2 de maio de 2013

Bayern de Munique X Borussia Dortmund


Por
Gusmão
(amante de futebol e botafoguense empedernido)



Há alguns meses, quando começava a faze preliminar (de grupos)  da UEFA Champions League, quantos de nós prevíamos uma final alemã?

No entanto, o Bayern e o Borussia, com futebol objetivo, aplicado, de forte marcação, enorme disciplina tática, mas com alguns jogadores extremamente habilidosos,  deixaram pelo caminho equipes poderosas tidas como sérias candidatas ao título, como por exemplo o Manchester United e o Chelsea, atual campeão.

E os dois bichos papões da Espanha e da Europa, como Real Madrid e Barcelona, que têm em suas equipes os melhores jogadores do mundo, respectivamente Cristiano Ronaldo (jogador mais caro do mundo) e Messi.

Pena que esta final não tenha ocorrido no ano passado quando, em função de sorteio, o palco da final foi  o Allianz Arena, na cidade de Munique.

Enfim, o público inglês, quem está mais para plateia  teatral do que para torcida de futebol, poderá assistir em Wembley a um jogo que pode ser daqueles inesquecíveis, memoráveis.


Acho que o Cristiano Ronaldo sumiu no jogo contra o Borussia, na semifinal disputada em Madrid, como já havia sumido em outras partidas decisivas quando jogava pelo Manchester United e até mesmo a seleção portuguesa.

Se ele tivesse se empenhado um tiquinho, aparecido mais para o jogo,  quem sabe o Real teria conseguido mais um golzinho salvador.

Jogadores com sua habilidade (e salário) têm obrigação de assumir papel de liderança, chamando o jogo para sí, até para incendiar o resto da equipe. No entanto o português jogou muito mal e se omitiu a maior parte do tempo.

O caso do Messi foi um pouco diferente, ele fez enorme falta ao Barcelona e não foi visto em campo porque não atuou por falta de condições físicas. Já o Cristiano Ronaldo entrou em campo... e não jogou.
Acho que não tem favorito na partida final. O Bayern vive um momento fantástico, mas há que respeitar o time do Borussia que além de alguns  jogadores habilidosos tem um sistema de jogo muito sólido, com marcação apertada na defesa adversária.

Teremos certamente um grande jogo, com enorme público, num excelente estádio.

É esperar para ver.

Imagens Google.

7 comentários:

Gusmão disse...

Carrano,
Foi o que deu para escrever em tão pouco espaço de tempo.
Abraços

Jorge Carrano disse...

A simplicidade é uma virtude.

Jorge Carrano disse...

Vamos botar ordem na casa. Estes dois jogos foram realizados nos dias 30/03 e 01/40, nas cidades espanholas de Madrid e Barcelona.

Riva disse...

De longe, o BAYERN me parece mais time, pois ataca bem em bloco também. Mas trata-se de um clássico alemão. Imprevisível.

O bom nessa estória toda é que MORREU o chatérrimo futebol horizontal do Parreira, e recentemente jogado pelo Barcelona.

Que ganhe o BAYERN, pelo BEM do futebol. E acho que dá Alemanha em 2014. Trabalho de longo prazo.

Jorge Carrano disse...

Acho que você tem razão, Riva. A Alemanha será seríssima candidata ao titulo mundial. Como sempre, com seu pragmatismo.

Freddy disse...

Vi fotos que dão testemunho de que essa foto (branca) é do estádio em jogos da seleção alemã. Em jogos do Bayern ele fica vermelho e nos do TSV 1860 ele fica azul!!
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Valeu o esclarecimento, Freddy.