21 de junho de 2012

Nelson, Rui, Lupicínio e os moços


É clássica e recorrente a resposta dada por Nelson Rodrigues, em entrevista, quando solicitado a enviar uma mensagem aos jovens. Nosso maior dramaturgo teria respondido simplesmente: “Envelheçam!”

Tal o conselho, simples e direto: a velhice dará o essencial.

Rui Barbosa, nosso Cícero, em discurso aos jovens formandos da turma de 1920, da  histórica Faculdade de Direito de São Paulo, em certo trecho da longa oração, lecionou:
“Ninguém, senhores meus, que empreenda uma jornada extraordinária, primeiro que meta o pé na estrada, se esquecerá de entrar em conta com as suas forças, por saber se a levarão ao cabo. Mas, na grande viagem, na viagem de trânsito deste a outro mundo, não há possa, ou não possa, não há querer, ou não querer. A vida não tem mais que duas portas: uma de entrar, pelo nascimento; outra de sair, pela morte. Ninguém, cabendo-lhe a vez, se poderá furtar à entrada. Ninguém, desde que entrou, em lhe chegando o turno, se conseguirá evadir à saída. E, de um ao outro extremo, vai o caminho, longo, ou breve, ninguém o sabe, entre cujos termos fatais se debate o homem, pesaroso de que entrasse, receoso da hora em que saia, cativo de um e outro mistério, que lhe confinam a passagem terrestre.”

E Lupicío Rodrigues, poeta dos que sofrem por amor, dos que foram, ou são, com perdão da expressão chula, corneados, perpetrou em versos um ensinamento que encerra muita sabedoria:

Esses moços, pobres moços
Ah! Se soubessem o que eu sei
Não amavam, não passavam
Aquilo que já passei
Por meus olhos, por meus sonhos
Por meu sangue, tudo enfim
É que peço
A esses moços
Que acreditem em mim
Se eles julgam que há um lindo futuro
Só o amor nesta vida conduz
Saibam que deixam o céu por ser escuro
E vão ao inferno à procura de luz
Eu também tive nos meus belos dias
Essa mania e muito me custou
Pois só as mágoas que trago hoje em dia
E estas rugas o amor me deixou
................segue...........................”
Grifei os dois versos que, a meu sentir, são muito adequados para definir alguns comportamentos rebeldes, de inconformismo, de alguns jovens que acham que podem reformar o mundo com suas traquinagens irresponsáveis.

Vêem escuridão no céu e se iludem com o clarão do fogo do inferno.

10 comentários:

Anônimo disse...

Que foi que os jovens fizeram desta vez?

Jorge Carrano disse...

Caro Anônimo,
Não sei se você é madrugador ou insone. O post foi publicado aos 30minutos deste dia, a popular meia-noite e meia, e às 7:30h da manhã você já vem tirar um sarro, como se dizia em tempos idos.
Nâo dormiu ainda ou acordou com as galinhas?
Veja, os jovens são, por definição, rebeldes. Na maioria das vezes em causa.
A maturidade emocional e a mente mais trabalhada, algumas vezes resolvem o problema.
Apareça sempre, com ou sem criticas e ironias.

Jorge Carrano disse...

Deixa eu corrigir antes que o Anônimo venha com gozação: os jovens são rebeldes, em geral, SEM causa.

Gusmão disse...

Liga não, Carrano, além de cricri, como já definiu com muita propriedade um outro Anônimo (em post anterior), este cara ou não dorme cedo para ficar bolando como sacanear a vida dos outros ou acorda cedo para ficar mais tempo sem fazer nada, a não ser sacanear os outros.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Pois é, Gusmão, além disso provavelmente é jovem (rs).
Obrigado pela solidariedade.
Abraço

Riva disse...

"Acordou com as galinhas" é ótima ! kkkkkkkkkkkkk

Duro vai ser aturar Gambás campeãs ... Sds TRIcolores

Jorge Carrano disse...

Ô Riva, "acordar com as galinhas" não é tão antigo assim. Afinal você agora é sessentão. Ouvia isto em minha infância, que começou, "apenas" 12 anos da sua (rs)
Abraço

Freddy disse...

Eu acho que os jovens têm o direito à rebeldia, ao inconformismo, à contestação. Decerto por vezes são exagerados - eu não o fui e me arrependo - mas temos de admitir que se fossem iguais a nós, mais velhos e ditos experientes, o mundo não teria graça alguma. Estaríamos afogados na mesmice!
Abraços
Freddy

Incógnita disse...

Se não fossem as contestações e a rebeldia, as mudanças não ocorreriam. Sei que vcs vão lembrar de inúmeras inovações e novidades que consideram perniciosas. Mas eu me refiro aos avanços que melhoram a qualidade de vida, e fornecem as ferramentas pra se enfrentar as mudanças que sempre irão ocorrer. Não adianta reclamar. Jovens de seu tempo eram contestadores.

Jorge Carrano disse...

Gostei da criatividade Incógnita. Saiu da mesmice do Anônimo.
Quanto às mudanças e contestações também ou favorável. Discordo dos meios não dos objetivos.
Beijo