5 de junho de 2013

Impressões de viajante: Natal - 2




Por
Carlos Frederico March
(Freddy)







Dando continuidade a nossa terceira experiência com a cidade, falarei rapidamente sobre o city tour, incluído no pacote pago. Constou de 3 partes, começando pelo Forte dos Reis Magos. Para acessá-lo há que se caminhar por um acesso tipo istmo de 800m, do qual se descortina a nova Ponte Newton Navarro sobre a foz do Rio Potengi (foto 1). Há algumas controvérsias acerca dessa utilíssima ponte, pois parece que os acessos não são muito bem concatenados com a rodovia BR-101, gerando protestos.

O Forte em si é uma construção bem tosca mas recheada de história. Os guias locais são bem instruídos e dão uma aula convincente. Pena que, como todo ponto turístico, você fique refém de turnos de subida, descida, é dificílimo bater boas fotos sem uma pena de gente na frente, coisas assim (foto 2).

Deve seu nome a ter sua construção iniciada em 6 de janeiro de 1598, dia dos Reis Magos segundo a tradição católica. Contém em seu interior um dos típicos marcos de pedra utilizados na época pelos portugueses para determinar a posse de seus territórios: o Marco de Touros (foto 3). É considerado o monumento mais antigo do Brasil (1501)  e faz parte do Patrimônio Histórico Brasileiro.

Depois a excursão nos levou diretamente a Pirangi, onde se encontra o maior cajueiro do mundo (foto 4). "Programa de índio", como nós o classificamos. Não foi outro o motivo de só termos conhecido o cajueiro em nossa terceira visita à cidade, nas duas anteriores declinamos do convite! Não deixa de ser interessante, mas é só pra turista ver mesmo.

Por fim, dando sequência ao "programa de índio", fomos levados à praia de Camurupim para passar algumas horas torrando ao sol potiguar. Debaixo de uma barraca, até que acabamos entrando no clima, tomando umas cervejas e comendo uns petiscos pra passar tempo. A praia é, como a maioria das nordestinas, bonita (fotos 5 e 6).

O city tour terminou com uma parada rápida no Shopping de Artesanado de Ponta Negra, ao lado do Praia Shopping. É um ponto de apoio turístico bastante utilizado pelas excursões porque permite descanso, tem quiosques de bancos e dá para se comprar algumas lembranças de viagem. Obviamente para escolher itens em mais de 170 lojas uma paradinha de 40 minutos é insuficiente, certo? Nós voltamos a ele por duas vezes durante nossa estada, pois o hotel era bem próximo.

A seguir, algumas fotos do city tour. Em outros posts a gente conta mais.


Foto 1: Ponte Newton Navarro e foz do Rio Potengi

Foto 2: Forte dos Reis Magos e silhueta de Natal ao fundo

Foto 3: Marco de Touros, o mais antigo monumento português no Brasil (1501)


Foto 4: O maior cajueiro do mundo, em Pirangi

Foto 5: Praia de Camurupim, vista sul


Foto 6: Praia de Camurupim, vista norte

11 comentários:

Helga Maria disse...

Já estive ai e também do outro lado do Atlântico,no ponto mais a oeste da Europa, em Portugal.
Bonitos lugares os dois.
Helga

Gusmão disse...

Como o autor é astrônomo, pergunto se teve a curiosidade de ir ao local de lançamento de foguetes e satélites, naquele estado?
Deve ser interessante, se é possível visitar.
Abraços

Riva disse...

Fiquei curioso em relação a esse Marco de Touros ser o mais antigo monumento português no Brasil. Nunca tinha ouvido falar.

Helga, eu e a Isa estivemos recentemente nesse ponto mais ocidental da Europa. É o Cabo da Roca, bem pertinho de Cascais. É uma visita bem legal.Eles te dão um certificado da sua presença no local.

Quanto a Natal, com certeza, não tenho nenhuma vontade de ir. Naquela região "por ali", talvez um dia os lençóis maranhenses e olhe lá. Pelo menos esse é o sentimento de hoje.

Jorge Carrano disse...

Vê-se a Cruz da Ordem de Cristo estampada em relevo. É um símbolo português. Parece a cruz pátea (ou templária) da bandeira do Vasco, mas não é. Ou é? Também desconhecia ser o mais antigo, mas fui na Wikipedia e constatei que é de 1501.

Jorge Carrano disse...

No site oficial do Vasco:
O primeiro escudo do Vasco, criado em 1903, tinha uma Cruz de Cristo na caravela, à semelhança do que acontecia nas caravelas da época dos descobrimentos. Alguns anos depois, a Cruz de Cristo foi substituída pela Cruz de Malta. Entretanto, mais tarde, descobriu-se que a Cruz de Malta é, na realidade, uma Cruz Patée, também conhecida como Cruz Pátea. A verdadeira Cruz de Malta é bem diferente da Cruz Pátea, pois tem as extremidades bifurcadas."
No Google se encontra os três tipos parecidos de cruzes.
De qualquer forma... VASCO!!!





Freddy disse...

Por partes:
- O ponto mais oriental do Brasil é a Ponta dos Seixas, em João Pessoa. Já estive lá, tenho uma foto mas não senti emoção alguma. Com certeza aconteceria o mesmo do lado europeu.

- Como astrônomo, sentiria muita emoção no Deserto do Atacama, no Chile (provavelmente o lugar mais seco do mundo), ou então no alto do Mauna Kea, vulcão extinto no Havaí e local de vários observatórios. Sim, passamos ao largo da base de lançamento de Natal, mas para quem visitou o Kennedy Space Center, sem chance de ter emoção...

- Faz tempo não me identifico como cruzmaltino. É uma denominação errônea e me faz sentir inculto se usá-la. Sou vascaíno e pronto para sofrer como um condenado neste ano.

=8-/ Freddy

Freddy disse...

Voltando ao tema levantado pelo Gusmão, poucas coisas no Brasil, tecnologicamente falando, chamam minha atenção.
Eu elegeria a indústria aeronáutica (Embraer) como nosso atual destaque, e algo na prospecção de petróleo também faz frente lá fora.
No mais, há poucas chances de nos emocionarmos com nossas toscas tentativas de aparecer.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Será que a Helga insinuou ser o "marco de touros" localizado no RGN, o ponto mais oriental da América do Sul?
Ou apenas aludiu que os dois lugares, nos arredores de Cacais -PT e nas terras potiguares muito bonitos?

Gusmão disse...

O Carrano fez p papel de defensor da Helga e, como bom advogado, deu nova interpretação ao que ela escreveu.
Já o Freddy foi bastante elegante ao corrigir o equívoco dela, sobre o ponto mais oriental do pais e do continente.
Abraços

Riva disse...

a Helga foi clara .... rsrsrs ... estão tomando um vinho ? rs

Jorge Carrano disse...

Viu Helga? Todo mundo entendeu. Keep cool.