6 de março de 2012

EU ... NITERÓI

Por 
Paulo Ricardo M B March



                                                                     EU Y NITERÓI 

Na 6ª feira um casal de amigos foi assaltado jantando dentro do restaurante Dona Santa, no Ingá. A casa estava cheia, com aproximadamente 40 pessoas.

Agora sabe-se que o mesmo bando é responsável por vários crimes no Ingá :  arrastão na Presidente Pedreira, assaltos a um supermercado e a um jornaleiro, e arrastão dentro do restaurante Jambeiro.

E mais : dos 4 assaltantes, 3 são homicidas conhecidos e procurados pela Polícia.

A onda de assaltos em São Francisco, Pendotiba e região oceânica devasta o emocional dos moradores dessas localidades. Icaraí, onde moro, ainda não está assim, mas é cercada de morros e com várias rotas de fuga para qualquer marginal com um mínimo de planejamento no ataque.

Isso me recorda a onda de violência que se abateu sobre Nova Iorque há alguns anos. Eram assaltos e mais assaltos no Subway, nas ruas, nos restaurantes, nas praças, alguns com muita violência por parte dos marginais.

Chegou a um ponto tal que a população deprimida e acuada não saía mais à noite para restaurantes, shows, bares, passeios diversos, e os negócios começaram a “ir para o ralo”. Os turistas começaram a se desviar da cidade, numa impressionante queda de 30% de visitantes em menos de 1 ano e meio.

Mas lá surgiu um cara chamado O PREFEITO .... vejam o histórico da Wikipedia :

Rudolph Giuliani KBE (Brooklyn, Nova Iorque, 28 de maio de 1944) é um político americano, descendente de imigrantes italianos da região da Toscana, ex-chefe do governo municipal da sua cidade natal (de 1 de janeiro de 1994 a 31 de dezembro de 2002). Tornou-se famoso por implementar uma política de "tolerância zero" contra criminosos, o que diminuiu sensivelmente as taxas de criminalidade da cidade.

A ligação de Giuliani a Nova Iorque levou a que em 1989 se candidatasse a prefeito da cidade (o equivalente a prefeito no Brasil ou presidente da Câmara Municipal em Portugal) pelo partido Republicano, sendo apoiado pelo Partido Liberal. Perdeu por uma margem mínima contra o democrata David Dinkins, mas insistiu na corrida em 1993, baseando a sua campanha na qualidade de vida, combate ao crime, desenvolvimento do comércio e da educação. De novo contra Dinkins, desta vez ganhou, o mesmo se passando em 1997, aqui por larga margem. Com Giuliani como mayor os crimes em Nova Iorque desceram 57%. Só os assassinatos foram reduzidos em 65%. A partir daí, o FBI considerou Nova Iorque a mais segura das grandes cidades norte-americanas. Passou a ser um modelo para outras cidades e viu crescer o número de turistas. Outra das medidas do republicano Rudy Giuliani foi limpar a cidade, o metrô e os espaços públicos, sendo o melhor exemplo Times Square.

Cheguei a montar um case - quando trabalhava com Facility Management - sobre as alianças estratégicas implementadas por Giuliani com a Polícia, mídias e empresários locais, para arrasar com a onda de violência da cidade, devolvendo-a segura e limpa para seus cidadãos e para os milhares de turistas que visitam-na anualmente. Eu vivenciei esse período em NY, e posso atestar os resultados espetaculares na cidade.

Mas de novo .... lá tinha PREFEITO, tinha LIDERANÇA ... havia cérebros focados em resolver a questão, para montar as alianças, havia credibilidade para impor medidas radicais com apoio irrestrito da população.
Havia cumplicidade entre os aliados nesse projeto, muita $$$$ em jogo claro.

Fundamentalmente, HAVIA AMOR PELA CIDADE. Foi um MEGA PROJETO vitorioso.


N da R: não foi possível, como era intenção do autor do post (Paulo March) colocar no título o coraçãozinho significando amor por Niterói, como está reproduzido em epígrafe no texto.

4 comentários:

Freddy disse...

A gente já viu esse filme antes - em 1992. Quando o governo estadual se une à prefeitura do Rio de Janeiro para defender essa cidade num evento, ou pior agora, em dois megaeventos (Copa da FIFA e Olimpíada), sobra para o Grande Rio.

Acabar com a criminalidade no Rio é uma tarefa árdua. Espantá-la para a periferia não. Não duvido nem de acordo com a banda podre da Polícia: "some daqui que eu esqueço você!"

E o "some daqui" mais simples é logo ao lado, na rica cidade de Niterói, alardeada recentemente como possuidora de alto padrão de vida = "oportunidades" para os meliantes deslocados.

Não vejo solução. Estamos no RJ/Brasil, não em NY/EUA.

Abraços
Carlos

Gusmão disse...

Deculpe o atraso.
Acho que se tem uma cidade na qual é fácil controlar a violência, ela é Niterói.
Precisa ter vontade política e determinação. Nem precisa um Giuliani.
Abraço e cuidado quem mora ou transita pelo Ingá. Que é o bairro da vez, parece.

Ana Maria disse...

Fui assaltada em 1998 e sofri diversas tentativas em semáforos. Minha sobrinha tb teve objetos furtados de sua bolsa em plena Amaral Peixoto. Incusive este é um dos motivos pelos quais não moro por estas bandas.
Agora com a instalação das UPPs, a bandidagem teve que migrar para outras localidades. Faltou planejamento conjunto entre as diversas Prefeituras e o Gov do Estado.
Seria o mesmo que, durante uma infestação de ratos, se lacrassem um cômodo da casa.

Riva52 disse...

não suporto essas comparações Niterói é Niterói e NY é NY .... estão falando de INTELIGÊNCIA E ESTRATÉGIA APLICADA À SEGURANÇA PÚBLICA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Deu pra sacar que isso INEXISTE aqui ?
Se não têm capacidade para isso, tragam os israelenses experts nessa M........