""Tirar onda" é uma expressão informal em português brasileiro com múltiplos significados, geralmente ligados a atitudes ou comportamentos de exibição, deboche ou provocação. Pode significar ostentar algo, fazer graça ou tirar sarro de alguém." (via Google)
Aqui não tiramos onda. E nem botamos. Aliás não botávamos, pois hoje vamos botar imagens de ondas, inclusive a da maior já surfada no Brasil, em Santa Catarina.
Um novo recorde de maior onda surfada no Brasil foi registrado em uma praia de Santa Catarina. O surfista Lucas Chumbo alcançou a marca de 14,82 metros no dia 30 de julho, na Laje da Jaguaruna, no Sul do Estado, a 157 quilômetros de Florianópolis. O local é conhecido como a “Nazaré Brasileira”. As informações são do geLucas Chumbo surfista - Foto Tony Andrea
O recorde anterior era de 13,7 metros, conquistado pelo surfista de ondas grandes. Em entrevista, Lucas Chumbo contou como foi a experiência e a motivação para estabelecer um novo recorde no país.
Mais ondas. A organização do 7º Itacoatiara Big Wave (IBW) confirmou o sinal verde para a disputa da edição 2025 do campeonato internacional de ondas grandes, que acontece neste domingo (17), a partir das 7h, na Praia de Itacoatiara, em Niterói. A previsão é de um swell poderoso, com ondas entre 4 e 6 metros e ventos ideais para a prática do Tow In — modalidade em que os atletas são rebocados por jet-skis até as ondas.
ttps://www.waves.com.br/noticias/competicao/ct/wsl-tahiti-pro-2025-italo-ferreira-cai-nas-quartas/
2 comentários:
Quem diria que esta atividade, hoje considerada esportiva, ganharia este status.
Os praticantes no início eram taxados de alienados, despreocupados com o futuro.
Rock e surf formavam uma combinação explosiva. Juventude transviada.
Breve síntese, questionável, extraída no Google:
"O surf tem suas raízes na antiga Polinésia, onde pescadores usavam pranchas para voltar à costa. Os polinésios trouxeram o esporte para o Havaí, onde se tornou uma prática cultural e religiosa. O surf só chegou ao Brasil na década de 1930, com registros em Santos, e se popularizou nos anos 40 com a chegada de soldados americanos. "
Postar um comentário