3 de maio de 2013

Impressões de viajante: Gramado 2








Por
Carlos Frederico March
(Freddy)









1 - Sobre sandubas

Sou um apreciador inveterado de sanduíches. Permitam-me então um comentário de expert: gaúcho não sabe fazer sanduíche! Então, uma das grandes carências da cidade quando se queria um lanche rápido e barato sempre foi a falta de meras lanchonetes, que façam um bom e saboroso sanduba, daqueles de pegar com a mão e  tacar! Talvez uma das poucas que ainda dá pra quebrar um galho é a  sabor de Frutas, na Rua Coberta.


Sabor de Frutas, na Rua Coberta

Permitam-me comentar que meu lugar favorito na cidade para me sentar e fazer uma boa refeição, seja lanche ou almoço/jantar é a Rua Coberta, bem em frente ao Palácio do Festival de Cinema de Gramado. Ali encontramos diversos bons bistrôs e lanchonetes
alinhados em cada lado da rua, num clima mágico. Vai merecer até, quem sabe, um post específico. Mas sanduíches comuns... só no Sabor de Frutas, infelizmente!

Super bem-vinda, portanto, é a chegada da primeira lanchonete da rede Mc Donald's. Ela foi construída num pequeno shopping que está sendo terminado na Av. Borges de Medeiros, ao estilo castelo de bruxas. Os relógios não marcam horas, giram loucamente! Podem ver pela foto que algumas janelas são tortas, dentro do clima de fantasia macabra criado.


Mc Donald's Gramado

Sua localização é bem simples. Siga pela Borges em direção ao Hotel Casa da Montanha, por sinal um dos melhores da cidade, citado no Guia 4 Rodas como pertencente aos Hotéis de Charme. Já me hospedei nele. Excelente, mas não chega a ser acolhedor, se é que me entendem... Esqueçamos isso, não é o foco aqui.

2 - Reformas internas em lojas

Dentro do espírito, a meu ver discutível, de modernização da cidade, que aos poucos perde o jeitão montanhês simplório e ganha ares de cidades sofisticadas europeias, muitas lojas vêm sofrendo modificações internas, quando não externas mesmo.

Darei um exemplo. A Chocolates Planalto, localizada na Avenida Borges de Medeiros na mesma calçada da Rua Coberta a poucos quarteirões dela (fica antes do novo McDonald's), era decorada em madeira ao estilo europeu, e no 2º andar tinha uma cascata de chocolate. Parte da fábrica de chocolates funcionava ali, à nossa frente. Podíamos íamos observar a fabricação de itens quase que tocando nos produtos.

Recebeu uma alteração tão grande que quem, como nós, o  conhecíamos de outrora, quase nos perdemos lá dentro. Até os banheiros para clientes mudaram de andar! A fabricação de chocolates agora é apenas para turista ver, através de uma vidraça.

Chocolates Planalto, lounge


Chocolates Planalto, embalagem de produtos


Chocolates Planalto - lanchonete

DICA: Não deixem de ter em mente a existência da Chocolates Planalto enquanto passeando pelo centro de Gramado, na Av. Borges de Medeiros. É um dos excelentes pontos de apoio ao turista. Pode-se tomar um café, um belo chocolate quente, um
sorvete, um mix disso tudo; comprar chocolates para consumo próprio ou para levar de lembrança; ir ao banheiro - limpíssimo!

Fico por aqui hoje. Até mais!

Crédito das fotos: acervo do autor

14 comentários:

Incógnita disse...

Com essas Impressões gastronômicas já engordei 5 Kg. Além disso, corro o risco de ficar com cirrose se acompanhar as sugestões etilicas do articulista. Na boa.

Riva disse...

Eu estou gostando das dicas, pois estamos indo no fim do mês para curtir por lá o meu aniversário.

Freddy, aquela russa dentro daquela galeriazinha que tem um "mini riacho com ponte de madeira", ainda vende a dose de Black Label a 7 reais ?? rsrsrs.

Anônimo disse...

Esta foi a melhor dica do dia.

Jorge Carrano disse...

Whisky não sei porque deixei, há muitos anos, de beber destilados.
Mas na rua coberta tem um bar que serve chopp da Brahma onde duas pessoas tomam, cada uma, dois ou três e não conseguem dar conta das porções de batatas fritas e queijo cortadinho em cubos, de tão generosas que são as porções.
E tudo baratinho.

Incógnita disse...

O articulista condena a discutível tendência de modernização da cidade, mas não abre mão de uma lojinha do Mc Donald's. Quer coisa mais padronizada que esta rede de lanchonetes?

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Viu como ninguém falou de futebol no seu post?
Mas que o penalty marcado contra o FLU foi rigoroso demais foi.

Freddy disse...

Os bares da Rua Coberta vêm trocando de "bandeira" do chopp com regularidade, não sei se ainda tem quem venda o 500ml de Brahma. Aos poucos estão aderindo ao Rasen, fabricado em Gramado.

Quanto à lanchonete a que Riva se refere, faz tempo que não vou lá. Já trocou de dono umas duas vezes. Os preços subiram (ou melhor,vêm subindo) demais, de sorte que acho que não encontraremos pechinchas na cidade...

Quando se faz uma estada longa, às vezes você quer substituir uma refeição por sanduíche e, repito, gaúcho não sabe fazer sandubas. Portanto, o McDonald's (e poderia ser Bob's, Burger King) é muito bem-vindo.

Aliás, a fixação que aquele povo tem por carne (churrasco) e chimarrão chega a me irritar!

Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Colocados os pingos nos is, agradecemos pelas dicas atualizadas.

Freddy disse...

Só complementando, o vício do chimarrão é isso mesmo: vício. A erva mate tem bastante cafeína, droga que vicia. Que o diga quem não sabe passar sem tomar cafezinho o dia todo! rs rs
Quanto ao meu rompante acerca de churrasco, se explica pelo fato de eu ser um apreciador da culinária de forno e fogão, não de braseiro. Só entro em churrascaria convidado por alguém, nunca por escolha pessoal.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Eu sou carnívoro em essência.
Um bom filé, mal-passado, no fogão, é tão apetitoso quanto uma maminha de alcatra feita na brasa.

Freddy disse...

Seu sangue não é tipo B.
?!?

<:o) Freddy

Riva disse...

Também sou carnívoro ..... :)

Mas adoro uma lagosta, polvo, lulas, linguados, camarões, mexilhões, ostras, tilápias .....

Freddy disse...

Sou muito ruim de gastronomia. Como moderadamente carne e frango, alguns embutidos. Não como caça nem aves exóticas, porco só pernil e carré (tudo muito bem passado).

Do mar: bacalhau, camarão (limpo) e peixes (carnudos). Carne de lagosta e siri, já pronta, pode ser.

Adoro carne moída (de bovinos) pura ou em recheios e molhos diversos. Adoro suas variantes: hamburguers, almôndegas, croquetes, kibes, kaftas. Costumo dizer que se não fosse o vício da carne moída eu bem seria vegetariano.

Por isso, tenho pouco a contribuir no tema gastronomia.
<:o)
Freddy

Riva disse...

Acabamos de chegar de Gramado, ontem à noite.

A cidade continua linda, organizada, limpa, restaurantes e lojas excelentes, realmente uma região impressionante, um Brasil que deu certo.

Estivemos também em Canela, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul e Nova Petrópolis, além de localidades como Três Coroas e Igrejinha.

Único ponto de atenção é com os preços. Tudo lá é muito caro, então as escolhas de custo x benefício se tornam vitais, porém com o agravante de que são centenas de opções para tudo, e essa definição acaba sendo estressante, do tipo : vc acaba de comprar alguma coisa, e descobre depois que podia ter sido mais barato.

Impressionante a quantidade de Outlets de tudo ... a região está começando a ficar parecida com Orlando.

Pegamos um feriadão, e com 2 eventos nacionais, e dessa forma, a cidade estava lotada !!!!

Dessa vez fizemos o trajeto Porto Alegre - Gramado - Porto Alegre de ônibus, pela CITRAL, a 31 reais cada perna por pessoa, e gostamos dessa alternativa, pegando o carro alugado no hotel.

É isso .... detalhes, podem perguntar.