24 de maio de 2013

Impressões de viajante: Rio Quente Resorts - 1




Por
Carlos Frederico March
(Freddy)







O começo de tudo: RQVC


O autor na piscina do Hotel Turismo (RQ Resorts - Rio Quente/GO)
Porque iniciar uma série de posts focando num único empreendimento? Afinal de contas a região apresenta inúmeras opções para quem quer curtir lazer baseado em fontes de águas quentes. Caldas Novas é um destino por demais conhecido no circuito de águas brasileiro e eu aqui estou, como que fazendo apologia justo de um concorrente, que é o município de Rio Quente, que solicitou (e lhe foi concedida) emancipação de Caldas Novas há alguns anos atrás. 

O motivo é simples. Conheci a então Pousada do Rio Quente em 1993, passei um Reveillon em 1994/5 e em maio de 2000 associei-me ao RQVC - Rio Quente Vacation  Club. É um programa de férias compartilhadas que me concede uma semana anual (ou mais) em várias das unidades hoteleiras do agora Rio Quente Resorts, pagando apenas uma taxa de manutenção e tendo descontos nas principais refeições (café, almoço e jantar). A hospedagem é paga através de débito dos pontos adquiridos e meu título tem validade por 30 anos. 

Sou instado a visitá-lo ao menos uma vez por ano sob pena de ver debitados pontos do programa por  não-uso, além de ter de pagar a taxa de manutenção anual, que é devida tendo o sócio usado ou não o Resort! Vai daí, eu vou ao Rio Quente com certa regularidade e o que não me falta são experiências diversas acumuladas nesses 20 anos (1993 - 2013). 

O autor com integrantes do Grupo 1001 Noites (Semana Árabe em 2011)
Como ponto de partida, informo que o Rio Quente Resorts hoje (ref: maio/2013) conta com diversos hotéis dentro e fora do perímetro do complexo de lazer. 

- Dentro: Pousada, Vacation Villa e Turismo. 
- Dentro mas com acesso exclusivo: Cristal. 
- Fora: Suíte & Flats I, Suíte & Flats III e Giardino. 
- Fora, a 4km do portal: EcoChalés & Camping (não conheço).

Todo empreendimento hoteleiro tem uma vacância natural ao longo do ano. No Rio Quente Resorts, em maio de 2000, informaram-me ser por volta de 22%. Para cobrir, ou minimizar, ou mesmo aproveitar essa vacância, é que foi criado o programa de férias do RQVC.

O título, na versão que foi por mim adquirida, vale para todos os hotéis menos o Pousada (que sendo o mais procurado não foi incluído no programa). Também não vale para o Cristal, que na época nem existia. Hoje há outras versões de título, mas com validade bem menor que 30 anos e preço um tanto salgado. O título VIP é o do Hotel Cristal e custa mais que um bom automóvel. 

Tendo adquirido o título do RQVC, você é instado a se associar ao RCI, que é um consórcio internacional de administração de resorts. Possibilita a você trocar suas semanas e pontos do RQVC por semanas em outros resorts no Brasil e no mundo todo! 

Ficou cansado do Rio Quente? Vá para Floripa, Bahia, Nordeste. Vá para Orlando, Florença, Cidade do Cabo. Há resorts associados espalhados literalmente em cada país interessante de cada continente desse nosso lindo planeta azul.


                            Westgate Leisure Resort (Orlando, Florida-EUA)











Parece uma boa, não? Hmmm... Para começar, a anuidade do RCI não é exatamente barata. Depois, para fazer jus ao intercâmbio você paga a cada troca uma taxa (cara), além de ter de depositar a taxa de manutenção do próprio RQVC. Fica então dependente de ter vaga no resort escolhido, há uma espécie de fila. E, não se esqueça, o que você ganha é a hospedagem, mas terá de bancar aéreo, traslados, alimentação... 

Eu consegui usar bem as facilidades do RCI apenas duas vezes. A primeira delas foi brinde por ter me associado. Ofereceram-me uma semana gratuita, a escolher: Punta del Este, Porto Seguro ou Aquiraz, nos arredores de Fortaleza. Optei pelo Acquaville Resort, na Praia de Porto das Dunas (Aquiraz-CE), a 800m do famoso Beach Park. 

Acquaville Resorts (praia Porto das Dunas, Aquiraz-CE)
A segunda vez foi quando consegui juntar uma promoção da RCI com um intercâmbio e emendei duas semanas no Hotel Casa da Montanha em Gramado, em pleno Natal Luz de 2007 - explico mais adiante.

Em contrapartida, perdi minha reserva para Bariloche em 2008 pois, depois de tudo pago, descobri que não conseguiria chegar lá! Entendam: o RCI não é responsável pelo aéreo e traslados, apenas pela hospedagem. Para azar meu havia um congresso de cardiologia em Buenos Aires justo na semana escolhida. 

Não havia nenhum voo combinado Rio/Buenos Aires/Bariloche que me atendesse com conforto e, por conta do congresso, nenhuma hospedagem disponível para um pernoite sequer em Buenos Aires. A opção que consegui seria passarmos a madrugada em bancos dos aeroportos  Ezeiza ou Aeroparque, entre voos. Não nasci pra isso! Arquei com um prejuízo de quase 1.000 reais... 

Não bastasse, comparando pacotes promocionais de agências avulsas ou pela Internet com essas facilidades de "hospedagem gratuita" via RQVC/RCI (com taxas e mais taxas), descobre-se que financeiramente empata, de maneira que é bem mais simples fazer por fora! 

Dou testemunho de que a tal semana "grátis" que passei com minha família em Aquiraz-CE só se viabilizou porque eu usei milhagens para chegar a Fortaleza. Tivesse eu de arcar com o aéreo a preço praticado naquela oportunidade, não valeria a pena.

Para quem tem plena gerência de seu tempo e disponibilidade financeira, o RCI oferece de vez em quando "semanas de escape". São oportunidades de semanas em resorts mundo afora a preços de banana. Tipo: Aruba mês que vem, em promoção especial com hospedagem, aéreo e traslado? Beleza! Mas quem é que pode bancar um modo de vida desses?   
Divi Village Resorts (Aruba, Caribe)
Em cima disso, dou mais um testemunho: as 2 semanas que passei no Hotel Casa da Montanha foram fruto de um escape a preço promocional que  me foi oferecido por telemarketing do RCI. Só o aceitei depois de garantir um intercâmbio da Pousada com o  Casa da Montanha, dentro das regras do RCI, mas exigindo na negociação a semana subsequente. Tinha vaga, deu tudo certo! 

Hoje, aposentando, eu tenho a tal gerência de meu tempo, mas o ocorrido com a perda da reserva para Bariloche me desencantou. Não sou mais sócio do RCI, ficando pois restrito a usufruir apenas do Rio Quente Resorts, via RQVC.

Fechando essa primeira abordagem: minha grande experiência junto ao Rio Quente Resorts se deve a que eu o venho frequentando na média de uma vez por ano desde 2000. Tenho expectativas de fazê-lo por mais uns 17 anos, tempo de duração de meu título do RQVC, mas procuro amenizar a mesmice convidando pessoas de nosso relacionamento para partilhar a experiência das águas quentes a preços módicos. 

Sim, porque se houver vaga nos hotéis posso reservar mais de uma unidade de cada vez, e o tenho feito sempre que meus parentes e amigos se apresentam como companhia.  

Não, não é tão fácil como pensam: basta colocar no papel os gastos de aéreo e traslado!

Há muitos outros aspectos a abordar, aguardem os textos subsequentes. 

Toboáguas entre a vegetação, no Hot Park

Estações de Pesca Ecológica (tem de devolver o peixe)

Bar 24 horas, no Parque das Fontes (lazer na madrugada)



Crédito de fotos: - Westgate, Acquaville e Divi Village: Google
                         - Demais fotos: acervo do autor

3 comentários:

Unknown disse...

Posso trocar minhas semanas de média/baixa temporada por uma semana de alta temporada através da RCI? É muito difícil? Mesmo que eu troque 2 semanas por uma só ou em um estabelecimento inferior ao meu?

Jorge Carrano disse...

Caro Filipe,
Grato pela visita virtual.
O Freddy, autor do post, certamente irá responder.
Aguarde por favor.

Freddy disse...

Infelizmente não sei responder. No meu título a distinção entre semanas de alta, média e baixa temporada apenas se limita à quantidade maior ou menor de pontos que vão debitar de minha reserva (devo ter ainda mais de 20.000 pontos e 17 anos de uso garantido). Com uma estada posso gastar 500 pontos, como posso gastar 2.200 pontos, depende de quando e em que hotel do resort escolhi passar os dias.

Quanto a conseguir a reserva para quando se quer, é uma dificuldade. Posso ter de decidir com mais de um ano de antecedência, já houve caso de ano e meio (!). Sem contar que hoje não há mais programação antecipada de semanas temáticas, que eu usava com frequência.

Sobre usar a RCI, dizer como era antigamente não garante que a informação esteja atualizada. Os critérios mudaram, os títulos mudaram, tudo mudou (para pior, óbvio).

Contudo, se ligar para lá eles informam tudo com a maior boa vontade. Se não mudou, é 0300-789-4500, custo de ligação local.
Abraço
Freddy