21 de junho de 2013

O papel da imprensa nas manifestações populares

Nem vou tangenciar a discussão sobre a importância de uma imprensa livre, atuante e independente, para conservação ou conquista da democracia.

A imprensa exerce um papel de extrema relevância nas sociedades ditas civilizadas. Isso é inquestionável.

Mas, acima do objetivo de vender informação, a imprensa precisa exercer um papel social, que nem sempre combinará com recorde de venda e lucro.

Já nem vou defender a tese de que entre um bom flagrante fotográfico de um assaltante atirando numa vitima indefesa, e a possibilidade de  intervir, deveria o fotógrafo  tentar evitar o assalto e o disparo da arma de fogo.

Não, não proponho o surgimento de heróis.

No mundo animal os cinegrafistas defendem suas posições favoráveis a que não se deve interferir nas coisas da natureza, e é normal um tigre pegar e matar uma lebre, ou a leoa pegar uma zebra.

Eles documentam, filmando, e ainda ganham dinheiro com a cena. Vá lá que é a lei da sobrevivência em seu estado mais puro, instintivo e o homem não deve interferir.

Mas e entre seres humanos (ou que deveriam agir como tais), esta regra é defensável? O policial dispara contra um homem indefeso, já rendido, e o fotógrafo sequer dá um grito para tentar evitar o assassinato. Prefere a foto chocante. É correto? É ético? Tem amparo moral?

Bem, eu escrevi que não iria enveredar por este tema. Já saio dele e coloco o seguinte.

Por que a imprensa, ou melhor, os meios de comunicação em geral, com imagem (TV, internet), não dão destaque ao vândalo, ao saqueador, filmando ou fotografando seus rostos e colocando em close nas telas, com imagem congelada, para que todos possamos identificá-los. Quando digo todos, falo da polícia para cumprir seu papel de prendê-los; falo dos vizinhos que precisam saber que tipo de gente mora a seu lado na rua ou no bairro; falo dos patrões que precisam conhecer o caráter destruidor, irresponsável e até criminoso de seus empregados.

Sim, é George Orwell mesmo, é “dedodurismo” mesmo, mas é válido porque é uma legítima defesa putativa para a sociedade e é um meio válido de identificação para a polícia.


Mas os jornais e TV preferem dar destaque aos policiais que se excedem (claro que devem ser expostos), do que mostrar os bandidos em ação, com detalhes. A polícia batendo vende mais jornal?

13 comentários:

Freddy disse...

A situação atual tem aspectos desconhecidos há poucos anos atrás. Você não depende mais da mídia tradicional. Todas as notícias que eu preciso estão nas redes sociais, que postam notícias e vídeos quase que on-line.

Há, claro, alguma polarização na hora do comentário, dado que a maioria que posta está do lado dos manifestantes. No entanto, você tem acesso a muito mais verdades do que se esperar uma filmagem editada de um helicóptero ou de um jornalista oficialmente destacado para cobrir a matéria.

O mais sensato mesmo é ouvir um pouco de tudo e fazer uma média.

Resumindo meu raciocínio: a menos que tirem do ar o Facebook e o Tweeter, vai ser difícil esconder ou maquiar as notícias. É um novo cenário social e ninguém tem as respostas de como tratar isso, essa matéria ainda não foi estudada...

Tensão no ar, pois a Dilma também não sabe o que fazer... Abraços,
Freddy

Gusmão disse...

Onde estes movimentos irão parar?
Com uma pauta que vai do preço das passagens dos coletivos urbanos, até o arquivamento definitivo da PEC 37, passando por mais verbas para educação e saúde, fim da corrupção, número exagerado de ministérios, liberação da maconha, e outros apêndices, como estabelecer um momento ou uma data para encerrar os manifestos? Quando tudo for atendido?
Abraços

Freddy disse...

Politicamente, parece-me que o momento é delicado. Dilma, Lula e o PT estão estudando as manifestações para conseguir entendê-las.

Pra mim é fácil. Pela rejeição a participação de partidos nas passeatas, é claro que a população que se insurgiu é de classe predominantemente média e informada, e rejeita a política atual como um todo. Quer o fim (ou diminuição) da corrupção, maior ralo de desaparecimento do orçamento nacional. Quer cumprimento do planejamento anual, quer transparência, quer honestidade. Qualquer que seja o partido governante.

Começa a assar a batata dos políticos atuais, e Joaquim Barbosa, sem saber, pode ter sido o estopim de tudo. Mostrou a quem não tinha mais esperança que existem ainda saídas.

=8-/ Freddy

Gusmão disse...

Par nós aposentados e principalmente aqueles que estão em vias da aposentadoria, o fim do absurdo fator previdenciário, que reduz drasticamente os valores do benefício é uma meta a ser perseguida.
Está na pauta, ampla e abrangente.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Muito bem, amigos, estou comovido com o comportamento da maioria esmagadora da população. Não somos, como parecia, uma manada de bois a vacas, submissos e conformados.
Se nossos congressistas tivessem vergonha na cara, não teriam adiado a votação da PEC 37, teriam rasgado o projeto e desistido da ideia.
Esta é um item das reivindicações sobre o qual parece não haver questionamento. Só quem é a favor desta malsinada PEC são os corruptos, assumidos ou enrustidos.

Jorge Carrano disse...

Quanto a identificação dos bandidos, lembro que só foi possível identificar os terroristas, em Boston, graças as filmagens e fotos feitas por pessoas que se encontravam no local, assistindo a maratona.

Helga Maria disse...

Acho bem equilibrada a opinião do blog.
Helga

Freddy disse...

Quanto ao fator previdenciário, não sei se aprovado vai contemplar quem já foi por ele atingido.
O que tem de cair é o redutor, não sei como se chama na verdade. Você recolhe para 10 mínimos e tem um teto, que é de cerca de 5 ou 6. É um assalto!

Não bastasse, apesar de bilhões gastos com as Copas (são 2) e Olimpíadas, não tem orçamento para dar um reajuste ao menos digno aos aposentados. Autoriza aumento dos planos de saúde acima dos índices, sucateia o SUS.

Isso é GENOCÍDIO arquitetado nos corredores do Planalto. Velho dá despesa ao governo. O ideal para eles é que você recolha durante a vida produtiva e depois MORRA, sem usufruir.
Já que você não morre espontaneamente, o Governo "ajuda".

Pronto, falei (de novo).
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

Sua indignação faz sentido, Freddy. Tomara que todos tomemos vergonha, e, aproveitando as redes sociais, os jornais e revistas e, principalmente, nossos votos,botemos a boca no trombone e não elejamos oportunistas.

Freddy disse...

É, a Dilma aproveitou a deixa e justificou a importação dos milhares de cubanos...
Como está difícil os manifestantes focarem as reivindicações, o governo vai ganhando tempo. Está mais bem organizado em torno de seus objetivos escusos...
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Parabéns Freddy!!!
Você captou muito bem a questão dos "médicos" cubanos, anúncio oportunista mas que faz parte de um planejamento antigo desta guerrilheira que está no poder.
Guerrilheira que agiu no passado como os vândalos que ela censurou por emprego de violência.
Cara de pau!

Jorge Carrano disse...

Pedidos de denúncia e pesar em redes sociais
Em seu perfil no Twitter, o Bope pede denúncias à população pelo telefone 2334-3983 e pelo e-mail comsoc_bope@pmerj.rj.gov.br. Informações também podem ser passadas ao Disque-Denúncia pelo perfil @disque_denuncia ou pelo telefone 2253-1177.


Jorge Carrano disse...

As imagens obtidas por reporteres cinematográficos foram fundamentais para identificação dos baderneiros (e assassinos) do repórter da TV Bandeirantes.
E importantíssimas para a perícia estabelecer o vínculo entre as ações dos vândalos mascarados e o evento morte.