20 de maio de 2012

Guinada profissional


Lembram da piada? O sujeito disse que iria dar uma guinada de 360 graus em sua vida.

Eu, não. Serão talvez 90, no máximo, 180 graus, na vida profissional.

E para tornar público, dar publicidade ao fato, um dos meios naturais seria reformular meu website, construído e colocado no ciberespaço há 10 anos.

Com agilidade e competência profissional a firma TAU VIRTUAL (http://tauvirtual.com.br/pt/ ) construiu e publicou a nova versão, encontrável em http://www.carrano.adv.br/

Num estilo sóbrio, elegante e simples (a simplicidade é uma virtude), ficou bem a minha cara, e  informa, o que é importante, com clareza, que estou abandonando a advocacia contenciosa.


Não tenho mais paciência para conviver com as mazelas do Judiciário. A falta de responsabilidade e de dinâmica que desaguou em níveis intoleráveis de morosidade; a incompetência e desinteresse dos serventuários mais novos, que em geral têm na ocupação um simples emprego; despachos incoerentes e equivocados, que deixam claro que o processo sequer foi folheado, nem mesmo perfunctoriamente; sentenças com contradições, obscuras,  que sempre levam a série de recursos  inesgotáveis e, o pior, a falta de respeito com as partes e os advogados, tudo isto, levou-me a esta decisão.

Estarei fazendo, enquanto merecer a confiança de meus amigos e  clientes, a chamada advocacia extrajudicial. Ou seja, intermediando e agindo em assuntos que não dependam de prestação jurisdicional (decisões de magistrados) e não exijam  frequência regular no Fórum. O site explicita.

Voltando a ele - site - vale ressaltar que a imagem que o ilustra, é uma  foto  da estátua que representa a deusa Justitia (de 1543), que fica na Römerberg (Praça Römer), na cidade de Frankfurt, uma das cinco maiores cidades da Alemanha, importante centro financeiro onde está sediado o Banco Central Europeu.

Os profissionais da TAU, como sói acontecer com firmas sérias e tradicionais, tiveram o cuidado de verificar as condições e respeitar os direitos de utilização da imagem. 

Em seu entorno a Praça Römer tem um conjunto de prédios em madeira, que haviam sido construídos há mais de 600 anos. Tiveram que ser reconstruídos,  mantidas integralmente suas características arquitetônicas originais, pois em março de 1944 houve um bombardeio que destruiu quase integralmente não só a praça como a própria cidade de Frankfurt. 

Vale notar que a Justiça simbolizada na estátua está sem venda nos olhos,  o que, diga-se, independentemente da intenção do autor, é como deveria a Justiça sempre estar: com os olhos bem abertos. Afinal, se me permitem o chiste, não se trata de uma brincadeira de cabra-cega. Ao contrário, é símbolo do mais importante poder, o Judiciário, que viabiliza a vida em sociedade, devendo estar sempre com todos os sentidos, inclusive a visão, atentos e alertas.


Na internet, em vários sítios,  é possível conhecer mais sobre a bela cidade de Frankfurt, localizada as margens do rio Main e também sobre a Praça Römer e as construções ao seu redor, em especial o conjunto de três edificações iguais, onde se localiza a Römer, que vem a ser uma espécie de Câmara Municipal.

Admirem, abaixo, a bela Fonte da Justiça, e a escultura da Deusa que decora o novo site.

Quero deixar, publicamente, meus agradecimentos a equipe da TAU VIRTUAL, que com extrema competência soube traduzir e representar meu desejo de mudança.

6 comentários:

Gusmão disse...

Se por um lado eu lamento, pois é bom termos um advogado confiável, por outro acho acertada sua decisão.
Boa sorte!
O site ficou legalzinho. O anterior era mais rico, com mais opções de consultas e comentários, mas a nova versão é mais compatível com sua decisão.
Tudo mero palpite pessoal, sem base alguma de conhecimento ou experiência no assunto.
Abraço e bom final de semana.

Jorge Carrano disse...

Pois é, Gusmão, estou iniciando a fase de transição. Será um processo gradual até que fique desvinculado, sem responsabilidade pelos 53 processos pelos quais respondo, direta ou indiretamente.
O fato é que já não aceito casos que dependam de formação de processo judicial.
Se tal ocorrer será exceção, como por exemplo num caso em que um Oficial de Registro Civil (e eles são donos da verdade), por exemplo, venha a fazer uma exigência sem fundamento ou desnecessária para prática de um ato, e seja imperioso suscitar dúvida, o que implica em processo judicial.
Mas será raro, espero.
O orçamento vai ficar apertado, mas em contrapartida deverei ficar menos estressado e menos suscetível a infartos e acidentes vasculares cerebrais, como já tive.
Abraço. Bom domingo para você também.

Riva disse...

Isso me lembra um amigo que me fez rasgar toda a documentação da minha inscrição na Candido Mendes para cursar Direito (não seria Errado ?).

O argumento dele foi simples, quando cheguei no Abel para o futebol, feliz pela inscrição, com a documentação toda na bolsa de "atleta" :
- Paulinho, conheço vc há muitos anos. Vão te assassinar na 1ª semana de atuação .... pensa na sua família linda ....rasga essa merda, vai lá e cancela tudo !

E foi o que fiz .... no regrets !

Foi uma das decisões mais sábias da minha vida.

Valeu, William, amigão do peito, botafoquense ... rsrsrs

Sds TRIcolores

Jorge Carrano disse...

Parabéns Riva. Por haver escapado. Eu não queria escapar do Direito que como ciência é lindíssima, com princípios e conceitos fundamentais para a vida em comunidade. A filosofia e a sociologia, embutidas na ciência, são apaixonantes. Interessantíssimas. Hermenêutica e exegese, fundamentais, conferem um glamour incomparável ao Direito. Mas na prática, como o próprio ser humano no dizer do Millôr, não deu certo. Abraço

Freddy disse...

O parágrafo com suas justificativas, logo abaixo da foto de rosto da webpage, diz tudo!

Abraços e vida longa!
Freddy

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Freddy.
Abraço