Nas poucas, para meu gosto, viagens que fiz pelo Brasil e alguns outros países, tive oportunidade de ver obras grandiosas de engenharia e arquitetura.
Esta a seguir não foi o caso. Não estive lá. Impressiona a engenhosidade do projeto.
"Paredões de escadas que parecem não ter fim chegam a hipnotizar os visitantes do poço Chand Baori.
Chand Baori é um antigo poço com degraus localizado na vila de Abhaneri, no estado de Rajasthan, Índia. É famoso por sua arquitetura única, com 3.500 degraus distribuídos em escadas tão alinhadas que parecem flutuar, e que descem em direção ao fundo do poço, formando uma estrutura labiríntica. Construído nos séculos VIII ou IX, serviu como fonte de água e local de encontro para a comunidade local durante séculos.
Com uma profundidade equivalente a 13 andares, o local é um dos pontos turísticos mais importantes da Índia."
Outra que impressiona pela extensão. Obra grandiosa, imponente, é a chamada Muralha da China. Afinal, no total, são 21.196 km de comprimento. Pouco se me dá se é visível do espaço sideral. O pouco que vi em documentários e fotos já é suficiente para constatar sua grandeza.
Fico imaginando o projeto. Teria sido concebido numa prancheta? E o suprimento dos materiais necessários? O transporte dos mesmos? Preparação do solo (houve necessidade em alguns trechos?).
E a mão-de-obra? E a supervisão desta? Como alimentar esta - imagino - multidão de trabalhadores? brigo e proteção contra riscos iminentes e intempéries?
Valho-me da Wikipédia para colher alguns dados que abaixo transcrevo:
"Grande Muralha da China é uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, geralmente construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e impérios chineses contra as invasões dos vários grupos nômades das estepes da Eurásia, principalmente os mongóis. A Grande Muralha foi reconstruída, mantida e melhorada; a maior parte do trecho existente é da dinastia Ming (1368-1644).
Outras finalidades da Grande Muralha incluíram controles de fronteira, permitindo a imposição de direitos sobre mercadorias transportadas ao longo da Rota da Seda, a regulação ou o encorajamento do comércio e do controle da imigração e da emigração. Além disso, as características defensivas da Grande Muralha foram reforçadas pela construção de torres de vigia (almenara), quartéis de tropas, estações de guarnição, capacidade de sinalização por meio de fumaça ou fogo e o fato de que o caminho da Grande Muralha também servia como um corredor de transporte.
A Grande Muralha estende-se de Dandong, no leste, ao Lago Lop, a oeste, ao longo de um arco que delineia grosseiramente a borda sul da Mongólia Interior. Um abrangente levantamento arqueológico, usando tecnologias avançadas, concluiu que as muralhas da dinastia Ming tem um total de 8.850 quilômetros de extensão. Esta é composta por 6.259 km de seções da muralha em si, 359 km de trincheiras e 2.232 km de barreiras defensivas naturais, como montanhas e rios. Outra pesquisa arqueológica descobriu que toda a muralha, com todos os seus ramos, mede 21.196 km. Essa extensão total considera estruturas históricas que não existem mais."
Entre obras reputadas como importantes, em momentos históricos distintos, e erguidas com diferentes finalidades, e que tive o prazer de visitar, ver de perto, admirar, estão:
O Coliseu (em italiano: Colosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com tijolos revestidos de argamassa e areia, e originalmente cobertos com travertino, é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.
"A construção começou sob o governo do imperador Vespasiano em 72 d.C. e foi concluída em 80 d.C., sob o regime do seu sucessor e herdeiro, Tito. Poderia abrigar, estima-se, entre 50 mil e 80 mil espectadores", segundo a Wikipédia.
Outra obra monumental, uma igreja, fica em Barcelona, na Espanha, e também esta pude visitar.
Trata-se da Basílica i Temple Expiatori de la Sagrada Família , [ a ] também conhecida como Sagrada Família , é uma igreja em construção no distrito de Eixample , em Barcelona , Catalunha , Espanha. É a maior igreja católica inacabada do mundo. Projetada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí (1852–1926), em 2005, sua obra na Sagrada Família foi adicionada a um Patrimônio Mundial da UNESCO existente (1984). Em 7 de novembro de 2010, o Papa Bento XVI consagrou a igreja e a proclamou uma basílica menor .
![]() |
La Sagrada Familia |
Sim, não se esgotam, nestas obras mencionadas, os projetos magníficos concebidos e executados por mãos humanas.
E esse talento, essa habilidade, essa vocação vem de longe.
9 comentários:
Causam-me admiração, igualmente, os aquedutos, estes ainda resistindo ao tempo implacável em várias cidades outrora dominadas pelo poderoso Império Romano.
Sim, para mim essa vocação vem de longe, de muito longe.
Assisto a dezenas de programas baseados em pesquisas e estudos realizados por grandes cientistas e especialistas, juntando a tudo isso o meu pequeno conhecimento como engenheiro civil em projeto e construção de superestruturas de concreto (armado convencional, e protendido).
Muitas construções nos são simplesmente inexplicáveis, é o que posso comentar, perante a total inexistência de ferramentas e equipamentos com energia elétrica e hidráulica acopladas.
Algumas obras são estarrecedoras, com precisos cortes hoje só exequíveis com ferramenta a laser. Outras, impressionantes, com blocos de mais de 20 toneladas içados a grandes alturas e montados com precisão de milímetros.
Trabalhei com montagem de suprerestruturas de concreto pesando 20 toneladas cada peça, com precisão de 5 mm na montagem, mas com guindastes de alta performance.
Mas naquela época, como faziam ? Não temos explicação, com todos os estudos e pesquisas realizadas.
Há uma explicação sim, mas grande parte de Ciência e a totalidade da Igreja não permitem o debate.
Outras obras que impressionam. Um túnel submerso, com 18,1 quilômetros de extensão, a estrutura ligará a Alemanha à Dinamarca pelo fundo do Mar Báltico. A obra, chamada de Fehmarnbelt, ligará as ilhas de Fehmarn (Alemanha) e Lolland (Dinamarca).
Há muito o Eurotúnel, ligando França e Inglaterra, tem um comprimento total de 50,45 km. Destes, 37,9 km estão sob o Canal da Mancha, tornando-o o túnel submarino mais longo do mundo.
Não consigo sequer imaginar como é o processo de construção debaixo d'água.
Repare como a Estação Carioca do Metrô RJ é profunda. Não é à toa.
Foi projetada numa profundidade para a ligação com Niterói sob a Baía de Guanabara.
A engenharia aplicada nesse tipo de obra é até de simples compreensão, mas de alto custo de execução (tem no YouTube).
O túnel ligando o Rio a Niterói, foi alternativa á ponte.
Tenho curiosidade, vou pesquisar.
Matei a charada. Fabricação de módulos em docas secas.
https://www.youtube.com/watch?v=z2hlOt-6ykY
São 2 tipos de construção :
Docas secas - onde os módulos préfabricados em doca seca são rebocados até o local de submersão, e assentados no berço submerso preparado para receber cada um.
Escavação - tatuzão perfura o solo submerso, como no metrô em terra. Assim foi sob o Canal da Mancha. Essa era (ou é) a previsão para Rio-Niterói.
Valeu, vou me candidatar a perito em engenharia. Sendo de confiança de uns três magistrados, ficarei rico.
Advogado+engenheiro = bom perito.
Já aprendi, com meu perito de confiança, que não devo chamar de pastilhas, os revestimentos de fachadas. Devo denominar de peças cerâmicas.
Já sei o que é empena cega ...
Postar um comentário