22 de junho de 2013

A pauta de reivindicações

Aproveitando a deixa do Gusmão, em comentário no post anterior, diria que os anseios populares, os desejos da sociedade não têm fim. E assim deve ser. Busca permanente por melhorias e aperfeiçoamentos de forma de governo e regime, porque o contrário seria o conformismo, a aceitação do status quo.

Estas manifestações correntes já obtiveram um êxito. E muito significativo, que foi a redução das tarifas, ou, melhor dizendo, o cancelamento dos aumentos recém-autorizados.

Aqui no RJ, não só das tarifas de ônibus, mas também dos trens, metrô e barcas. Já se justificou o clamor popular.

Tivemos, e me coloco no bojo, pois não estou nas ruas fisicamente, mas estou inteiramente engajado em espírito e neste espaço virtual, uma vitória concreta e uma parcial.

A parcial diz respeito ao adiamento da votação, no Congresso Nacional, da malsinada PEC 37, uma excrecência quem só foi possível prosperar e chegar a projeto de emenda constitucional (dai PEC) graças ao fisiologismo e interesses mesquinhos pessoais e partidários deste congresso vendido ao executivo, corrupto, e incompetente.



Se tivessem um mínimo de vergonha na cara, diante desta uníssona manifestação de repúdio da sociedade teriam rasgado o tal projeto e não adiado sua votação.

Mas o que esperar desta gente canalha que não consegue se legitimar como representantes da vontade popular.

Este manifesto popular contra a PEC 37, é uma demonstração cabal de que o Congresso não reflete a vontade do povo, e sim de partidos  e dos oportunistas que infelizmente foram eleitos por imediatistas, que trocam seus votos por bolsas, que não lhes assegura nenhum futuro.



Eu incluiria na pauta de reivindicações populares, para já, a pena de morte para alguns delitos hediondos, repugnantes.

Imagens: espero que estes brasileiros, autores portadores dos cartazes aqui exibidos, concordem com a reprodução e divulgação de seus apelos.

Um comentário:

Freddy disse...

Eu não posso falar demais porque não vou para a rua. Comodismo, medo... Mesmo assim opino.

A infiltração de vândalos tanto pode ter sido espontânea como semeada, estimulada para desmerecer a manifestação legítima de milhões.

As redes de TV (até a Globo) foram bem enfáticas em dizer que os confrontos e saques foram realizados por desordeiros e bandidos que se aproveitaram do movimento. Ainda bem, recado em cadeia nacional.

Dilma se reuniu com parceiros do poder e fez o pronunciamento inócuo, apenas dever de casa. Aproveitou para justificar a vinda dos "médicos", contou inverdades e fez o tempo passar.

Meu maior receio é que as manifestações percam o foco. São reivindicações demais, deveriam escolher só umas 4 ou 5 e insistir.

Vamos aguardar os próximos acontecimentos...
=8-/ Freddy