10 de maio de 2013

Domésticas e putas


Não esperem encontrar aqui comparações entre estas duas antigas profissões, senão uma observação de que as primeiras já asseguraram  em lei os direitos trabalhistas inerentes a todo os trabalhadores. As segundas ainda não.

E foi uma matéria sobre a luta das putas para assegurar um mínimo de direitos, publicada no jornal A Tribuna do Advogado (nº 525, abril/13) que me chamou a atenção para alguns fatos.

Pularei a época da escravatura e me vejo nos anos 1940. Além das primas do interior, os jovens iniciavam sua vida sexual com as domésticas. Não, não eram todos os jovens,  e nem todas as domésticas se dispunham, mas era muito comum.

Naquela época, os pais de filhos homens apregoavam “prendam suas cabritas porque meus cabritos estão soltos”. E coisas do gênero. Os adolescentes que possam estar lendo agora este texto não acreditarão, mas muitos casamentos foram realizados para reparar “o mal” que um rapaz teria feita a uma donzela. Por vezes com a coação irresistível de arma apontada para o garanhão e/ou seu pai.

Mas as domésticas, assim como algumas escravas no tempo senhorial, tinham que abortar se, eventualmente,  engravidavam.

Recursos como preservativos, pílulas e outros não estavam disponíveis ou eram de difícil obtenção para os jovens. A hoje popularizada camisinha, anunciada até na TV, era comprada a alto custo, na surdina.

Tive um amigo que, já por volta dos 15/16 anos nem sabia o nome correto do preservativo, e que para gargalhada dos demais da turma falava “camisa de vento”.  Ou seja, ele só conhecia de ouvir dizer e ainda assim ouvindo errado.

Bem, vamos  as putas. Falo das profissionais que estão em luta pelo reconhecimento de seus direitos. Não mencionarei as amadoras, diletantes, tipo “se acaso me quiseres, sou  dessas mulheres que só dizem sim”. Estas só procuram prazer, ou se contentam com uma “coisa à toa, uma noitada boa” ou até, antecipando a letra do Chico Buarque, um “sonho de valsa”.

Para os desavisados, informo que Puta foi uma deusa na mitologia romana, de pouca significância, no ramo da agricultura, dedicada apenas a poda das árvores. Muito pouco mesmo. Mas em compensação suas sacerdotisas, nas louvações na época da poda, promoviam orgias e bacanais. Daí que...

Ainda demonstrando erudição wikipediana, acrescento que a palavra puta  etimologicamente vem do latim e significa poda, que se grafa não com "ph", mas somente com "p" mesmo em português.

As profissionais procuraram a pessoa certa para patrocínio de sua causa. O deputado, ex-BBB, defensor de putas e viados, Jean Wyllys, isto porque o antigo defensor dos direitos das putas – se dos veados não lembro – Fernando Gabeira, deixou o congresso nacional, onde fora, também, deputado.

Aqui não somos politicamente corretos e usamos a linguagem que o povo usa nos botequins da vida.

Mas o que exatamente as putas, através da ONG “Davida e da grife Daspu” estão buscando? Deve ser esta a pergunta que estão fazendo.

Vamos tentar resumir. Querem diminuir a exploração dos  cafetões que hoje ficam com boa parte da grana dos programas. Em alguns casos, segundo consta, 50% do valor cobrado. Estes, por sua vez, caso este projeto prospere e vire lei, ganharão status de empresários, ganharão respeitabilidade e colocarão sua atividade na legalidade, eis que hoje a exploração da prostituição é crime capitulado no Código Penal.

Entregar  por amor,  ou a troco de dinheiro, por hora, por peso ou orgasmo, o próprio corpo,  não é crime. Logo, a puta não comete delito se da o que é dela e recebe sem intermediários. Mas o rufião, proxeneta, cafetão, explorador da prostituição, é criminoso.

Com a legalização buscada, elas ganharão ambientes de trabalho nos padrões usuais aceitos pela sociedade, com controle da vigilância sanitária, dos procons, etc. em endereços que poderão ser divulgados, sem clandestinidade ou rótulos hipócritas como termas, casa de massagem ou boate.

Os bordeis poderão funcionar sob fiscalização, o que dará mais segurança as vendedoras de sexo e aos clientes (ou fregueses?), e poderá evitar a exploração de menores, pelo menos nestas casas autorizadas a vender sexo ao vivo, para consumo no local.

Não vou expressar opinião sobre a luta das profissionais do sexo, primeiro porque passei  da idade de consumidor dos serviços (e tem as que “só dizem sim”), segundo porque não li o projeto e não sei se será mais benéfico para elas ou para seus futuros patrões, os atuais cafetões.

Mas suspeito de uma coisa: muitas mulheres irão considerar seriamente esta nova oportunidade de trabalho legal, amparado por lei, e que parece rendoso. Sem contar que “lavou tá novo”.


Nota do Editor: Projeto de Lei nº 4.211/2012 (regulamentação da atividade de profissionais do sexo)


3 comentários:

Freddy disse...

Gostei de você ter coragem (peito?) de abordar tema tão controverso. Eu não tenho nada a acrescentar ou a retirar do que já disse, o texto está excelente!

Faz tempo que espero que a mais antiga das profissões seja legalizada pelos vários motivos já abordados por você. Já é fato em vários países avançados socialmente. Espero apenas que os radicais religiosos (de inúmeras vertentes) não interfiram.

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Valeu, Freddy.

Ana Maria disse...

Bem, aprendi que puta é corruptela da palavra prostituta. O que me parece mais correto, visto que deusas e sacerdotizas não praticavam rituais de fertilidade por dinheiro.
Quanto a legalização do ofício, acho justo. Sem perseguição policial, deixaria de ser necessária a presença dos "protetores " e poderiam ser melhor controlados os aspectos sanitários e os locais de trabalho.