26 de agosto de 2025

Gotas culturais

Como dizer de forma mais erudita, mais culta, tipo aforismo, que a saúde é o bem mais precioso que temos? Recorrendo ao Padre Antônio Vieira:

"Se o médico der ao enfermo a saúde, e o enfermo ao médico todas as riquezas, menos recebe o médico, que o enfermo."

Nesta linha tem o diálogo entre um dos muitos "Luís", reis da França, e seu bibliotecário.


Luis XIV

É possível que tenha sido o cognominado "Rei Sol", mas pode ter sido o Luís IX, canonizado pelo Papa Bonifácio VIII, portanto agora São Luís.

Vamos aos fatos. Consta que este rei, por motivos que só ele sabia, resolveu aprender um pouco sobre apicultura hindu no século XIII.

Dirigiu-se à imensa biblioteca e perguntou ao veterano bibliotecário se em seu acervo havia alguma coisa sobre aquele tema. 

O funcionário respondeu que não sabia, mas iria verificar prontamente. O monarca, inconformado, obtemperou que pagava a ele algumas dezenas de luíses por ano, e ele não sabia lhe responder?

Ao que o vetusto bibliotecário redarguiu: "os luíses que  vossa alteza me paga, remuneram pelo que sei; o que não sei nem todo a riqueza do vosso reino poderia pagar."

Nos tempos atuais as coisas se alteram com velocidade incrível. Um produto revolucionário lançado hoje, no final do ano está obsoleto.

No mercado de dispositivos móveis ou dispositivos eletrônicos, isto é notório: smartphones, tablets, iPad Pro, etc., antes de utilizarmos todas as funções oferecidas já temos que trocar.

Peter Drucker
Isto me remete a Peter Drucker e um de seus conceitos incontestáveis: "O que está na prancheta já está superado."

Para finalizar, um desafio, um repto. Responda-me onde você viu escrita, registrada, uma das seguintes "famosas" frases a seguir, que comprovem a autoria:

"Seja a mudança que você quer ver no mundo" - Mahatma Gandhi

"Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" - Voltaire

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada" - Edmund Burke

"Que comam brioche" - Maria Antonieta

"O Brasil não é um país sério" - Charles De Gaulle

São recorrentes, citadas ad nauseam, mas onde estão documentadas?

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Poucas gotas e pouca cultura?

Jorge Carrano disse...

Confiram se duvidam:
"O Brasil não é um país sério" dita originalmente "Edgar, le Brésil n'est pas pas un pays sérieux" é uma frase dita pelo diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho ao jornalista Luís Edgar de Andrade, à época correspondente do Jornal do Brasil em Paris, no contexto do incidente diplomático conhecido como Guerra da Lagosta.[1][2]

A frase é geralmente atribuída erradamente ao ex-presidente francês Charles de Gaulle.

Jorge Carrano disse...

Resposta obtida por IA:
"Não, a afirmação de que Maria Antonieta disse "que comam brioches" não é documentada e, segundo os factos, é uma lenda ou propaganda negativa que lhe foi atribuída durante a Revolução Francesa. A frase apareceu pela primeira vez num livro de Rousseau na década de 1760, atribuída a uma princesa não nomeada, muito antes de Maria Antonieta se tornar uma figura pública associada à crise financeira e ao declínio da monarquia francesa."

Jorge Carrano disse...

Ainda a Inteligência Artificial:
"Uma das frases mais notórias atribuídas a Voltaire, embora sua autoria seja discutível, é: "Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las". Essa citação é vista como um resumo da sua defesa pela liberdade de expressão e pelo livre pensamento, um dos pilares da sua filosofia e do Iluminismo.