23 de agosto de 2025

Tucupi & tacaca

Não gostei do tucupi e, por óbvio, também não do tacaca.

Conheço Belém. Estive lá mais de uma vez. Sempre a trabalho, mas à noite e finais de semana agindo como turista posto que ninguém é de ferro.

Começo pelo futebol local, já que o assunto agrada aqui neste blog. A cidade abriga o que provavelmente é o maior clássico regional do planeta, também conhecido como o Clássico Rei da Amazônia, pois são quase 800 partidas disputadas entre o Clube do Remo e Paysandu Sport Club, ambos sediados na cidade de Belém, capital do Estado do Pará.

Claro, desembarquei no aeroporto Val-de-Cans e, claro, sempre hospedado no Hotel Grão Pará.

 

Val-de-Cans


Como estou relatando fatos ocorridos nos anos 1970, portanto século passado, é provável que algumas alterações, melhorias, tenham ocorrido.

À noite, fui levado à Boate (Cabaré) Carimbó. Não achei, agora, referência na Internet.

Antes tinha ido jantar no Restaurante do Círculo Militar, onde comi, pela primeira e última vez, a tradicional, lá, muçuã. Casquinha e sopa.

O que mais me impressionou, ser urbano, foi a visita ao Parque Emílio Goeldi, contato direto com a natureza selvagem: animal e vegetal.

Desde criança ouvia dizer que no  Brasil não havia onças. Até que fui visitar o citado Parque/Museu. E vejam o que pude ver, ao vivo e a cores, em foto a seguir, enquanto a bichana era viva.





Onça-pintada Guma, moradora do Museu Emílio Goeldi, morre aos 19 anos

Sim, estive no mercado do Ver-o-Peso, como não. Tão badalado quanto o Mercado Modelo, de Salvador.





E seu interior.


Feitas as divagações, chego ao ponto que seria o central desta postagem: COP 30 (30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas).


Que vergonha para o país, mas sobretudo para os setores hoteleiro e de turismo do Estado do Pará.

O imbróglio do custo das diárias é vergonhoso. Faltou estudo e planejamento do comitê organizador.

Entreouvido não lembro quando e nem onde: "O imediatista caminha a passos curtos."

Notas: 
1. todas estas imagens foram obtidas na rede mundial. Na época não havia celulares e não portava máquina fotográfica, afinal estava trabalhando. 😂😂😂
2. Em Icoaraci, distrito de Belém, a 20 km da capital, comi uma peixada inesquecível.

22 de agosto de 2025

Pobre futebol brasileiro

Esta seleção da 20ª rodada do brasileirão, a seguir,  é um retrato do estado do futebol brasileiro.


Seis dos selecionados jogam num clube que está na zona de rebaixamento.

Até bem pouco, as maiores estrelas dos 4 grandes clubes do Rio eram estrangeiros: Arias, no Fluminense; De Arrascaeta, no Flamengo; Vegetti, no Vasco e Almada, no Botafogo.

O  técnico de nossa seleção é um italiano, com todo respeito, porque sou oriundi, o que é anormal.

Lembram das seleções de 1958 e 1970? Pois é, o Riva  lamenta que perdemos a paixão pela amarelinha.

21 de agosto de 2025

Tem vida inteligente nos USA, embora vivendo no UK

William Felix Browder

William Browder, executivo financeiro britânico que liderou a campanha pela aprovação da lei nos Estados Unidos.


"O uso da Lei Global Magnitsky para impor sanções contra o ministro Alexandre de Moraes é um abuso das intenções da lei e uma deturpação de sua concepção original", avalia William Browder, executivo financeiro britânico que liderou a campanha pela aprovação da lei nos Estados Unidos.

E segue:

"A Lei Magnitsky foi estabelecida para impor sanções a graves violadores dos direitos humanos e pessoas que são culpadas de cleptocracia em larga escala", diz Browder, referindo-se a regimes políticos em que governantes e autoridades usam sua posição para enriquecer de forma ilícita.

"Ela não foi criada para ser usada para vinganças políticas. O uso atual da Lei Magnitsky é puramente político e não aborda as questões de direitos humanos para as quais ela foi originalmente elaborada. E, como tal, é um abuso das intenções da lei", completou o executivo, em entrevista à BBC News Brasil.

Quem é William Browder, um financista e ativista político britânico nascido nos Estados Unidos:

"William Felix Browder nasceu em Princeton, Nova Jersey, (23 de abril de 1964) e cresceu em Chicago, Illinois.  Ele frequentou a Universidade do Colorado, Boulder, antes de se transferir para a Universidade de Chicago, onde se formou em economia. Ele obteve um MBA da Stanford Graduate School of Business[em 1989 .

Após a morte de Magnitsky, Browder fez lobby para que o Congresso dos Estados Unidos aprovasse a Lei Magnitsky, uma lei para punir os violadores de direitos humanos russos, que foi sancionada em 2012 pelo presidente Barack Obama.

Em novembro de 2008, um dos auditores do Hermitage, Sergei Magnitsky, que dá nome a lei,  foi preso.

Magnitsky morreu em 16 de novembro de 2009, na prisão, após onze meses em prisão preventiva, quase o limite permitido pela lei russa.

Em 27 de agosto de 2019, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, ao julgar um caso movido contra a Rússia pela família Magnitsky, decidiu que Magnitsky foi detido em condições que equivaliam a "tratamento desumano e degradante em violação do artigo 3 da Convenção" (§ 193). Isso, combinado com negligência, falta de assistência médica adequada e maus-tratos, também representava uma violação da convenção (§ 240). 

Como resultado da controvérsia relacionada à sua prisão e evidências de maus-tratos e alegados abusos, sua morte suscitou indignação e cobertura internacionais. A morte de Magnitsky foi o catalisador para a aprovação pelo Congresso dos EUA da Lei Magnitsky, sancionada pelo presidente Barack Obama em 14 de dezembro de 2012. A lei visava diretamente os indivíduos envolvidos no caso Magnitsky, proibindo sua entrada nos Estados Unidos e o uso de seu sistema bancário."

Link para a matéria: 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/01/uso-da-lei-magnitsky-contra-alexandre-de-moraes-e-deturpacao-diz-criador-da-lei-a-bbc.ghtml

As ligações entre o CRVG e o SFC

A recente partida, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de  2025, realizada no domingo, dia 17 de agosto, teve um resultado surpreendente: 6 a 0 para o Gigante da Colina.

Maior placar entre partidas disputadas pelos 2 tradicionais clubes, e maior goleada sofrida pelo Peixe em campeonatos em toda a sua história.

Claro que teve repercussão até mesmo no exterior. Afinal o Santos foi o clube do imortal Pelé,  "Atleta do Século", por votação promovida pelo jornal francês L'Équipe em 1980. E em 1999, a revista oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) também o elegeu o "Atleta do Século", consolidando ainda mais seu legado.

Dito (escrito isto), podemos passar as ligações mencionadas no título. E começo em alto estilo, focando em Pelé.

Ele se criou e se consagrou no Santos FC. Mas seu coração pertencia ao CR Vasco da Gama, desde a infância em Três Corações - MG.

E jogou com a camisa do Vasco ... e fez gol com a camisa do Vasco.





Outra ligação entre os dois clubes, é sem dúvida a partida inaugural do Estádio de São Januário, ocorrida em 21 de abril de 1927. Os santistas foram os convidados e não foram piedosos com os anfitriões: 5x3.

"A inauguração do estádio São Januário, veio como uma resposta ao racismo existente na época, pois clubes elitistas do Rio de Janeiro exigiram que o Vasco tivesse um estádio próprio, como uma forma de excluir o time do Campeonato Carioca. O motivo? O Vasco possuía negros e gente humilde em seu time e em sua torcida. Então, como uma forma de resistência e com ajuda de apenas seus torcedores e sócios, os vascaínos ergueram o suntuoso estádio e convidaram o Santos para a partida inaugural."

Lembram onde Pelé o gênio, marcou o seu tão esperado  milésimo gol? Claro que contra o Vasco, em São  Januário.

Além, destas coincidências outras ligações entre os dois clubes situam-se nos terrenos sociológicos e culturais. Vejamos:

O Vasco da Gama tem uma longa história de combate ao preconceito, especialmente o racismo, e se posiciona ativamente contra a homofobia e a transfobia na atualidade. O clube é reconhecido por sua luta contra o racismo desde o início do século XX, com a famosa "Resposta Histórica" em 1924 sendo um marco. Essa resposta foi uma carta em que o Vasco se recusou a excluir jogadores negros e pobres de seu elenco, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a igualdade.

O Santos Futebol Clube tem um histórico de combate à discriminação, especialmente ao racismo, com diversas iniciativas e campanhas ao longo dos anos. O clube, inclusive, lançou uma minissérie chamada "#TimeDeBrancoEDePreto" para homenagear sua história e os heróis negros. Além disso, o Santos se uniu ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol para intensificar a luta contra o racismo e outros tipos de preconceito.

Ambos são, basicamente, alvinegros. O Santos teve uma equipe que levava aos estádios torcedores de outras agremiações pelo simples prazer de vê-los jogar.

Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe

E o Vasco teve um esquadrão - Expresso da Vitória - campeão carioca invicto em 1947, que tomou conta de meu coração.

Eis a campanha:

1947 Campeonato Carioca (FMF)

TIME-BASE

• Barbosa, Augusto e Rafanelli (Wilson); Eli, Danilo e Jorge; Djalma (Nestor), Maneca, Dimas (Friaça), Lelé (Ismael) e Chico.

• Técnico: Flávio Costa

TURNO

DATA ADVERSÁRIO PLACAR GOLS-VASCO

03.08.1947 América 4-2 Dimas(3), Friaça

10.08.1947 Bangu 4-1 Lelé(2), Maneca, Dimas

17.08.1947 Bonsucesso 4-1 Dimas(2), Maneca(2)

24.08.1947 Olaria 3-3 Chico(2), Lelé

31.08.1947 São Cristóvão 5-1 Maneca(3), Lelé(2)

06.09.1947 Canto do Rio 14-1 Ismael(5), Maneca(4), Dimas(3), Nestor, Chico

14.09.1947 Flamengo 2-1 Dimas, Maneca

21.09.1947 Botafogo 2-0 Dimas(2)

05.10.1947 Fluminense 5-3 Dimas(3), Chico(2)

12.10.1947 Madureira 2-1 Djalma, Rafanelli

RETURNO

DATA ADVERSÁRIO PLACAR GOLS-VASCO

19.10.1947 América 1-0 Djalma

26.10.1947 Bangu 4-0 Lelé, Djalma, Friaça, Maneca

01.11.1947 Bonsucesso 3-0 Lelé, Dimas, Friaça

09.11.1947 Olaria 2-0 Friaça, Ismael

16.11.1947 São Cristóvão 3-1 Ismael(2), Dimas

23.11.1947 Canto do Rio 2-1 Dimas, Djalma

30.11.1947 Flamengo 5-2 Friaça(2), Maneca(2), Lelé

07.12.1947 * Botafogo 0-0

21.12.1947 Fluminense 1-1 Lelé

28.12.1947 Madureira 2-1 Lelé, Friaça

(*) Vasco campeão com duas rodadas de antecedência.

RESUMO

• Colocação: Campeão invicto

• Campanha: 17 V, 3 E, 0 D; 68 GP, 20 GC

• Artilheiro: Dimas, 18



A guisa de pilhéria, chiste, blague, podemos dizer que o maior jogador de todos os tempos que vestiu a camisa gloriosa do Vasco foi Pelé?

Ou teria sido Ademir Menezes, Roberto Dinamite, Vavá, Dimas, Jair Rosa Pinto, Romário, Heleno de Freitas, Friaça, Ipojucam, Chico, Danilo, Walter Marciano de Queiroz, Sabará, Chico ...

E dupla de zagueiros: Augusto e Rafanelli, Bellini e Orlando, Brito e Fontana... doces  lembranças.

Final da década de 1940


Referências:

https://vasco.com.br/conteudo/1927-construcao-de-sao-januario/

https://www.netvasco.com.br/n/178062/estreia-oficial-do-vasco-no-futebol-completa-100-anos

https://www.netvasco.com.br/mauroprais/vasco/1947rj.html

https://www.netvasco.com.br/mauroprais/vasco/1947rj.html

https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2022/12/29/time-do-coracao-origem-do-apelido-e-gol-1000-a-relacao-de-pele-com-o-vasco.ghtml


20 de agosto de 2025

Ser vascaíno - Aldir Blanc

 Entrevista de Aldir Blanc - declaração de amor eterno.


Aldir Blanc - https://ge.globo.com/blogs/memoria-ec/post/2020/05/04/aldir-blanc-amor-pelo-vasco-em-verso-e-prosa.ghtml

"Nascido no Rio de Janeiro em 2 de setembro de 1946, o compositor e escritor contou que se tornou um vascaíno apaixonado graças ao título carioca de 1956. E lembrou a conquista marcante em versos.

- Naquele tarde chuvosa no Maracanã, o goleiro do Bangu bobeou. Vavá marcou;

Na arquibancada molhada, o negro e o português, por antecipação, tinham em mãos o caneco de 56;

Daquela tarde aos 10 não me esquecerei: fui para a Rua dos Artistas, me gripei, caí de cama;

Doído, com 40 graus, escolhido dentro do pijama, contraí esse doença: ser Vasco da Gama!

- Foi a primeira vez que minhas filhas se envolveram de verdade com o Vasco. Por isso, não me esqueço daquele dia - contou em entrevista, lembrando que Isabel, então com 7 anos, e Mariana, 14, assistiram ao jogo uniformizadas ao lado do pai.

"Se for para a Segunda Divisão, sou Vasco. Se for para a Terceira, sou Vasco. Se o Vasco acabar, ainda sou Vasco" - Aldir Blanc, em entrevista ao "O Globo" em 2008

Como escritor, deixou entre seus muitos livros um em que o tema era o seu time: "Vasco, a cruz do bacalhau", em que contava momentos marcantes da história centenária do clube carioca.


Ser vascaíno - Ledio Carmona

 Texto de Ledio Carmona:

Em: https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2025/08/18/fellipe-bastos-chora-com-texto-de-ledio-sobre-goleada-do-vasco-e-um-alento-para-o-torcedor.ghtml

"Deixa eu te falar uma coisa. Sim, para você mesmo que, no fundo, não sabe o que é amar o seu próprio clube. Você gosta de ganhar. Eu também, por óbvio. Mas não tem coisa mais rica no universo do futebol do que ser apaixonado por um clube. De sorrir e chorar por ele. Seja qual for.

Chorar na derrota. Viver um tormento de décadas e seguir amando. Não desistir. Sorrir, gritar de alegria e emoção numa vitória que só vale três pontos, mas que desantalou tantos sentimentos represados.

Lembrar do pai. Do avô. Da avó. Do primo. Do padrinho. Da sua existência. O futebol é parte da história da vida de muita gente. Forma caráter. E ilumina a alma de muitos que estão tristes e deprimidos por ene motivos e que enxergam uma luz depois de 90 minutos.

Se você não é capaz de entender ou respeitar isso, você não ama, reafirmo, nem o seu próprio clube. Perdão pela franqueza.

Meu carinho eterno para a minha comadre Simone. Para o querido Eric. Para o sempre presente Eudes. Para a amiga gaúcha Michelle. Para o tricolor Sidney. Para o Gurjão. Paulinho, Joana… Não são vascaínos. Longe disso. Mas tiveram cuidado de mandar uma simples mensagem de carinho num domingo tão especial para os vascaínos.

Por que eles sabem o quanto aquela épica vitória foi importante para quem sofre. Chora. Engole seco. Vive humilhações há décadas. Só espera por um dia de paz de vez em quando. Um domingo perfeito. Chegou o dia.

6 x 0 no Santos. E o vascaíno teve, enfim, um dia para chamar de seu. Foi lindo. Não será campeão. Não vai ganhar todas. Talvez perca no próximo. E a dor recomece. Quem é Vasco sabe muito bem disso. Mas quem é Vasco de verdade se entrega pelo clube e vai até o fim por essa paixão

Então, deixem o Vasco em paz. Larga de ser chato e permita que o vascaíno possa ser feliz e comemore uma vitória histórica. Tenha mais empatia e não encha o saco de alguém que só quer ser feliz um dia. Nunca vão entender".

Ledio Carmona


19 de agosto de 2025

Ingênuo, crédulo, puro, cândido, inocente ou simplesmente parvo, tolo?

A pergunta tem como referência o americano Donald John Trump, que ocupa a presidência dos Estados Unidos da América, eleito por americanos brancos, escravagistas e que levarão o país ao debacle, ao isolamento.

A minha resposta, antecipo, é que se trata de um asno.

O presidente da - ainda - maior potência econômica e militar  do planeta, não pode ser ingênuo, inocente.

Tenho vários motivos para fazer dele este juízo, mas a gota d'água foi este sussurro a seguir, captado por microfone de alta sensibilidade, no ouvido do Jean-Michel Macron, presidente da França, em recente encontro na Casa Branca. Toda a imprensa mundial repercutiu, mas pincei em:

https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/08/18/trump-diz-que-putin-quer-fazer-acordo-por-ele-a-macron.ghtml

(('Traído' por microfone, Trump é flagrado cochichando para Macron: Putin 'quer fazer um acordo por mim'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sussurrou para o presidente da França, Emmanuel Macron, que acredita que Vladimir Putin “quer fazer um acordo" por ele.))

Trump cochichou para Macron

Caramba!!! Que teria feito o Trump para seduzir Vladimir Putin, presidente da Rússia, a ponto deste ex-membro da festejada KGB, experiente, frio, calculista, ambicioso,  tomar uma atitude contrária as suas aspirações e claros objetivos, para agradar Trump?

Seria pelo tapete vermelho e os aplausos com que Trump o recebeu em solo americano (no Alaska)?

Este, aliás, um comportamento minimamente discutível se considerarmos que o visitante não pode pisar o solo de mais de uma centena de países em razão de sentença condenatória, prolatada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, nos Países Baixos, por prática de crimes de guerra.

Não deixa de ser um grande favor de Trump prestado a Putin, trazendo-o para a vitrine, tirando-o do isolamento diplomático.

Mas será só isso? Não creio. Quando apareceram rumores, e até relatório do órgão de defesa dos USA, de interferência da Rússia no processo eleitoral americano em 2016, Trump preferiu aceitar a palavra de Putin, de que não interferiu, em detrimento das informações de seu sistema de defesa.

Caramba, de novo!!! Acreditar na palavra de um sujeito que não a tem, por comprovados e reiterados descumprimentos de compromissos assumidos, não é ser ingênuo, é ser idiota.

Busquem na memória o episódio em Helsinque em 2018, ou relembrem relendo aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/2018_Russia%E2%80%93United_States_Summit

A Cúpula Rússia-Estados Unidos de 2018 (também conhecida como Helsinque 2018 ou Cúpula Trump-Putin ) foi uma reunião de cúpula entre o presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , e o presidente russo , Vladimir Putin , realizada em 16 de julho de 2018, em Helsinque , Finlândia.

""Ele culpou a "tolice e estupidez" por parte dos EUA e fez referência à investigação em andamento do Conselheiro Especial sobre a interferência russa nas eleições de 2016, chamando-a de " caça às bruxas ". O Ministério das Relações Exteriores da Rússia retuitou a mensagem de Trump, acrescentando "Concordamos". Trump também indicou sua inclinação para aceitar a negação de Putin sobre a interferência russa, dizendo "O presidente Putin diz que não é a Rússia. Não vejo nenhuma razão para que seja.""

Crédulo, cândido? NÃO!!! Trata-se de um imbecil.

Infelizmente Trump está controlado por uma pessoa determinada a restabelecer o gigantismo e a história da nostálgica URSS, perdidos em 1991, da qual a Ucrânia era parte integrante juntamente com outras 14 agora república independentes.

Donald (o pato era mais esperto) fala sem pensar e hoje projetou que a "Ucrânia ficará com muito território", antecipando que a Ucrânia, num eventual acordo, terá que aceitar que a Rússia fique com a parte do território já tomado a força.

https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/08/19/trump-diz-que-ucrania-ficara-com-muito-territorio-mas-que-garantias-de-seguranca-nao-serao-iguais-as-da-otan.ghtml


Quem acredita em acordo? Patético, impensável, surrealista, dois países negociando paz bombardeando-se. Sem cessar-fogo como selar paz?

Uma parte, hipoteticamente, dizendo para outra: - "viu hoje? Destruímos um hospital de vocês, matamos 17 inocentes civis ... é muito melhor vocês aceitarem nossa proposta de acordo."

Trump pode dar adeus ao Nobel aspirado. Se sair um acordo, comprometo-me vir aqui e escrever com todas as letras, garrafais: EU SOU UM ASNO.

18 de agosto de 2025

Sou fã assumido

Clint Eastwood já foi aqui citado, elogiado, reverenciado, a despeito das novas gerações taxarem-no de interprete dele mesmo.


Mais perversamente, dizem que ele tem duas caras, duas feições faciais: com chapéu e sem chapéu.

Entretanto, é bem de ver que ele chega os 95 anos, com mais de 60 filmes, tendo dirigido 45 longas-metragens, ganhando dois Oscars — de Melhor Diretor e Melhor Filme — por Os Imperdoáveis (1990),  e Menina de Ouro (2004), sendo uma das estrelas mais velhas de Hollywood. 

De figurante, sem crédito, a ganhador de Oscar. Sua estreia no cinema aconteceu há nada menos que 70 anos, em Tarântula, e embora ele nem sequer tenha sido creditado por sua participação na época, esse papel foi apenas o primeiro de muitos. 

Esse primeiro papel não foi o único pelo qual Eastwood não seria creditado no início de sua carreira, mas todas aquelas pequenas aparições em filmes na segunda metade da década de 1950 levaram diretamente a uma série de televisão chamada Rawhide, que mudaria sua vida.

Com ela, Eastwood conquistou uma certa popularidade que lhe permitiu abrir algumas portas, embora, mais importante, também tenha chamado a atenção de um cineasta não muito conhecido na época, mas que também teve um enorme impacto na indústria: Sergio Leone, que popularizou e definiu o gênero conhecido como "spaghetti western".

Após se tornar "O Homem Sem Nome" em "Por um Punhado de Dólares", em 1964, Eastwood tornou-se um dos astros mais populares do cinema western, rivalizando até com o próprio John Wayne.

Depois desse filme, o ator completou a Trilogia dos Dólares com Leone e depois seguiram caminhos separados, mas a fama de Eastwood continuou a crescer inexoravelmente. No início dos anos 70, o ator realizou seu sonho de se tornar diretor, área na qual produziu seus melhores trabalhos e que continua a cultivar até hoje.

Durante muito tempo, Clint Eastwood combinou ambas as facetas artísticas, mas a última vez que trabalhou sob a direção de um cineasta diferente dele foi em 2012, em Curvas da Vida, enquanto, aos poucos, também reduziu suas aparições em seus próprios filmes, sendo a última vez em 2021, em Cry Macho - O Caminho Para a Rendenção.


O que pouco sabem é que ele - "Dirty Harry" e "Homem Sem Nome", personagens  rudes, durões - tem sensibilidade e cultura musical.

Clint Eastwood tem uma forte ligação com a música, especialmente com o jazz. Ele não só dirigiu um filme sobre Charlie Parker, "Bird", como também é um pianista que chegou a tocar piano em bares, e suas composições musicais estão presentes em muitos de seus filmes.


Ele compôs e interpretou músicas para diversos de seus filmes, como "As Pontes de Madison" e "Menina de Ouro".

Fez Bird (1988), filme biográfico sobre Charlie Parker, um marco em sua carreira como diretor.

Eastwood compôs e dirigiu trilhas sonoras para alguns de seus próprios filmes, como "O Segredo de Charlie" e "Gran Torino".

Links:

https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/08/12/clint-eastwood-segue-regra-9010-para-esbanjar-vitalidade-aos-95-anos-entenda.ghtml

https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-1000156787/#:~:text=Bad%20Boys%204-,95%20anos%2C%20mais%20de%2060%20filmes%2C%204%20Oscars%3A%20Uma,sabemos%20se%20ser%C3%A1%20o%20%C3%BAltimo&text=Amante%20dos%20filmes%20de%20fantasia,maratona%20de%20Game%20Of%20Thrones.

https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/08/12/clint-eastwood-segue-regra-9010-para-esbanjar-vitalidade-aos-95-anos-entenda.ghtml







17 de agosto de 2025

Antônio Candeia Filho - Nascimento 17 de agosto de 1935

 Segundo a Wikipédia, dados oficiais sobre o grande poeta da música popular brasileira.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Candeia

Informações gerais

Nome completo Antônio Candeia Filho

Nascimento 17 de agosto de 1935

Rio de Janeiro, RJ

Morte 16 de novembro de 1978 (43 anos)

Rio de Janeiro, RJ

Nacionalidade brasileiro

Gênero(s) Samba

Ocupação Compositor, cantor

Outras ocupações Investigador


Em 1974, ao lado de Cartola


Testamento de Partideiro - Candeia

"Ao meu amor deixo meu sentimento

(Na paz do senhor)

E para meus filhos deixo um bom exemplo

(Na paz do senhor)

Deixo como herança a força de vontade

(Na paz do senhor)

É, quem semeia amor deixa sempre saudade

(Na paz do senhor)

Aos meus amigos deixo o meu pandeiro

(Na paz do senhor)

Honrei os meus pais e amei meus irmãos

(Na paz do senhor)

Mas aos fariseus não deixarei dinheiro

(Na paz do senhor)

E pros falsos amigos deixo o meu perdão

(Na paz do senhor)

Porque o sambista não precisa ser membro da academia

Ser natural com a sua poesia e o povo lhe faz imortal

Porque o sambista não precisa ser membro da academia

Ser natural com a sua poesia e o povo lhe faz imortal

Se houver tristeza, que seja bonita

(Na paz do senhor)

De tristeza feia o poeta não gosta

(Na paz do senhor)

E um surdo marcando o choro de cuíca

(Na paz do senhor)

Viola pergunta, mas não tem resposta

(Na paz do senhor)

Quem rezar por mim que o faça sambando

(Na paz do senhor)

Porque um bom samba é forma de oração

(Na paz do senhor)

Um bom partideiro só chora versando

(Na paz do senhor)

Tomando com amor batida de limão

(Na paz do senhor)

E como eu levei a minha vida cantando

(Na paz do senhor)

Eu deixo o meu canto pra população

(Na paz do senhor)

E como eu levei a minha vida cantando

(Na paz do senhor)

Eu deixo o meu canto pra população

(Na paz do senhor)

E como eu levei a minha vida cantando

(Na paz do senhor)

Eu deixo o meu canto pra população

(Na paz do senhor)"


Hoje completaria 90 anos de vida terrena, mas imortal conforme seus versos: "Porque o sambista não precisa ser membro da academia. Ser natural com a sua poesia e o povo lhe faz imortal."



Botando onda

 

""Tirar onda" é uma expressão informal em português brasileiro com múltiplos significados, geralmente ligados a atitudes ou comportamentos de exibição, deboche ou provocação. Pode significar ostentar algo, fazer graça ou tirar sarro de alguém." (via Google)

Aqui não tiramos onda. E nem botamos. Aliás não botávamos, pois hoje vamos botar imagens de ondas, inclusive a da maior já surfada no Brasil, em Santa Catarina.

Lucas Chumbo surfista - Foto Tony Andrea
Um novo recorde de maior onda surfada no Brasil foi registrado em uma praia de Santa Catarina. O surfista Lucas Chumbo alcançou a marca de 14,82 metros no dia 30 de julho, na Laje da Jaguaruna, no Sul do Estado, a 157 quilômetros de Florianópolis. O local é conhecido como a “Nazaré Brasileira”. As informações são do ge

O recorde anterior era de 13,7 metros, conquistado pelo surfista de ondas grandes. Em entrevista, Lucas Chumbo contou como foi a experiência e a motivação para estabelecer um novo recorde no país.


Mais ondas. A organização do 7º Itacoatiara Big Wave (IBW) confirmou o sinal verde para a disputa da edição 2025 do campeonato internacional de ondas grandes, que acontece neste domingo (17), a partir das 7h, na Praia de Itacoatiara, em Niterói. A previsão é de um swell poderoso, com ondas entre 4 e 6 metros e ventos ideais para a prática do Tow In — modalidade em que os atletas são rebocados por jet-skis até as ondas.




https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/sc/brasil-tem-novo-recorde-de-maior-onda-ja-surfada-no-pais-veja-tamanho/

https://cidadedeniteroi.com/esportes/itacoatiara-big-wave-2025-emite-sinal-verde-em-niteroi/#google_vignette

ttps://www.waves.com.br/noticias/competicao/ct/wsl-tahiti-pro-2025-italo-ferreira-cai-nas-quartas/

14 de agosto de 2025

Nikity City

"Nikity City" é um apelido carinhoso para a cidade de Niterói, no Brasil. O nome surgiu a partir da forma abreviada de "Nictheroy", que era como a cidade era escrita antigamente. "Nicthy" foi uma abreviação comum, que com o tempo evoluiu para "Nikity".

Niterói é conhecida por ser um município com alta qualidade de vida e, segundo alguns indicadores, tem a segunda maior renda média mensal domiciliar per capita do Brasil. Além de "Nikity City", a cidade também é chamada de "Cidade Sorriso".

https://www.google.com/search?q=nikity+city&oq=nikity&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgBEAAYgAQyCQgAEEUYORiABDIHCAEQABiABDINCAIQLhivARjHARiABDIQCAMQLhivARjHARiABBiOBTIQCAQQLhivARjHARiABBiOBTIHCAUQABiABDIHCAYQABiABDIHCAcQABiABDIQCAgQLhivARjHARiABBiOBTIHCAkQABiABNIBCTk2NzZqMGoxNagCCLACAfEFJImrZLdW9_A&sourceid=chrome&ie=UTF-8#cobssid=s 



O Centro de Artes UFF, localizado em Icaraí, é um dos principais polos culturais de Niterói e referência na cena artística fluminense. Com uma programação diversa, o espaço abriga teatro, música, dança, exposições e o tradicional Cine Arte UFF, atraindo público de todas as idades.

PREOGRAMAÇÃO

Teatro: “Eu, Capitu”

Datas: 15, 16 e 17 de agosto

Horário: 19h

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos: Gratuitos (retirada 1h antes do espetáculo)


Concerto: Quarteto de Cordas da UFF – “Modernistas em diálogo”

Data: 19 de agosto

Horário: 19h

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos

Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)


Visite o MAC



Orla das Praias: Flechas e Icaraí





Calçadão