1 de março de 2012

Rescaldo de fevereiro

CARNAVAL


Muito bom para descansar. Foi revigorante ficar de papo p’ro ar. Li que as escolas de Niterói que desfilam no Rio de Janeiro, Acadêmicos do Cubango e Unidos do Viradouro, receberam uma grana (dinheiro meu e seu, em forma de impostos), cerca de R$ 1 milhão distribuidos entre as duas, a título de subsídios.

Ocorre que as escolas de samba, atualmente, prescindem de "patronos" (contraventares, como regra) e são autossustentáveis. Afinal os ensaios, os direitos de venda e reprodução de discos dos sambas, e uma série de outros eventos e patrocínios (empresas e instituições) geram renda para “fazer o carnaval”, como eles dizem.


Sou do tempo em que as citadas escolas de Niterói, desfilavam aqui mesmo na cidade e se alternavam nas vitórias.


Na minha opinião Niterói não comporta ter duas escolas em alto nível, desfilando na passarela do samba, no Rio de Janeiro. Acho que as agremiações deveriam se fundir e, ai sim, com o somatório de recursos e esforços, bem representar a nossa cidade, como fazem a Beija Flôr (Nilópolis) e a Grande Rio (Caxias).


A ideia não é minha apenas endosso o que li por ai.


FUTEBOL


O Vasco depois de uma boa campanha na Taça Guanabara, não tendo tomado conhecimento dos adversários, caiu diante do Fluminense na decisão. Méritos do tricolor, mas que evidenciam algumas sérias deficiências do clube cruzmaltino. Senão vejamos: não tem centroavante, pois ninguém jamais me convencerá que o tal do Alecsandro não passa de um caneleiro que não sabe jogar bola. Alguém dirá que é o artilheiro e eu responderei que Nunes, no Flamengo, Serginho Chulapa, no São Paulo e outros mais que poderia citar também foram artilheiros e não tinham nenhuma intimidade com a bola.


O Diego Souza sabe jogar,mas é um vagalume: acende e apaga. Alterna boas jogadas, com o total omissão e lentidão.


E cá para nós, a indisciplina tática da equipe no final da partida, revela falta de comando técnico. Tá acerto que é louvável o espírito de luta do Dedé, que foi a guerra em busca de reverter resultado. Mas o time ficou desarrumado e não tomou uma goleda histórica por sorte. E o Cristovão olhando passivamente.


Este episódio do Dedé como centroavante demonstra o quanto o Alecsandro é inútil. Espero que o Tenório seja feito titular (e de certo) e que o Alecasandro sofra uma séria distensão muscular que o afaste meses (até o final de seu contrato com o Vasco). Nem estou pedindo ruptura dos ligamentos ou do tendão de aquiles. Apenas um estiramento de grau 3 (rs).


Em compensação, no mesmo dia, em Londres, o meu Arsenal, depois de estar perdendo para o Tottenham Hotspur por 2x0, virou o jogo de forma épica, vencendo por 5x2. Uma maravilha. Com muita disposição, entrega dos jogadores, mas de forma organizada, com tácnica aliada à vontade. Há uma enorme rivalidade entre estas duas equipes londrinas, quase vizinhas.


TRÂNSITO


Estão sendo implementadas várias outras mudanças no trânsito da cidade, que tiveram início em fevereiro.


Estão sendo alterados sentido de direção, eliminados casos de mão-dupla e remanejadas linhas de ônibus.


Vai adiantar? NÃO!


O crescimento da cidade, de forma vertical, pois os espaços físicos no solo são finitos e há muito se esgotaram, tem como conseqüência mais visível o saturamento da rede de esgotos e caos no trânsito.


São muitos os lançamentos imobiliários já efetivados e inúmeros os previstos já com licenças liberatórias.


Hoje, já não é suficiente uma vaga de garagem para cada unidade habitacional, porque as famílias tendem a possuir mais de um automóvel.


Com tantas alterações previstas e efetivas no trânsito da cidade, o GPS, coitado, fundiu a cuca e vai ficar malcriado como o da versão que circula na grande rede em: Hotmail - tarcisio10junior@hotmail.com -Windows_Live2




DURAÇÃO E CALOR


Há quatro anos o mês de fevereiro não durava tanto (rs). Afinal foram 29 dias. E há muito tempo não fazia tanto calor neste mês do ano. Tá acerto é verão e o que que eu queria? Temperatura amena?


Mas o sol se fez presente para satisfação dos turistas que vêm para o Rio em busca de sol, mar e cerveja gelada. Alguns também pelas mulheres.


São Pedro fez a parte dele e segurou as chuvas. Espero que não tenhamos, de novo, “as águas de março fechando o verão”. Com força destrutiva.


Em contrapartida, na Europa, as temperaturas há muito não registravam índices tão baixos. E a neve tomou conta de várias capitais no Velho Continente.


OSCAR


A premiação não ofereceu surpresa, senão, talvez, no caso da escolha da melhor atriz. A favorita da critica era Viola Davis, por "Histórias Cruzadas" (não assisti), mas o resultado, que premiou Meryl Streep (por "A Dama de Ferro"), na minha modestíssima opinião, foi justíssimo. Aliás vaticinei aqui no blog. Assim como acertei o premio de melhor maquiagem, que transformou a Meryl Streep numa Sra. Thatcher.

15 comentários:

Fernandez disse...

Não sou torcedor, portanto não é choro, mas o Vasco terminou a fase de classificação com 21 pontos e o Fluminense com 13. O Fluminense só se classificou graças ao Vasco, que agiu decentemente no último jogo, vencendo a partida contra o Boa Vista.
O Fluminense só jogou bem a partida final e decisiva e acabou campeão. Coisas do futebol.
Se o sistema fosse de pontos corridos, como no Campeonato Nacional, o Vasco teria sido campeão com 100% de aproveitamento.
O Fluminense, dizem, tem o melhor elenco do futebol carioca e talvez do Brasil. Mas querem minha opinião, não vai longe, nem na Libertadores e nem no Campeonato Brasileiro deste ano.
NO carnaval achei justo o resultado com a vitória da Unidos da Tijuca.
E realmente, UFA! Que calor.
Abraços
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

A família vascaína agradece, Fernandez,mas "se" não existe em futebol.
Aproveito para cumprimentar os tricolores que estão sempre aqui no blog, como a Ana Maria, o Paulo March e o Ricardo dos Anjos. E também os demais espalhados pelo mundo.
A propósito Fernandez, fala mais de você para que o conheçamos um pouco melhor. Qual é o seu time, por exemplo?
Como já mencionei em comentário de outro post, visitado por você, não é essencial se identificar desde que respeitados os princípios do blog. Mas como você tem sido assíduo, nossas trocas de opinião teriam menos "barreiras" impostas pelo desconhecimento.
Por exemplo: eu poderia fazer um chiste e dizer que provavelmente você ontem jantou uma feijoada e não conseguiu dormir direito, ou que é um noctâmbulo, pois estava acordado às 02:30h.

Gusmão disse...

Procurem ai em algum post e encontrarão um palpite do Paulo March de que o Botafogo ganharia de barbada.
Ou seja, nem os tricolores acreditavam mais no título.
Abraços

Freddy disse...

Não liguem para o Sr. Z. Tem gente que se compraz em criar esse tipo de mistério, de suspense de filme B. Tem um cara que já me abordou 3 vezes num mercado em Friburgo e me diz: "- Você é o Carlos Frederico, estudou no Liceu de 62 a 67 e não se lembra quem eu sou!". Fim, nunca me revelou quem era, seu prazer é viver nesse joguete, que na verdade não me aborrece em nada, pois se não lembro dele é porque ele não me foi importante.
Abraços
Carlos

Freddy disse...

Sobre o Vasco, lembra-me a Seleção Brasileira de 82 (guardadas as proporções). De nada adianta vencer vários jogos e perder o mais importante. Aliás, eu nunca gostei de mata-mata, não premia o melhor time da temporada, premia o que jogou melhor um determinado jogo.

Deveríamos ter campeonatos e torneios. Campeonatos por pontos corridos (como é o Brasileiro) e torneios mata-mata (como é a Copa do Brasil). Misturar os dois tipos sempre dá um resultado esdrúxulo.

Apesar de que todos sabem que no papel, atualmente, o Fluminense é o melhor carioca.

Abraços
Carlos

Jorge Carrano disse...

Ainda bem, Carlos, que você fez a ressalva "guardadas as proporções" e, convenhamos, que proporções.
Este time do Vasco é mediano, e olhe lá.
Alecsando é caneleiro, e não me venha com a história de que é o artilheiro, pois os gols que ele faz até seu irmão Paulo faria nas peladas do ABEL (rs).
Diego Souza é um vagalume (acende e apaga o tempo todo. Juninho e Felipe, não obstante o talento, são ex-jogadores em atividade.
Quem sabe se com a volta do Romulo, do Alan e do Eder Luiz as coiss melhoram um pouco.
Acho que o Cristovão não tem bagagem para dirigir o Vasco. E a volta do Ricardo Gomes seria uma temeridade. No São Paulo e já tinha tido um peripaque. Se tiver outro AVC henorragico, babau.
Abraço

Anônimo disse...

Pegaram pesado comigo. Penso que sou persona non grata no blog.
É preciso que enetendam que cada pessoa tem suas razões.

:-( "Z"

Jorge Carrano disse...

Para encerrar com o futebol, vou confessar, sem vergonha, uma coisa aqui publicamente.
Meu sonho de consumo (êpa!) de torcedor, é ver o Dunga, que está dando sopa no marcado, como técnico do Vasco.
A passagem dele como jogador do Gigante da Colina foi vitoriosa, como devem lembrar os mais idosos.
A atuação dele como técnico da seleção foi muito boa. Ganhou tudo. Saimos da Copa perdendo para a Holanda, que não é um timinho qualquer como sabe quem acompanha o futebol mundial. E por conta de falhas individuais, principalmente do Julio Cesar, que era tido como o melhor goleiro naquela época.
Tenho dito.

Ana Mari disse...

Não sou conhecedora de futebol e tb não sou mediadora do Blog, mas Sr Z, seus comentários são sempre bem-vindos.
Ainda que para desmerecer a vitória do meu Fluminense. Quanto a quantidade de pontos que um time soma ao final do campeonatao, depende de tantas variáveis que não sei de é um dado relevante. Importante é, no meu entender, o fato que todos, mesmo os adversários elogiam o desempenho de meu time.

Paulo disse...

Passei por aqui para ler as últimas, e não posso sair sem deixar alguns comentários :
1) Sr. Z (rsrs), vc é muito benvindo/bem vindo. Mesmo para falar mal do meu FLU. Eu tb falo mal dele !! rsrsrs
2) Carrano, não entendi esse "meu Arsenal" !! Não consigo entender ou imaginar um brasileiro com amor a algum clube inglês ...rsrs ...explique-se !
3) Fórmula de campeonatos : eu hoje apoio uma intermediária entre pontos corridos (que pode acabar muitas rodadas antes do final) e mata-mata (insuportável). É aquela em que se classificam alguuns times, mas nos jogos mata-mata das semifinais,a vantagem do empate tem que ser do melhor colocado.
ABrs e Sds TRIcolores

Jorge Carrano disse...

Fernandez (ou "Z", conforme denominado pelo Carlos e adotado por outros generalistas), parece que há um coro a seu favor: fica, fica, fica com a gente. A tribuna é livre aqui. Sabe o Speaker's Corner, no Hyde Park, em Londres? Pois é, aqui é sem caixote.

Já que fui até Londres para falar do Hyde Park, respondo ao Paulo, abaixo, sobre o Arsenal.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Prezado Paulo,
Desde que este blog foi lançado tenho declarado, reiteradamente, que sou um gunner e amo Londres, que seria a cidade onde moraria muito adaptado. Claro com bons casacos.
O Arsenal esteve no Brasil, em 1949, mais ou menos na época em que virei torcedor do Vasco, que ganhava tudo.
O Arsenal era um dos mais afamados times ingleses e com reputação que ultrapassava as fronteiras da Europa.
O Vasco ganhou a partida com goal de Nestor, fato que ficou muito marcado em minha memória. Adquiri, desde então, uma certa simpatia pelo clube inglês. Simpatia que aumentou com o passar dos anos.
Acompanho o campeonato inglês com tanto entusiamo quanto acompanho o brasileiro.
Na verdade, confesso, gostaria de ter nascido na Inglaterra.
Quem acompanha este blog desde o início conhece estas histórias, pois já falei destes temas aqui várias vezes.
Para encerrar, sugiro uma visita ao endereço abaixo, que é uma reportagem completa e ilustrativa de época. E fala do FLU.
http://www.netvasco.com.br/mauroprais/vasco/jogoes49a.html
Abraço

Jorge Carrano disse...

Eu tinha dito, em comentário lá p'ra cima, que estava encerrando o tema futebol aqui neste post.
Mas como o Paulo me provocou com o Arsenal, coloco abaixo o caminho de outros posts (antigos) nos quais declaro minha predileção pelos gunners.

http://jorgecarrano.blogspot.com/2009/12/atualidades-v.html

http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/05/futebol-na-inglaterra.html

http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/04/joio-e-trigo.html

http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/10/futebol-aqui-e-la-fora.html

Freddy disse...

Eu já andei dizendo (não sei se aqui) que não me sinto brasileiro. Não tenho raízes culturais que me prendam a esse povo, sou muito mais português (Marques Barroso) e sobretudo inglês (March).

Lembrei-me disso lendo a discussão sobre a preferência do Carrano quanto ao futebol inglês, cujos jogos devo admitir são bem mais interessantes de assistir que essas porcarias que passam por aqui na TV, raras exceções.

No entanto, mesmo não me sentindo brasileiro, até agora não consegui imaginar um país onde eu pudesse me sentir realmente à vontade em meu modo de ser e agir.
Seria eu um apátrida?
Abraços
Carlos

Paulo disse...

Carlos, se vc pesquisar bem o nome MARCH, sabe onde vc vai parar, lá nos primórdios ? ............... na ESPANHA !!!