2 de junho de 2012

Descriminalização de drogas

O Dr. Humberto de Luna Freire Filho, médico, com inscrição nº 35.196, no CREMESP, é um contumaz frequentador das seções de "cartas dos leitores" dos grandes jornais do país, como fui no passado, sempre se posicionando criticamente em relação aos descalabros, principalmente dos entes públicos.

O texto abaixo, que ele enviou em resposta a carta de um outro leitor, publicada no Estadão (que recebi via email), dá a medida do pensamento dele sobre e descriminalização das drogas, objeto de estudo por uma comissão de juristas que proporá uma nova legislação penal a ser discutida e votada no Congresso.

Algumas vezes eu me filio ao pensamento do missivista, outras não. Esta carta que reproduzo sem licença especial, posto que se endereçada e destinada a publicação em veículo de comunicação de massa pressupõe não haver restrições quanto a sua plena divulgação, tem meu aval: Vamos ao texto da carta:

"A descriminalização de drogas é um estímulo ao narcotráfico. A droga para ser consumida precisa ser comprada, o governo vai vender ou fazer a distribuição gratuita? Se isso acontecer, estarão criando o maior antro de corrupção do planeta. Modernizar o país será prender quem dirigiu um veículo após tomar uma taça de vinho ou um copo de cerveja ou permitir que motoristas drogados, alguns até com alucinações auditivas e visuais, invadam as ruas da cidades e as estradas do país?  Sugiro a essa tal comissão de juristas que, para coroar esse grande "benefício social", adote o seguinte slogan: Não fume tabaco, fume maconha; não tome cerveja, injete cocaína na veia ou cheire duas fileiras, depois pegue seu carro e tranquilamente vá para casa. Conheço a Holanda e a Dinamarca, onde vi adolescentes drogando-se nas praças e na porta do hotel em que me hospedei. Cenas degradantes. Vi um dos dependentes dormindo na calçada com uma agulha enterrada na veia e uma poça de sangue em volta do braço e o rosto impregnado de vômitos. Por favor, sou médico, sei o que falo, não me venha com essa baboseira de comissão de juristas. A verdade é que estamos descendo a ladeira. Nos últimos 9 anos esse governo já destruiu a ética a moral e agora quer segregar a sociedade, criando grupos minoritários que se acham no direito de impor regras para a maioria".

 Humberto de Luna Freire Filho, médico
 CREMESP 35.196

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Mal acabei de editar e publicar este post, recebo outro email contendo uma contestação à posição do Dr. Humberto. Nos seguintes termos que reproduzo ipsis litteris:
"Caro Dr. Humberto de Luna Freire Filho,
Respeito seu ponto de vista, mas não acho que descriminalizar o uso de drogas no Brasil seja um estímulo ao narcotráfico, porque uma vez liberada a venda, desapareceriam o tráfico e os traficantes. Acabariam as disputas sangrentas pelos pontos de venda e também os crimes praticados por usuários para conseguir dinheiro para alimentar o vício. Não que a descriminalização seja uma solução em si do problema mas, como bem afirmou o Sr. Renato Khair, o uso de drogas é uma questão de saúde pública e não caso de polícia."
Cláudio Moschella

Anônimo disse...

É claro que é um estímulo ao tráfico! Os traficantes, que tanto mal causam à sociedade e seus filhos,matando-os aos poucos ou imediatamente dependendo da dose ou overdose, esses traficantes se transformariam em comerciantes legalizados. E seria também um estímulo a aumentar o número de novos usuários, que se sentiriam sem medo da lei, livres para experimentar as drogas. A repressão deve continuar e, mal feita ou não, sempre há possibilidade de um desses desgraçados assassinos tombar nas vielas das rocinhas da vida.

Jorge Carrano disse...

Este blog trata de generalidades e da diversidade, inclusive de opinião política, de credo e filosofia.
Nessa linha reproduzo resposta dada pelo pastor Silas Malafaia, em entrevista publicada nas páginas amarelas de VEJA, hoje distribuída aos assinantes, ao ser indagado sobre o projeto de descriminalização das drogas:
"Espero que o Senado e a Câmara joguem no lixo essa porcaria. Perderam o juízo. Não existe lógica em liberar o consumo de drogas e penalizar o traficante. Então eu estou desconfiado de que de que vai vir um marciano vender drogas aqui, um intergaláctico. Olhe a hipocrisia!"

Jorge Carrano disse...

A matéria está sendo apreciada no Supremo Tribunal Federal, sob o ponto de vista da criminalização do uso. Ou seja, muito provavelmente, pelo andar da carruagem (votos até agora), o porte para uso próprio não será considerado crime. Imagino que esta decisão será restrita a maconha. Aguardemos o final do julgamento.