8 de maio de 2012

NICOLAS PAUL STÉPHANE SARKÖZY de NAGY-BÓCSA


Ainda bem que ele perdeu a eleição. Para meu gosto e, principalmente, para o bem dos franceses.


Confesso que a franqueza dele e o bom gosto para escolher mulher, aliados a desenvoltura, compuseram uma imagem positiva do agora ex-presidente francês. Mas durou pouco.


Eu sabia muito pouco a respeito dele, até que li uma excelente análise de autoria de Philip Gourevitch, sob o título de “Sem Saída”, em Carta de Paris, na revista Piauí, em sua edição nº 66.


Através da citada matéria analítica, fiquei sabendo, além do nome completo do Sarközy, que ele não gosta de vinhos, de trufas e de queijos mal-cheirosos.

Nasceu no país errado.

E, se não é inculto e bronco, parece ser as duas coisas, o que me remete a um certo também ex-presidente que se jacta de jamais haver lido um livro.


Entre outras impropriedades teria comentado, ao inaugurar uma exposição de arte contemporânea, contemplando um quadro monocromático laranja, pintado por Yves Klein, com admiração: “ISTO custa milhões”.

Definitivamente ele não é suficientemente francês para o cargo, como acentuou o autor da matéria.


Não vou ficar aqui reproduzindo todo o artigo, até porque são 12 páginas. Recomendo a leitura para quem gosta de acompanhar assuntos relacionados à política externa, lideranças políticas, crise européia e tradições.

Todavia, encerro com uma excelente imagem criada por Jacques Attali (escritor e economista) mencionado por Gourevivitch no texto, para definir a situação da França nos dias que correm na era Sarkösy:


“Estamos como num desenho animado, em que as pessoas vêem alguém que ainda corre, sem saber que o penhasco acabou. Aquele lá é o presidente”.

Hollande-Valerie

Sarkösy-Bruna














Esta matéria foi publicada em março, antes, portanto, das eleições que conduziram François Hollande ao poder. E com ele Valerie Trierweiler, mais madura e não menos charmosa do que Carla Bruni.

Acho que os franceses ganharam duplamente.

Valerie Trierweiler

Carla Bruni













Imagens colhidas no Google

4 comentários:

Gusmão disse...

Na verdade a Carla é só fachada, no fundo o Sarkosy gosta mesmo é da Angela Merkel.
E mesmo com este nome todo, certamente era chamado de "baixinho" entre os amigos na adolescência.
Abraços

Luvanor Belga, MS disse...

Sr. Carrano,
a nova mulher (esposa do Hollande) que surge no cenário francês e internacional se parece com famosa estrela do cinema antigo Greta Garbo, não acha? A mim lembra bastante. Notadamente as sobrancelhas e a expressão do olhar.

Espero que seu Vasco da Gama avance hoje na Copa Libertadores.

Jorge Carrano disse...

Caro Luvanor,
Bem observado, a Sra. Hollande (Valerie), realmente lembra um pouco a Greta Garbo.
Pelo visto você (permita-me a liberdade no tratamento), é tão ou quase veterano quanto eu, para lembrar desta atriz que, ao lado de Ava Gardner, povoou meus sonhos de ideal de mulher na minha juventude.
Quanto aos votos de sucesso para o Vasco, fico grato e contamos com sua torcida.
Abraço

Jorge Carrano disse...

NO início deste ano de 2014, François Hollande anunciou o fim do relacionamento com Valérie. Parece que por conta de um suposto caso do presidente com a atriz francesa Julie Gayet.