17 de junho de 2013

BOLO DE MEL

Por
Carlos Frederico March
(Freddy)


Essa receita é herdada, portanto não posso requerer sua autoria. No entanto, como algumas modificações e comentários foram por mim adicionados, sinto-me à vontade para publicá-la. Ele é tão simples de fazer que até eu me arrisco!

Para início de conversa, a receita original é a de um bolo pequeno,  a ser assado numa daquelas formas de bolo inglês. Descobri que dobrando seu tamanho e colocando-o numa tradicional forma redonda de bolo caseiro, daquelas com um vão central, ele assa melhor e sua consistência fica mais macia, molhadinha.

INGREDIENTES (receita dobrada)

2 e 2/3 de xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de mel de abelhas
4 ovos inteiros
2 copos padrão de iogurte desnatado
2/3 de xícara de óleo vegetal (soja, canola, milho...)
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de canela em pó
1 pitada de sal

MODO DE FAZER

Misture tudo numa cumbuca. Fácil, não? Eu recomendo começar pelos líquidos e depois acrescentar a farinha, mexendo com cuidado para desfazer os grumos. Há quem goste justo do contrário: colocar a farinha e ir despejando aos poucos os demais ingredientes.  Quando a massa estiver uniforme, está pronto para assar.

Unte a forma de bolo de tamanho médio com manteiga ou margarina, polvilhe a farinha integral, como faria para preparar um bolo comum. Derrame a massa e leve ao forno aquecido a cerca de 200º C. O tempo de permanência no forno é de cerca de meia hora, sendo que o bom senso manda dar aquela olhada periódica para ver se já está pronto, espetando o palito, essas coisas que todo/a cozinheiro/a sabe fazer.

ALGUMAS DICAS

1) Descobri que usando o iogurte comum em vez do desnatado ele fica mais "bonito". Talvez pela gordura existente no iogurte comum, de sorte que passou a ser o meu padrão. Deixo escorrer o soro antes de despejar na massa.

2) A qualidade do mel é fundamental. Mel de laranjeira ou mil flores dá um gosto mais leve, o de eucalipto e assa-peixe fica mais encorpado. Outro dia usei um genérico e ficou pesadão... Escolha seu mel preferido, portanto.

3) Na prática eu ponho mais mel do que pede a receita: em vez de 2 xícaras, eu ponho dois frascos de 250g (ou um de 500ml). O bolo fica mais molhado, e bem mais doce. Experimentação é a palavra de ordem aqui.

4) Não se acanhe em completar 3 xícaras de farinha em vez da "frescura" de 2 e 2/3 - rs rs. Eu uso um artifício que acrescenta vitaminas e sais minerais: completo a 3ª xícara com amaranto em flocos, um cereal muito nutritivo. Ele tenderia a ficar um pouco mais seco do que com a quantidade preconizada, mas como eu ponho mais mel, uma coisa contrabalança a outra.

5) Há que deixá-lo descansar um pouco antes de desenformar. Se ele murchar ligeiramente, sem problemas, o sabor continuará o mesmo. E se ele solar? Veja a seguir.

6) Não me pergunte por quê. Quando tentei prepará-lo usando batedeira, ele solou com mais facilidade! Meus melhores resultados se dão mexendo-o na mão e usando a receita dobrada (corresponde às quantidades acima postadas)! No entanto, se isso acontecer (murchar muito ou solar), não desanime, trate-o como uma espécie de bolo molhado.  O gosto se manterá delicioso.

7) Tamanho da forma: é importante. Prepará-lo em forma larga, de modo a mantê-lo raso, não costuma dar bons resultados.  Ele pode queimar com maior facilidade antes de cozinhar. Eu prefiro um tamanho tal que ele tenha um miolo denso e cheio, mas sabem como é: culinária é gosto pessoal.

8) Como todo bolo, ele congela legal. Separe-o em 3 ou 4 partes, envolva em papel laminado e depois embale para congelamento. Ao descongelar, meses mais tarde, estará como novo!




Um comentário:

Freddy disse...

Se algum dos leitores experimentar a receita, por favor poste aqui seus comentários, positivos ou negativos. Afinal, é a única receita de forno que este que lhes escreve sabe fazer! Minha especialidade culinária, a me guiar pelos elogios recebidos, é na área de pastinhas para canapés e sanduíches.
Uma delas já foi assunto:
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/10/pasta-de-atum.html

Abraços
Freddy