16 de junho de 2012

Caixinha de surpresas


Essa locução vai pegar, não acham? Já pegou no que concerne ao futebol.

Pegou e virou lugar comum entre comentaristas esportivos e frase feita nas discussões futebolísticas nos bares, e nos quintais e lajes onde se realizam churrascos, entre amigos, parentes e vizinhos.

E o fato de que a cada competição, nacional ou internacional esta máxima se confirma, é inconteste.

Como explicar que o Palmeiras, desacreditado e um dos lanternas do Campeonato Brasileiro, numa partida válida pela Copa do Brasil, vá até Porto Alegre, enfrentar o Grêmio, tido e havido por toda a crônica especializada como virtual campeão desta Taça, e vença o jogo?

Surpresas como esta só mesmo o futebol pode propiciar. E o Grêmio praticamente deu adeus a competição. Se conseguir reverter e ganhar em São Paulo a partida de volta, será a confirmação da caixinha de surpresas.

Cristiano Ronaldo, eleito o segundo melhor jogador do mundo, com justiça,  defendendo a seleção portuguesa na Eurocopa, perde dois goals incríveis, sendo que um deles até o Diego Souza faria.

Logo em seguida a Dinamarca empata o partida. Ai o técnico de Portugal faz entrar em campo um Varela, espécie de Alecsandro em matéria de habilidade, e que passou do ponto na cor, recebe uma bola de frente para a meta adversária. Dá um chutão com a perna esquerda e erra a bola (dizemos furou, na linguagem especializada), mas a bola, porque bateu nele, fica ali oferecida para novo chute, desta feita com a perna direita: e  o Varela acerta a bola, que entra caprichosamente no cantinho da meta dinamarquesa. E Portugal vence por 3x2.

Conclusão, um mero figurante de nome Varela, perna-de-pau de carteirinha, salva a reputação do segundo melhor jogador do planeta. Sim porque com o empate a seleção portuguesa ficaria em situação desconfortável com pouquíssimas chances de classificação para as oitavas de final. E como o Cristiano Ronaldo acabara de perder o chamado goal feito, num lance parecido com o do Diego Souza contra o Corinthians, este fato seria sempre recordado pela torcida, como acontece com o vascaíno.

O pai de Artur Miani, um menino de apenas 6 (seis) anos de idade, nascido no interior de São Paulo, tem uma surpresa que não saiu de caixinha, e chegou pela internet, via email.

O pai do menino recebeu um telegrama do Barcelona, clube catalão, informando que Artur foi provado nos dois testes a que se submeteu e tem vaga garantida na escolinha do clube, que já formou jogadores do porte de Messi, Xavi e Iniesta, para citar apenas três estrelas que brilham no futebol mundial.

Assim o menino viaja em setembro e se incorpora ao grupo que irá  participar das categorias de base do clube que criou escola nos dois sentidos: no físico, com gramados e prédios, e no figurado, com estilo de jogo elegante, de muito controle de bola e passes perfeitos.

Na quinta-feira, dia 14, o Vasco inaugurou, em Niterói, mais uma loja “Gigante da Colina”, na rua Presidente Backer, e na sexta-feira dia 15, uma outra no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.


É a fase boa que vive o time na competição nacional, onde ostenta e liderança, e também as boas campanhas nas competições que disputou nestes últimos anos, depois que deixou a segunda divisão.
  

8 comentários:

Freddy disse...

Acabei de descobrir o porquê do tumulto em frente a uma loja na Pres. Backer quando voltando de Friburgo na 5a feira passada! Vasco!

Aliás, já tem gente secando o Vasco. É um tal de estatística pra lá e pra cá, tentando associar número de vitórias em início de certame à futura conquista do mesmo. Putz, ainda faltam 34 rodadas para o final!

Ontem vi Inglaterra 3 x 2 Suécia. Senti pena, gostaria de ver a Suécia (bem como Dinamarca e Holanda) seguirem na competição, só por causa de suas torcedoras! Meu Deus!!!

Por falar em torcida, fiquei emocionado com a torcida da República da Irlanda. Que coisa mais bonita (alguns acharão patética): cantando a plenos pulmões com o time levando um vareio.

Abraços
Freddy

Gusmão disse...

O Carrano deve estar todo contente, porque em entrevista concedida ao jornalista Thiago Asmar e publicada nio site globo.com, ontem, o zagueiro Dedé informou que tinha propostas do Vasco e do Flamengo, em 2009, e optou pelo Vasco porque estaria mais identificado com o clube e com a torcida.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Pois é Freddy, compareceram à inauguração 600 torcedores. O DVD que eu queria, comemorativo do 113º aniversário do clube, gravado na festa em São Januário, esgotou rapidamente. Tem Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Tereza Cristina e outros bambas da música popular, todos torcedores do Gigante da Colina.
A renda será revertida para manutenção da escola que existe (há muito tempo) nas dependências do clube.
Das seleções que você citou, a Holanda teria futebol e time para avançar na competição, mas não está bem no momento.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Pois é, Gusmão:
O Dedé, a par de ser um dos melhores zagueiros em atividade no futebol brasileiro, é inteligente e tem bom gosto.
Entre trem bala e bonde sem freio, escolheu o mais moderno. Entre Gigante da Colina e Ninho do Urubu, escolheu com bom senso.
Abraço

Anônimo disse...

Excluídas as brigas de rua, que lá como aqui são desnecessárias e demonstram o quanto o ser humano ainda tem saudade das cavernas, a organização da Eurocopa está nota 10. Belos estádios, com gramados perfeitos, bom público, bons jogos, com poucas faltas desleais. Enfim, bom exemplo para nós.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Pois é, Fernandez, além dos aspectos positivos que você ressaltou, vale acrescentar o show de imagens nas transmissões.
Obrigado pela visita.

Gusmão disse...

A torcida da Irlanda realmente estava muito animada, mesmo na adversidade da eliminação. Bonita demonstração de desportividade.
Mas em matéria de torcida as holandesas e as ucranianas encantaram nossos olhos cobiçosos
Abraços

Gusmão disse...

No centro de treinamento do Barcelona, chamado La Masia, além de Messi, Fabregas, Bojan, Iniesta, Xavi e outros, foram formados os brasileiros Thiago Alcântara e Rafinha, filhos do Mazinho, tetracampeão brasileiro.