8 de maio de 2013

Sinto cheiro de vexame nas copas


Quando jogador peruano começa a ter espaço e fazer sucesso no Brasil, alguma coisa está errada no futebol.

Guerrero, atacante peruano, do Corinthians, fez o gol importante na conquista do titulo mundial. O Vasco trás o Yotum como solução para a lateral esquerda. Virgem Maria!!!

Nos últimos anos jogadores estrangeiros têm  sido destaques no futebol brasileiro.  Foi assim com Conca, do Fluminense; Montillo, no Cruzeiro; Barcos, no Palmeiras, onde há muito tempo o chileno Valdivia vem enganando, e outros por aí.

Agora mesmo, no sul do país, nos dois mais importes times gaúchos, o D’Alessandro – argentino – é o grande líder do Inter, que acaba de se sagrar tricampeão. E no Grêmio brilham o Barcos (ex-Palmeiras) e o chileno Vargas.

O Flamengo tem lá o Cáceres e o Gonzales, acho que paraguaio e chileno, sei lá. E o Vasco, além da já citado Yotum, tem o equatoriano Tenório.

O Botafogo importou um uruguaio que teve papel de destaque nos últimos jogos – o Lodeiro. Sem contar o holandês Seedorf, que veio terminar a carreira como jogador em nossos campos de pelada, comparados aos estádios onde ele atuou, por várias equipes na Europa.

Nas categorias sub-17 e sub-20, estamos levando banho dos argentinos e no ranking da FIFA ostentamos a 19º posição. Como diz o outro, é mole ou quer mais?

E ainda há quem discuta defendendo que o futebol brasileiro é o melhor do mundo.

Bem, quem assistiu ao ultimo amistoso entre as seleções do Brasil e do Chile, que terminou em 2X2, e gosta de futebol, sabe do que estou falando.

9 comentários:

Gusmão disse...

Nem no futebol de salão que inventamos e nem no futebol de praia, somos mais os melhores.
O esporte nacional é corrupção. Neste somos imbatíveis.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Gusmão, meu caro:
O esporte nem se chama mais futebol de salão. Agora é futsal. Com o nome primitivo nós ganhávamos todas as competições.
E o de praia, agora se sofisticou e é chamado de beach soccer.
Mas o pior, na minha visão, é estarmos perdendo posições no ranking das mulheres mais bonitas.
Acredita que as ucranianas estão encantando nas passarelas, nas telas e nos estúdios fotográficos?

Jorge Carrano disse...

Este post é o de nº 900 publicado neste blog.
Quantidade não é necessariamente qualidade, claro. Mas neste universo de 900 textos certamente é possível encontrar informações úteis, abordagens culturais,técnicas e científicas. E pitadas de humor.
Nem tudo é da lavra do blogueiro, que tem sido generosamente atendido em seus pedidos de colaboração por parte de amigos e parentes.
Se pesquisar bem, você leitor, encontrará alguma coisa de seu agrado.

Riva disse...

Tenho a impressão que essa Copa será medíocre técnicamente, como foi a de 90 - horrorosa ! E por isso mesmo será equilibrada, nivelada por baixo.

Não acredito no Brasil, pelos motivos já amplamente debatidos por aqui, mas se tiver que arriscar palpites para o campeão, cito os tradicionais : Argentina, Alemanha e Itália. Sim, excluo a Espanha.

Mas isso é peanuts perto do que mais me incomoda : a grana que estamos gastando na reconstrução dos estádios, quando nossa média de público no Brasil não chega nem a 30.000 pagantes.Para mim é um projeto criminoso, contra a humanidade !

Com cada vez mais pessoas se refestelando em casa para assistir aos jogos no pay-per-view, pela web, os estádios deveriam ser construídos para uma capacidade máxima de 35 a 40 mil espectadores, com todo o conforto, como fazem nos EUA - isso inclui um espaçoso estacionamento, shopping dentro dos estádios com lojas, recreação e restaurantes. A família que vai assistir a um jogo passa quase o dia inteiro lá se divertindo e gastando $$.

Mas aqui, a xenofobia não nos permite trazer quem entende e sabe fazer. O atraso vai durar séculos ! Na verdade, nunca vai acabar.

E para concluir ... não vou estar aqui para ver, mas com certeza os clubes vão ter que se fundir para não acabar.
Não tem como uma cidade do Rio de Janeiro ter 3 grandes clubes..... Não tem mais espaço para os campeonatos estaduais. Não tem mais espaço para 5.500 municípios quererem participar de campeonatos de futebol, em vários níveis. É um problema a ser resolvido por quem quiser encarar de frente os feudos existentes (as federações de futebol). Mas o que vai ditar essa regra, como sempre, será a bancarrota, a total falta de grana para continuar ....é só aguardar.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Mais de 500 mil torcedores, repito, quinhentos mil, acessaram o site do Borussia para compra de ingressos para a partida final contra o Bayern, que será disputada em Londres.
Como cada uma das equipes terá direito a uma carga de aproximadamente 25.000 ingressos, a solução encontrada pelo Borussia, foi a de sorteio entre os que se habilitaram.
Alguém dirá, sim mas se trata de uma finalíssima para disputa de um título importante. Eu direi, não acompanhe a bundesliga e veja a média de público das partidas.
Nosso publico nos estádios seria muito maior se tivesses organização. Ah! E jogassemos futebol.
Caro Riva, não estou polemizando, até porque concordo com você em relação as "arenas" construídas no norte e nordeste, especialmente, e que não fazem nenhum sentido neste momento.

Jorge Carrano disse...

Bem, quanto aos custos...
Vale ressaltar que para fazer o estadio do Corinthians a pedido de Lula, a Odebrecht teria que tirar o dinheiro de algum lugar. Teria sido da obra do Maracanã? Ou de outras obras que ganhou de presente do governo. De presente não, já me corrijo, teve que pagar comissões.

Freddy disse...

Quanto a termos estrangeiros fazendo sucesso em nossos clubes, talvez seja porque eles estão fora de casa e têm de mostrar serviço, correr atrás. Acho que brasileiros lá fora agem da mesma maneira, ao menos os que têm cabeça. Além do que os que vêm jogar aqui estão um pouco acima da média.

O futebol brasileiro parou no tempo curtindo louros do passado. Será atropelado até por seleções de médio porte. Não ganhará a Copa. Sorte nossa se sair antes, não teremos repeteco do vexame de 1950.

Sobre termos bancado fazer Copa e Olimpíadas, estádios em locais sem expressão, etc, demos azar disso tudo ter sido discutido e aprovado sob governo petista. Temos exemplos de sobra de como essa corja age. Basta ficar lendo os jornais.

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Pois é, Freddy, se até jogador peruano tem brilhado em nossas equipes, é um sinal da decadência do nosso futebol. Aliás, até equatoriano, que há alguns anos só poderiam aplaudir nossas equipes.

Jorge Carrano disse...

A Odebrecht ganha de todos os lados:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/grupo-de-eike-e-habilitado-e-vence-processo-de-licitacao-do-maracana.html