29 de março de 2012

Caricatura, charge e cartum

Quando elenquei algumas das atividades do Millôr, no post anterior, inclui a de chargista.

Lendo algumas das dezenas de notícias que deram conta de seu falecimento e mencionando sua obra, verifiquei que a maioria aludia ao cartunista.

Arrostando minha santa ignorância, resolvi pedir socorro ao filho mais velho que por conta de seu ofício é envolvido com textos e imagens.

Perguntei para ele qual a diferença, se é que existe, e recebi como resposta a indicação de um sitio onde o tema está clara e perfeitamente colocado, ficando inteligível  para qualquer um,  inclusive leigos como eu.


Não vou, evidentemente, reproduzir aqui algumas das caricaturas que estão no site, em face dos direitos autorais protegidos.

Algumas das encontráveis na página Galeria do citado website são muito boas. Outras, entretanto, sem a legenda eu não identificaria.

Não encomendarei a minha caricatura, o que é possível fazer naquele sitio, eis que minha foto atual já é uma caricatura do que um dia eu fui.

2 comentários:

Gusmão disse...

Por que não classifica-lo como chartunista ? Fusão de (char)gista com car(tunista)?
Abraço

Jorge Carrano disse...

Boa ideia, Gusmão.