7 de abril de 2019

Monarquia já!


Zélia Gattai, escritora e memorialista, também conhecida por ter sido mulher de Jorge Amado, escreveu um livro chamado "Anarquistas, graças a Deus"

Se houver oportunidade de nova consulta popular, porque já houve, irei me engajar no movimento para reimplantação da monarquia. 

E escreveria uma matéria "monarquista", sob o titulo "Monarquistas, por direito e justiça".

Não votei no plebiscito 1993, porque a consulta popular foi realizada no dia 21 de abril, e eu comemorava meu aniversário.

Mas 6.8 milhões (expressivo número) de eleitores optaram pela restabelecimento da monarquia, em oposição ao regime republicano, com sistema presidencialista.

Acho que cairia bem uma monarquia parlamentarista. Invejo ingleses, suecos e espanhóis, entre outros povos, que têm suas famílias reais.



Casal real sueco


Casal real britânico


Casal real espanhol. Letícia é rainha consorte de Felipe VI
Nós que somos chegados a eleger reis disso e daquilo, como o Momo, que reina no carnaval, sem cotar os títulos concedidos a Pelé e Roberto Carlos, acabamos por rejeitar a monarquia que já tivemos.

Na mão grande, militares e intelectuais (sempre eles), derrubaram a monarquia e proclamaram a República, sem referendo popular.

Não vejo diferença entre o 31 de março de 1964 e o 15 de novembro de 1889. Alias tem sim. Em 1964 houve grande respaldo popular, pelo menos até a decisão dos militares que se instalaram no poder, e dele terem se apoderado por 21 anos.

Já sobre o movimento de 1889 não há notícias de clamor e apoio popular pelo golpe. 


Notas do autor:
Pera acessar e ler.

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/monarquistas-ocupam-cargos-em-brasilia-e-reabilitam-grupo-catolico-ultraconservador,391e6c9853cde38b411664734fc1c793bb5tjd23.html

https://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/no-plebiscito-de-1993-brasil-disse-nao-monarquia-sim-ao-presidencialismo-9840238

5 comentários:

Riva disse...

Vc consegue imaginar uma família real brasileira ?

Se fosse hoje, me dê exemplos, por favor .....

Jorge Carrano disse...


Enviei por e-mail.
Abraço.

Vou pleitear um título nobiliárquico. Quem sabe Duque? Não, Duque não, porque é nome de cão SRD (rsrsrs).

Riva disse...

Imagina uma monarquia com família real de alguém do Congresso !

Jorge Carrano disse...


Alguém da família real no Congresso, Riva?

Conhece o deputado recém-eleito Luiz Philippe de Orleans e Bragança? Eleito por São Paulo, no partido do Bolsonaro?


https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/564291-DESCENDENTE-DA-FAMILIA-IMPERIAL-ELEITO-DEPUTADO-DEFENDE-REFORMA-NA-CONSTITUICAO.html

Jorge Carrano disse...


Isto é tradição, o resto é conversa.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/28/imperador-akihito-abdica-esta-semana-do-trono-do-japao-entenda-a-sucessao.ghtml