28 de março de 2012

Nasa wants you!


 Por
Jorge Carrano


Diz a lenda que Samuel Wilson era um comerciante de carnes, que tinha entre seus clientes o exército americano. As embalagens do produto tinham as iniciais U.S. (United States). Quando alguém perguntou o que queriam dizer, um  soldado brincalhão teria dito que significavam “Uncle Sam” (Tio Sam), uma referência ao dono da empresa. Isso foi no início do século XIX, mas em 1961 o Congresso Americano reconheceu Samuel Wilson como inspirador da figura do Tio Sam.

O lendário cartaz (abaixo) foi criado em 1917 pelo artista James Flagg. Com a frase “I Want You for U.S. Army” (“Eu Quero Você para o Exército dos EUA”), seu objetivo era recrutar soldados para a Primeira Guerra Mundial.
Parece que o “Tio Sam” ainda precisa de novos recrutas.
A  NASA (National Aeronautics and Space Administration) está lançando um evento chamadoInternational Space Apps Challenge (algo como Desafio Internacional de Aplicativos para o Espaço) cujo objetivo é o desenvolvimento de  novas ferramentas que melhorem a vida na Terra e no espaço.

O evento acontecerá nos dia 21 e 22 de abril deste ano. A ideia é juntar pessoas de todo o mundo para trabalharem de forma colaborativa em busca de soluções para alguns dos principais desafios atuais. Os encontros ocorrem em todos os continentes, e aqui no Brasil acontecerá em São Paulo.

O mais interessante é que você não precisa ser um cientista para participar. Isso porque a NASA – assim como as empresas mais antenadas no presente e preparadas para o futuro – sabe que as soluções realmente inovadoras para os complexos problemas do nosso mundo exigem a colaboração entre  indivíduos com talentos muito diferentes, e incluem engenheiros, cientistas, designers, artistas, educadores, estudantes e empresários.

Os temas inicialmente propostos  (mas outros podem ser incluídos) são softwares de código aberto, hardware aberto, visualização de dados e  o desenvolvimento de plataformas voltadas para ações de cidadania.

Quer saber mais? http://spaceappschallenge.org/about/

Onde acontece?
Casa da Cultura Digital  ‎
Rua Vitorino Carmilo, 459 – Santa Cecília
São Paulo, 01153-000
(11) 3662-0571

Quer se inscrever? https://spaceappschallenge.org/register/

No Twitter? http://twitter.com/#!/intlspaceapps

Nota do blogueiro: o original, da autoria do meu filho homônimo, foi publicado em http://www.cavernaweb.com.br/?p=2404

2 comentários:

Gusmão disse...

Meu deus! O que vem a ser software de código aberto?
Prato cheio para quem gosta destes assuntos.
Abraço

Freddy disse...

No Brasil podemos criar o evento "queremos políticos honestos". Não seria uma boa?
Abraços
Carlos