30 de março de 2012

Saudades

Por
Rodney Gusmão


Tenho saudade do Fusca 1200, isto mesmo o 1200, que estava sempre pronto  na garagem, para o que desse e viesse.
Era só decidir ir para Vitória e fazer a mala. Nada de revisão preventiva de freios, embreagem, suspensão, pneus, nada.
Era bom verificar o nível de combustível, sabendo que faria 15 quilômetros, na estrada, por litro de gasolina. Gasolina comum. Não havia álcool.
Jamais quebrava ou enguiçava  no percurso, mas se acontecesse, em qualquer feira livre, da mais remota cidadezinha do interior, era possível encontrar os componentes necessários.
Não escolhia caminho, buracos, estradas de terra com aquelas costelas típicas, que faziam com que galopasse como um potro selvagem, mas ia em frente. E na lama tinha tração para  se desgrudar.
Quando o folclórico presidente Itamar resolveu fazer campanha para que a Volkwagen voltasse e fabricar o modelo (acho que ele queria o 1300), provavelmente eu era o único a aprovar a ideia. Se houvesse um abaixo-assinado, somente eu e ele teríamos subscrito. E estaríamos errados, tanto que a Volks o atendeu, mas não vingou a tentativa de ressuscitar o fusquinha.

Tenho saudade da mulher suculenta, de curvas voluptuosas, como a Angelita Martinez, apenas como exemplo.
Dizíamos que eram mulheres "para trezentos talheres", porque a mulher-objeto não estava nem aí para o rótulo.
Grandes peças de revista no teatro Recreio, onde Nelia Paula, Brigite Blair, Virginia Lane e outras, exibiam suas lindas pernas, até com celulite, mas ainda assim admiradas com gosto.
Mulher não se tatuava, quando muito um sinalzinho na bochecha (não se equivoque, eu escrevi BOCHECHA) e no colo, próximo do busto.
Busto este que, por sua vez era original de fábrica, e que mesmo não tendo volume, sendo pequeno, tinha a forma de... busto. Não de enorme melancia.

Tenho saudade da Gruta de Capri, com as cadeiras na calçada, onde se comia a pizza brotinho, acompanhada de alguns chopinhos, paquerando e sendo paquerado. Era frequentada pela então chamada “juventude dourada”, moças e rapazes queimados do sol, cor adquirida no banho de mar ali mesmo em Icaraí. Acredite, era possível banhar-se nas águas de Icaraí, nas quais eram encontráveis, apenas, alguns siris que pinicavam nossos pés e pernas.

Tenho saudade da paquera com o carro emprestado do pai, ou com um amigo que por sua vez pegara emprestado com seu (dele) pai.
Deslizávamos, a 10 por hora, junto ao meio-fio, dizendo ipsilones para as meninas que caminhavam na calçada, ainda estreita naquela época.
Só perdíamos para os lambretistas e seus idefectíveis casacos de couro, mesmo no calor infernal de 38 graus, às 8 da noite.

Sinto enorme saudade de Joel, Gerson e Santos, Arati, Bob e Juvenal, Paraguaio, Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha, escalação do meu vitorioso Botafogo de Futebol e Regatas.
Este time seria quase tão bom quanto o do tempo (para os mais jovens) de Garrinha, Didi, Nilton Santos, Quarentinha, Roberto, Pampolini e Jairzinho.

Tenho saudade de muitas outras coisas, como poder chamar gay de viado (ou bicha, mais familiar), baixinho de anão, deficiente visual de ceguinho.
  

10 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro Gusmão,
Quase me apropriei de seu post. Me identifiquei tanto no texto que quase esqueci de dar o crédito ao autor.
Prepare-se para questionamentos e adjetivações. Irão chama-lo de saudosista no sentido mais pejorativo e de politicamente incorreto.
Mas estamos juntos nesta, com pequenas ressalvas.
Abraço

Gusmão disse...

Tudo bem, faríamos parceria e teria com quem compartilhar as críticas. (rs).
Abraço

Ana Maria disse...

Tive um fusca 1967, considerado o pior modelo da fábrica. Foi o meu primeiro, assim como fui a primeira da turma a possuir um carro.Cansei de empurrar o bichinho pra "pegar no tranco", mas ele nos levava para passeios que deixaram saudade. Não tenho saudade do carro. Tenho do que vivi na época. Não trocaria o conforto do me atual (eta carrinho bom!) pela nostalgia do fusca.
Tb sinto saudade do que vivi em outras ocasiões, mas o que me empolga é o que posso viver hj. Li uma frase interessante no facebook : "Pare de olhar para trás. Vc já sabe onde esteve, precisa agora saber aonde vai." Fazer o caminho e curtir o presente.
Quem sabe até quando poderei "meter o bedelho" nos blogs. alheios?

Gusmão disse...

Irmã do titular do blog, que nos cede generosamente espaço para colocação de nossas ideias, nossas lembranças e nossos anseios, pode meter o bedelho pois tem salvo conduto, passe livre.
Mas tem o seguinte, Ana Maria, o seu fusca é caso único de carro problemático.
Abraço respeitoso.

Jorge Carrano disse...

Este final de semana entra no circuito o filme "Heleno", história do jogador Heleno de Freitas, que embora apaixonado pelo Botafogo, só conseguiu ser campeão jogando no Vasco (KaKaKaKa).
Sorry, Gusmão.

Ana Maria disse...

Grata pelo salvo conduto, Gusmão, mas lamento denegrir a imagem de seu fusca. rs No ano de 1967 A Volks colocou pela primeira vez uma bateria de 12 volts, sem alterar o restante da parte elétrica. Esse ano ficou conhecido como o pior da história do fusca. Apesar disso, ele me trouxe alegrias e deixou boas lembranças. Porém, essas lembraças não mudam minha opinião sobre a qualidade, conforto e desempenho de meu Fox.

Freddy disse...

Gostei demais do post. Lembranças e saudades, principalmente por conta do último parágrafo. Como esquecer aquele quadro humorístico do gago "Caqui" - sorry, esqueci quem o fazia. Depois do politicamente incorreto, humor está muito contido. Não se pode falar de ceguinho, de fanho, de perneta, de gago, de... afrodescendente... de nada!

A única controvérsia, se me permite, é sobre o Fusca. Tive um, 64 (1200, bateria de 6v). Ganhei de meu pai, usadinho, em 1970. Devolvi-o ao "velho" em 1973.
Prometi a mim mesmo que, a não ser que algo em minha vida desse muito errado, jamais teria um Fusca novamente!

Abraço
Carlos

Ricardo dos Anjos disse...

"Quem com fusca ofusca, com fusca será ofuscado" (Herbie).

Gusmão disse...

Em meu nome, e em nome das Casas da Banha* agradeço as participações e a atenção, prometendo voltar quando possível.
Abraços para todos e bom final de semana.

* Falida rede de supermercados que patrocinava vários programas de TV, e num deles o apresentador se despedia desta maneira agradecendo em nome próprio e em nome da organização, que oferecia em suas lojas água gelada e cafezinho quantinho. Quem lembra?
Também deixou saudade.

Riva52 disse...

Prezado Gusmão, estou para comentar seu post há alguns dias, mas o trabalho anda me consumindo ... novamente ... rsrsrs
Show suas colocações ...os fuscas (tirei muita casquinha do fusca do meu irmão) ... Ah se meu Fusca falasse (no caso, o do meu irmão rsrsrs).
Ficaria horas aqui pontuando sobre Gruta de Capri, bailes do Central, Regatas, Pioneiros, as caçadas no Centro Pró-Cubango e Fluminensinho.
As pizzas e sucos de banana nos fins de noite .... pra cortar a onda antes de chegar em casa ...rsrsrs
Castilho, Ubiraci, Altair, Amoroso, Flávio, Lula, Samarone, Galhardo, Zé Mário, Escurinho, Joaquinzinho, ...................
E muitas otras cositas ........
Abraçasso e um super domingo de Páscoa para todos !