Pense em seu futuro. Da caixa de entrada de meu endereço eletrônico:
"Existem diversas opções para cursos de mandarim, desde instituições académicas como o Instituto Confúcio e a FAAP, passando por escolas de idiomas como a EF e Wizard, até plataformas online como a Academia Guhan e Superprof. As aulas podem ser presenciais ou online, focando em escrita, leitura, fala e compreensão do idioma, e algumas instituições oferecem materiais recomendados pelo HANBAN."
Do jeito que as coisas caminham o domínio do mandarim poderá ser muito útil. Até fundamental.
Como minha habilidade manual é zero (sou "ambicanhoto") terei que me contentar apenas a falar.
"Habilidade manual é a capacidade de executar tarefas que exigem movimentos coordenados e precisos das mãos e dos dedos, envolvendo coordenação motora fina, destreza e agilidade para manipular objetos e realizar atividades complexas, como escrever, pintar, costurar, tocar um instrumento musical, ou mesmo para atividades do dia a dia."
O crescimento da influência chinesa no mundo, é uma gentil cortesia de Donald Trump.
4 comentários:
Dificilmente verei a China assumir o papel de maior potência militar, econômica e cultural do planeta.
Mas gostaria de deixar este prognóstico escrito em mandarim para se eternizar.
Quem me socorre? Talvez a IA.
中國將成為地球上最強大的經濟、軍事和文化強國
Zhōngguó jiāng chéngwéi dìqiú shàng zuìqiáng dà de jīngjì, jūnshì hé wénhuà qiángguó.
O responsável tem nome e sobrenome: Donald John Trump. Sem amigos, parceiros leais, os USA não manterão hegemonia, protagonismo, preponderância, liderança, modelo democrático.
Talvez nenhum de nós testemunhará essa mudança geopolítica. Vai que eles pulverizam o planeta com uma guerra atômica !
Essa do ambicanhoto é ótima. Me remete imediatamente ao EVERALDO, atacante do meu FLU. Acrescente também nele uma total desorientação ao cabecear bolas. Atua mais como zagueiro do adversário dentro da área. Ontem foi ridículo !
Freddy, meu saudoso mano, teve que aprender a usar bem o braço e mão esquerda, em virtude do lamentável acidente com o braço direito. E aprendeu.
Eu sou estranho nesse aspecto. Sou destro para escrita, mas consigo mal, mas consigo escrever com a mão esquerda, devagar. Uma questão de treinar bastante.
Chuto com a perna esquerda, mas a direita funciona(va) razoavelmente no jogos de futebol.
No piano tenho muita força na mão esquerda, mas pouca habilidade, idem no violão.
Na visão, sempre tive um grau maior na esquerda - não sei nada sobre isso, o porque.
Já na política, navego sempre na oposição, pq geralmente quem está no poder só faz merda. Se é de direita ou esquerda, tanto faz. Mas meu DNA é humanista, com uma aversão impressionante à hipocrisia - tirem suas conclusões.
Postar um comentário