Não é novidade minha admiração e respeito pelo programa televisivo "Globo Rural".
Acho-o muito bem produzido, tem apresentação sóbria, como deve ser, oferecendo matérias interessantes sempre bem apoiadas por profissionais competentes, que acabam tendo relevante papel de utilidade para o pessoal do agronegócio, e de informações importantes/curiosas para nós outros meros consumidores.
Chama minha atenção o interesse de filhos e netos - e também de filhas e netas - que se interessam pelo negócio e, para dar continuidade ao negócio familiar, buscando maior eficiência, produtividade e, claro, rentabilidade, preparam-se fazendo cursos de botânica, agronomia e administração para dar embasamento técnico à atividade econômica.
É cada vez mais comum verificarmos, no setor pecuário, mulheres administrando fazendas e ou atuando como veterinárias, com enorme sucesso.
Portanto não é sem razão que o agronegócio é responsável por boa parte de nossa pauta de exportações.
No programa de hoje, 03 de agosto, deu gosto ver a lavoura de algodão e também a de café.
São hectares e hectares plantados, com utilização de maquinário moderno, seja para a semeadura/plantio, seja para colheita, alguns equipados com recursos computacionais.
2 comentários:
Antes de entrar no contexto , fiquei interessado, por desconhecimento, de pesquisar o aumentativo de FÃ.
No Dr. Google diz :
FANZÃO
FÃZONA
Eu desconhecia totalmente, mas estranhei no título a palavra FÃNZAÇO, e corri para o mestre Google novamente, e ele me contou :
FANZAÇO, sem o til, é uma gíria brasileira, uma forma intensificada de FÃ.
Dito isso, fui pesquisar meu ABRAÇASSO, que distribuo para os amigos.
Estou ERRADO , desculpem os abraçados por mim....
O correto é ABRAÇAÇO, que na verdade não é correto também, é uma criação informal, não existe.
E mais .... o aumentativo de ABRAÇO é ABRAÇOZÃO.
Sobre AGRONEGÓCIO, importante pontuar que :
Nacionalidade dos Equipamentos:
Fabricação Nacional:
O Brasil possui uma indústria robusta de máquinas e implementos agrícolas, com diversas empresas nacionais produzindo equipamentos de alta qualidade. Essa indústria tem se desenvolvido ao longo das décadas, impulsionada pela demanda do próprio agronegócio e pela busca por soluções adaptadas às condições locais.
Importação:
Embora a produção nacional seja significativa, o Brasil também importa equipamentos e componentes de outros países, especialmente aqueles com tecnologias mais avançadas ou especializadas em determinadas áreas.
Tendências:
A tendência é que a produção nacional continue a crescer, impulsionada pela inovação tecnológica e pela busca por soluções mais sustentáveis para o agronegócio.
Fonte : Dr. Google
Caro Riva,
Com todas as mais respeitosas vênias, com circunflexo, na grafia em língua pátria, continuarei a usar a forma com til ( FÃNZAÇO), com a poio em várias fontes, inclusive no Dicionário Informal da Língua Portuguesa.
Fãnzaço
Dicionário inFormal
https://www.dicionarioinformal.com.br › fãnzaço
Pessoa dedicada a exprimir devoção por outra, ou por um grupo, ideia, esporte e até objeto inanimado, mas ao extremismo. João é fãnzaço de Adele.
Postar um comentário