23 de junho de 2013

Aparando as arestas

Generalizei escrevendo que quem usa máscara é bandido e covarde. Bem, acho que ficou claro que me refiro as passeatas de protesto.

Sim porque muitos mascarados, na vida real e na ficção, são do bem.



Na ficção lembro do Zorro, por exemplo, que embora seja de origem nobre, é defensor dos pobres e oprimidos.


E todos os heróis da infância, como Capitão América, Homem Aranha e outros, que usam máscara  mas não são covardes, muito antes pelo contrário.



E tem os profissionais cujas ocupações exigem, por uma razão ou outra, o uso de máscaras. Vejam o piloto da foto.  A máscara  é um dos itens de sua segurança. Médicos as utilizam nas cirurgias, por causa de eventuais contaminações.


Até mesmo o carrasco usa um capuz, um gorro,  que não permite sua identificação, por causa da função, digamos, menos nobre que exerce.

Então façamos a distinção, a máscara, por si só, não faz o bandido. Mas todo bandido usa máscara. Não, já me corrijo, pois Renan Calheiros, por exemplo, não usa máscara.



Misturei a pena de morte entre os itens a serem incluídos  na imensa pauta de reivindicações da sociedade, não por oportunismo, não tem relação com os distúrbios.

Na verdade trata-se de um desejo antigo, fruto de opinião que sedimentei ao longo de muitos anos. E mantenho, com as ressalvas de sempre.

O telegrama acima, do falecido deputado Amaral Neto, defensor da pena de morte no Congresso, através do qual me cumprimentou por carta que enviei e a revista VEJA publicou, em defesa da pena de morte para alguns delitos mais graves, confirma que este meu pensamento é antigo.

Vale lembrar que o ex-deputado faleceu há 18 anos.


9 comentários:

Ricardo disse...

Nao ha' pelo que se desculpar, porque que tens a nocao da mascara da maldade e da mascara da justica, ate' mesmo pq a dita cuja que tem como simbolo maior aquela estatua vendada.

Freddy disse...

Todas as restrições quanto à aplicação da pena de morte são decorrentes do mandamento "não matarás".
Esse mandamento também influencia em outro tema bastante polêmico, que é o aborto.
Quanto à minha opinião: sou a favor de ambos dentro de circunstâncias bem determinadas.
Abraços
Freddy

Helga Maria disse...

No outro dia dei parabéns ao blog pelo equilíbrio nas opiniões.
Mas não concordo com a pena de morte.
Helga

Jorge Carrano disse...

As opiniões aqui são livres, Helga.
Se você concorda com o resto das reivindicações já está muito bom.
Bom domingo!

Ricardo disse...

Bom tarde senhores.
Convido a todos a olhar e a pagina do Facebook do Generalidades Especializadas. A pagina em questao a qual administro com autorizacao do Jorge esta' em guerra com a corrupcao. Foram colocados varios videos e posts extremamente conduntes, so' agora estamos eu e os demais donos dos posts dando nome aos bois e vacas, Portanto, fica o convite, Bom domingo !

https://www.facebook.com/pages/Generalidades-Especializadas/479119395470445

Jorge Carrano disse...

Da coluna do Anselmo Gois de hoje:
Entre 10 e 21 deste mês, houve 7.460 menções negativas em relação a Renan Calheiros nas redes sociais.

Jorge Carrano disse...

Segundo o confrade Ricardo dos Anjos, os protestos, pacíficos, chegaram à Encosta da Serra Gaúcha, cidade de Nova Petrópolis. Vejam a convocação civilizada:

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O PROTESTO SERÁ FILMADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

qualquer pessoa pode participar, pedimos apenas o respeito as pautas!


- PROTESTAREMOS CONTRA A PREFEITURA SOMENTE EM CARTAZES
- PROTESTAREMOS CONTRA AUTORIDADES NACIONAIS ( FORA RENAN, CORRUPTOS DEVOLVAM O DINHEIRO, E LEIS MAIS SEVERAS PARA OS COLARINHOS BRANCOS)
- NÃO DEVEM HAVER ATOS DE VANDALISMO (AJUDEM A CUIDAR E A DENUNCIAR QUEM PARTIR PARA ESSE LADO)

NOSSO PROTESTO SERVIRÁ ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE APOIO A NAÇÃO BRASILEIRA. CHEGA DE SERMOS ROUBADOS!

Riva disse...

Super ansioso e curioso pelo comportamento do pessoal em Nova Petrópolis, uma região exemplar , o Brasil que deu certo. Espero confirmar.

Quanto à pena de morte no Brasil, com certeza iam matar muitos inocentes com julgamentos e processos mal conduzidos, corrupção, etc. Prefiro fazer justiça com minhas próprias mãos. Não errarei.

Jorge Carrano disse...

Pedidos de denúncia e pesar em redes sociais
Em seu perfil no Twitter, o Bope pede denúncias à população pelo telefone 2334-3983 e pelo e-mail comsoc_bope@pmerj.rj.gov.br. Informações também podem ser passadas ao Disque-Denúncia pelo perfil @disque_denuncia ou pelo telefone 2253-1177.