28 de agosto de 2025

Monstro do Loch Ness

 

Há muito não lembrava do Loch Ness, onde lendariamente (ou não) habita um perigoso monstro.


Faz tanto tempo que não sei se a referência a este lago escocês, e seu habitante pouco conhecido e assustador, acontecia nas aulas de inglês ou de geografia.


Não seria para mim objeto de curiosidade ou motivação turística. Tanto que esqueci dele. 

Mas eis que recentes matérias, em diferentes mídias, eletrônicas e impressas, dão conta de visitas de seres marinhos que não são comuns em nossas águas litorâneas.

Refiro-me, em especial, às baleias jubarte e aos elefantes marinhos. Não os qualifico como monstros e muito se conhece sobre eles, ao contrário do monstro do Lago Ness.

A lembrança e associação decorrem do tamanho, do porte físico, acho.















Cá para nós é lindo ver a leveza, a elegância da jubarte, projetando-se como um bailarino do Bolshoi. Não!?

Bailarino Julio Santos

Voltando ao Lago Ness, as imagens conhecidas, há anos publicadas, numa época em que a IA (Inteligência Artificial) não passava de ficção científica, mexiam com o imaginário dos adolescentes como eu.


Fraude, ilusão de ótica, ser misterioso, façam suas apostas.




Ver em:


3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Será que a IA (Inteligência Artificial) poderia dar “vida”, virtual que seja, a esta criatura lendária?

Jorge Carrano disse...

Esse monstro parece ser do bem. Não há registro de que tenha comido um que fosse das centenas de turistas que acorrem ao lago onde habita.

RIVA disse...

Um dos meus filhos esteve com a família no Lago Ness, passeando pela linda Grã-Bretanha.
Pelo que vi e ouvi, nada demais, a não ser a fama, bem explorada localmente.
O lago tem uns 35 km de extensão e impressionantes 230m de profundidade.

Pelo que já li a respeito e filmes de pesquisa, sim, parece ter sido possível uma criatura marinha (depende das dimensões) ter frequentado o lago, tendo em vista sua ligação com o oceano. Vejam informação do Dr Goo :

" Sim, o Lago Ness tem uma ligação indireta com o mar, mas não é um acesso direto e navegável para grandes criaturas marinhas. A conexão ocorre através do Rio Ness, que sai do Lago Dochfour e desagua no Estuário de Moray, chegando ao Mar do Norte. O Lago Ness também está integrado ao Canal Caledoniano, um conjunto de vias navegáveis e lagos que conectam as costas leste e oeste da Escócia."

Até hoje ninguém conseguiu dimensionar o possível animal que surgiu no lago. Mas a imaginação humana é fértil.....

PS : na expectativa de Bahia x FLU às 19h pela Copa do Brasil. A arbitragem será da r.......... Claus, que NUNCA apitou uma vitória sequer do FLU. Várias derrotas e 1 empate no histórico. Muito azar, né !

PS2 : ontem foi a vez do VASCO ser, digamos, atingido por uma erro conjunto do árbitro e do VAR ..... era jogo de futebol, não de basquete.