1 de maio de 2012

Cambio final e desligo

Longe de mim insinuar que as mulheres só se interessam por trabalhos manuais. Não, nada disso.

Sei que as mulheres se interessam por várias áreas do saber, por outras artes cênicas e plásticas, por política e ... fofocas.

É que era o tema mais próximo de que dispunha para começar, imaginando que o Riva52 estava certo na avaliação de que elas se tornaram arredias por causa do futebol que tanto é tratado aqui.


Algumas explicações, para encerrar o assunto, a pedido da Wanda. 

Mesmo que ela quisesse voltar a expor no Campo de São Bento, não conseguiria. Não há vagas e uma grande fila de pretendentes.

Os expositores são submetidos a prova de habilidade e capacidade, fazendo diante de examinador o tipo de trabalho que pretende expor. Assim, lá nos idos de 1997 quando foi aceita, teve que pintar uma pequena tela, com tema livre, diante da banca.

Este teste, chamemos assim, além de filtrar um pouco para manter um mínimo de padrão artístico, visa conferir se é o próprio artista ou artesão que faz o trabalho. Isto inibe intermediários, pessoas que venderiam trabalhos de outros ou que comprassem para revender.

Na época não eram muitos os candidato e por isso foi mais fácil conseguir a credencial. E o cartão que deveria estar afixado em local visível no cavalete ou na barraca do expositor. Vejam abaixo:



Outra coisa que ela pede para informar é que a titulo de exercício sempre procurou copiar (reproduzir) obras clássicas, ou nelas se inspirar para treinar seus traços. O caso da tela do Salvador dali é um exemplo, mas houve outras. Vejam abaixo:

Original do mestre

Inspirada no Dalí

















O original de Edouard MANET está a direita, se é que seria necessário esclarecer.







4 comentários:

Ana Maria disse...

Já se deram ao trabalho de analisar quais os assuntos deste blog mereceram mais comentários do público feminino?

Jorge Carrano disse...

Não, Ana Maria.
Mas farei isso. E aceito pistas e sugestões.
Beijo

Freddy disse...

Acho que foram as viagens...

Abraço,
Freddy

Freddy disse...

Ah, sim, sobre os quadros da Wanda. Gostei mais da cópia dela do que do original de Dali. Ao menos olhado de longe, a moça me pareceu mais equilibrada e a composição menos "pesada".

Abraço
Freddy