4 de junho de 2013

FERIADOS RELIGIOSOS

Temos uma infinidade de feriados religiosos. Todos com um pé na religião católica.

Mas nós não somos um Estado laico, ou secular? Pelo menos não é o que prescreve a Constituição?

Ademais disto, somos um país católico? Predominantemente? Diria que não. Sei não. Somos, muito provavelmente, predominantemente cristãos.

 Vamos excluir os protestantes, como ramo do cristianismo, com as diferentes igrejas -  presbiteriana, anglicana, luterana, batista e adventista –e evangélicos, pentecostais ou não. 

Somem-se os budistas, os muçulmanos, os judeus, os umbandistas, os adeptos do candomblé, os ateus (convictos ou não, como eu), e vejam quantos sobram. São católicos?  E os que se declaram católicos só para fins estatísticos? Aqueles que se dizem católicos por receio de admitir que são macumbeiros ou não têm religião esquematizada, com dogmas e princípios doutrinários.

Como minha ignorância é total, já ia escrevendo em matéria religiosa, mas reprimi a retórica porque minha ignorância se estende a vários outros ramos, é possível, e até bem provável, que tenha feito alguma confusão na profusão de igrejas e cultos.

Voltando à norma legal, o Brasil é um Estado  laico (do grego laikós ou do latim laicus) . O que a Constituição assegura é a liberdade religiosa, mas nem a união, nem os estados e nem os municípios podem estabelecer cultos religiosos ou igrejas. Está no art. 19, da Carta Magna.

Com tudo isso, a igreja católica ainda tem um certo prestígio e poder e são mantidos feriados de cunho católico, nem sempre cristãos.

É feriado demais.  Em Niterói, computados os federeis, os estaduais e os municipais, são 6 de origem religiosa, que por vezes quase dobram, dependendo do dia da semana em que caem.

O Corpus Christi, por exemplo, é sempre comemorado numa quinta-feira, o que significa dizer que a sexta-feira vai a reboque, ninguém trabalha, como aconteceu nesta última, dia 31 de maio.

Vejam só: Sexta-feira Santa, o citado Corpus Christi, São Jorge, São João, N. S. Aparecida e Natal.


7 comentários:

Gusmão disse...

Finados tem um pé na religião, e mesmo o carnaval que é uma festa pagã, tem ligação com quaresma.
Adeptos de outras religiões só não reclamam da natureza religiosa destes feriados que foram mencionados no post por causa da folga do trabalho, da vadiagem que eles proporcionam.
O Brasil é um país de faz de conta. No papel Estado e religião não se misturam, só pra inglês ver.

Riva disse...

Claro que o Brasil não é um país laico.
Se formos debater a nossa Constituição ..... fujam para as montanhas mais altas !

Freddy disse...

Na verdade o Brasil não é um país sério. Tudo aqui é faz de conta, e quem paga a conta é quem trabalha.

Nem nas montanhas eu achei paz, já estou voltando...

=8-( Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Acho que o Riva se refere a montanhas realmente altas, não aos morrinhos, pequenas elevações de até 1.000 metros que temos por aqui.
Tente o Himalaia (rs).

Jorge Carrano disse...

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou 4 feriados na cidade durante a Jornada Mundial da Juventude, que é um evento da Igreja Católica.
Esse país é surrealista, não é não?

Riva disse...

Eu gostei !!!
Dias 25 e 26 de julho (5ª e 6ª) feriados, e também dia 29, a 2ª feira até o meio-dia.

Show de bola para uma vg !

SDs !

Jorge Carrano disse...

Para não deixar sem comentário, o seu comentário, pergunto: o que deu no Flu ontem, Riva? Feriadão? (rs)