19 de agosto de 2025

Ingênuo, crédulo, puro, cândido, inocente ou simplesmente parvo, tolo?

A pergunta tem como referência o americano Donald John Trump, que ocupa a presidência dos Estados Unidos da América, eleito por americanos brancos, escravagistas e que levarão o país ao debacle, ao isolamento.

A minha resposta, antecipo, é que se trata de um asno.

O presidente da - ainda - maior potência econômica e militar  do planeta, não pode ser ingênuo, inocente.

Tenho vários motivos para fazer dele este juízo, mas a gota d'água foi este sussurro a seguir, captado por microfone de alta sensibilidade, no ouvido do Jean-Michel Macron, presidente da França, em recente encontro na Casa Branca. Toda a imprensa mundial repercutiu, mas pincei em:

https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/08/18/trump-diz-que-putin-quer-fazer-acordo-por-ele-a-macron.ghtml

(('Traído' por microfone, Trump é flagrado cochichando para Macron: Putin 'quer fazer um acordo por mim'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sussurrou para o presidente da França, Emmanuel Macron, que acredita que Vladimir Putin “quer fazer um acordo" por ele.))

Trump cochichou para Macron

Caramba!!! Que teria feito o Trump para seduzir Vladimir Putin, presidente da Rússia, a ponto deste ex-membro da festejada KGB, experiente, frio, calculista, ambicioso,  tomar uma atitude contrária as suas aspirações e claros objetivos, para agradar Trump?

Seria pelo tapete vermelho e os aplausos com que Trump o recebeu em solo americano (no Alaska)?

Este, aliás, um comportamento minimamente discutível se considerarmos que o visitante não pode pisar o solo de mais de uma centena de países em razão de sentença condenatória, prolatada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, nos Países Baixos, por prática de crimes de guerra.

Não deixa de ser um grande favor de Trump prestado a Putin, trazendo-o para a vitrine, tirando-o do isolamento diplomático.

Mas será só isso? Não creio. Quando apareceram rumores, e até relatório do órgão de defesa dos USA, de interferência da Rússia no processo eleitoral americano em 2016, Trump preferiu aceitar a palavra de Putin, de que não interferiu, em detrimento das informações de seu sistema de defesa.

Caramba, de novo!!! Acreditar na palavra de um sujeito que não a tem, por comprovados e reiterados descumprimentos de compromissos assumidos, não é ser ingênuo, é ser idiota.

Busquem na memória o episódio em Helsinque em 2018, ou relembrem relendo aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/2018_Russia%E2%80%93United_States_Summit

A Cúpula Rússia-Estados Unidos de 2018 (também conhecida como Helsinque 2018 ou Cúpula Trump-Putin ) foi uma reunião de cúpula entre o presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , e o presidente russo , Vladimir Putin , realizada em 16 de julho de 2018, em Helsinque , Finlândia.

""Ele culpou a "tolice e estupidez" por parte dos EUA e fez referência à investigação em andamento do Conselheiro Especial sobre a interferência russa nas eleições de 2016, chamando-a de " caça às bruxas ". O Ministério das Relações Exteriores da Rússia retuitou a mensagem de Trump, acrescentando "Concordamos". Trump também indicou sua inclinação para aceitar a negação de Putin sobre a interferência russa, dizendo "O presidente Putin diz que não é a Rússia. Não vejo nenhuma razão para que seja.""

Crédulo, cândido? NÃO!!! Trata-se de um imbecil.

Infelizmente Trump está controlado por uma pessoa determinada a restabelecer o gigantismo e a história da nostálgica URSS, perdidos em 1991, da qual a Ucrânia era parte integrante juntamente com outras 14 agora república independentes.

Donald (o pato era mais esperto) fala sem pensar e hoje projetou que a "Ucrânia ficará com muito território", antecipando que a Ucrânia, num eventual acordo, terá que aceitar que a Rússia fique com a parte do território já tomado a força.

https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/08/19/trump-diz-que-ucrania-ficara-com-muito-territorio-mas-que-garantias-de-seguranca-nao-serao-iguais-as-da-otan.ghtml


Quem acredita em acordo? Patético, impensável, surrealista, dois países negociando paz bombardeando-se. Sem cessar-fogo como selar paz?

Uma parte, hipoteticamente, dizendo para outra: - "viu hoje? Destruímos um hospital de vocês, matamos 17 inocentes civis ... é muito melhor vocês aceitarem nossa proposta de acordo."

Trump pode dar adeus ao Nobel aspirado. Se sair um acordo, comprometo-me vir aqui e escrever com todas as letras, garrafais: EU SOU UM ASNO.

7 comentários:

Jorge Carrano disse...

A arrogância e prepotência me incomodam muito. Lembram da imposição das altas tarifas: "fiz porque eu posso".

Jorge Carrano disse...

Já disseram que ele late mais do que morde.
Nas relações com Putin ele não anda latindo e muito menos mordendo ... está é lambendo.

RIVA disse...

Eu acho que sai um acordo sim, e também NÃO acho que você seja um asno, muito pelo contrário.

Assim é a atual política !! Atual ?

Jorge Carrano disse...

O sacripanta agora trás guerra para nosso continente. Vai entrar no vizinho.
Abomino Maduro e seu regime. Mas concordar com a entrada na Venezuela de forças armadas norte-americanas, sem uma guerra declarada, agride meus princípios.
E abre sério precedente ...

RIVA disse...

Não acredito que entre nas águas da Venezuela. Creio mais num cerco à navegação das drogas. Mas ......

PS : e o VASCO, como muitos previram no Twitter, naufragou logo depois de uma vitória histórica. Assim é o FUTEBOL.

Hoje assisti ao mesmo tempo Estudiantes x Cerro Portenho, dois times horríveis.
O Estudiantes de la Plata (4 vezes campeão da Libertadores, sendo 3 consecutivas !! ) se classificou para enfrentar ATM ou Inter.

Jorge Carrano disse...

Cerca a navegação, mas e a fronteira seca?

Jorge Carrano disse...

Coautor da lei Magnitsky, o deputado democrata Jim McGovern classificou como "vergonhosa" a decisão do governo Trump de aplicar a norma contra Alexandre de Moraes. Em carta a autoridades dos EUA, afirmou que a medida desvirtua o propósito da legislação, criada para punir violações graves de direitos humanos e corrupção, e enfraquece sua integridade como instrumento internacional.
https://www.migalhas.com.br/quentes/438276/coautor-da-lei-magnitsky-chama-sancao-contra-moraes-de-vergonhosa?_SMSL=19CED5&U=CTA31A8A19E6D8D4FF6AE473D9EECF4C&utm_source=informativo_click&utm_medium=5871&utm_campaign=5871