram-mais-medicos-para-ministro-e-insignificante.html

Jorge Carrano disse...

Sátira hilariante:
http://www.politicanarede.com/2014/09/satira-da-entrevista-de-dilma-ao-jn-faz.html

Jorge Carrano disse...

Ao todo, existem 11.429 médicos cubanos atuando no Brasil. O número corresponde a 62,6% dos 18.240 médicos participantes no programa Mais Médicos. O índice de profissionais com registro médico brasileiro é de apenas 29%.

Leiam a matéria em:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/mais-medicos-vai-reduzir-participacao-de-medicos-cubanos-diz-ministerio.html

A ideia agora é substituir, gradualmente, os cubanos por médicos brasileiros.