30 de maio de 2013

Outro primo distante

Há algum tempo escreví, aqui neste espaço virtual, um post sobre um primo distante. Está em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/04/primo-distante.html?showComment=1369828947468#c2602841846584364302 .

Pedro Wilson Carrano Albuquerque
Para minha grata surpresa um outro primo, este um pouco mais distante, passou pelo blog deixando um generoso comentário, encontrável no mesmo link acima.

O Pedro Wilson, este é seu nome, está mais distante no que respeita à consanguinidade, mas mais próximo fisicamente do que o Rick Carrano, porque está em Brasilia, capital da República, enquanto  este último está em Greenville, Carolina da Sul, USA.

O Pedro Wilson realizou um excelente, e imagino estafante e oneroso, trabalho de pesquisa, para fazer a genealogia de nossa família. Muitas viagens e contatos por carta e telefone (interurbanos), porque a internet era incipiente.

Graças a ele descobri que a família tem um brasão, que localizou e extraiu da obra “Trenta Centurie di armi gentilize”, de Carlo Padiglione.

Às páginas 62 e seguintes de seu livro “Encontro com os Ancestrais” o autor leciona brevemente sobre heráldica e, claro, sobre o brasão da família, que está também no sitio http://www.genealogiabr.com/carrano.html.

Explica  o significado das cores, da roda e das estrelas. Mesmo para você que não é da família, asseguro que seria muito interessante a leitura do texto  didático, sem ser maçante, sobre heráldica.

Deixo com ele mesmo a palavra sobre o tema, bastando clicar em http://buratto.org/gens/gn_carrano2.html

Além disso tem o livro um capítulo sobre a origem do antropônimo CARRANO, resultado de muitas pesquisas históricas. Se for de seu interesse acesse através do link  http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=168&cat=Ensaios e saiba mais a respeito.


Imagens: Foto do Pedro Wilson extraída via Google e o brasão do citado livro.

9 comentários:

Jorge Carrano disse...

Existem outros livros e textos esparsos do Pedro Wilson, dentre eles o encontrável em http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=58378&cat=Artigos&vinda=S

Freddy disse...

Consultando o site achado pelo blogueiro, constatei a existência de muitas outras pérolas! A famosa do Rui Barbosa está lá, outra de pleonasmos também. Achei bastante atual a da página a seguir:

http://www.letras.etc.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&catid=32%3Amiscelanea&id=43%3Aproverbios-da-era-digital&Itemid=54

Obrigado, Carrano, pela pesquisa.
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Ih, fiz o comentário no texto errado, era no anterior!
Sorry!
<:o) Freddy

Gusmão disse...

Já vi este brasão em seu escritório.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Certo Gusmão. Minha nora Erika, multiqualificada, fez um tratamento na imagem digital, ampliou, imprimiu e mandou emoldurar.
Deu-me de presente quando inaugurei a nova sala há 5 ou 6 anos.

Aproveitando, seu post será publicado no dia 1º sábado. Grato.

Helga Maria disse...

Em Gramado tem um museu medieval que faz o brasão em escudo metálico.
Helga

Jorge Carrano disse...

Segundo o Freddy informou através de comentário no blog, em post antigo, o tal museu fechou.
De qualquer sorte, obrigado Helga, eu estive lá. Filmei e fotografei. Era bem pequeno, com poucas peças, a maioria espadas e adagas e facas.

Freddy disse...

Carrano, para ser mais exato, o referido museu pode não ter fechado. Como é essencialmente um salão da casa de seu proprietário, o horário de funcionamento não é cumprido à risca, já que a taxa de visitantes é baixa.
Soube de gente que esteve lá recentemente e conseguiu visitá-lo.
Vale acessar o link e entrar em contato quando em Gramado, para ter maiores informações:
http://www.museumedieval.com.br/

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Fica o registro.
Obrigado.